Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

GESTÃO DE OPERAÇÕES - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Adelaide Silva
Assistentes: Prof. Doutora Adelaide Silva

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Dar aos estudantes a capacidade de compreensão e de aplicação dos principais conceitos, instrumentos e técnicas de gestão das operações necessários à produção de bens e serviços fornecidos por uma organização.
- Desenvolvimento de capacidades de análise, modelação e decisão na resolução de problemas do âmbito da Gestão de Operações e preparar os estudantes para processos de negociação com parceiros de negócio no âmbito da Distribuição.

Objectivos Específicos

- Abordagem e compreensão dos conhecimentos da Gestão de Operações para posterior aplicação das técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção.
- Ser capaz de estabelecer objetivos compatíveis com a estratégia da organização.
- Desenvolver competências sobre o Pensamento LEAN, a gestão da cadeia de fornecimento e a gestão de qualidade, sendo os alunos capazes de perceber a importância da racionalização da utilização dos recursos das organizações.

Competências a adquirir

- Compreender o posicionamento da função operações dentro da organização.
- Entender o pensamento estratégico e a sua contribuição para a competitividade.
- Aplicar os conhecimentos na otimização de sistemas de produção e distribuição existentes.
- Saber aplicar medidas de análise da qualidade.

Metodologia de Ensino

- Aulas expositivas com recurso à apresentação de slides e à análise de casos práticos exemplificativos; realização de exercícios práticos; análise e discussão de exemplos; nas aulas tutoriais, é realizado trabalho de aplicação da matéria abordada.

Conteúdos Programáticos

1. A organização como um sistema de valor
1.1. A organização e os seus objetivos
1.2. Definição de gestão de operações
1.3. Etapas da gestão de operações
1.4. Objetivos da gestão de operações

2. Da estratégia da empresa à estratégia da produção
2.1. Definição de estratégia da empresa e de estratégia da produção
2.2. Matriz TOWS e matriz BCG
2.3. Níveis da estratégia
2.4. Planeamento estratégico do sistema de operações
2.4.1. Planeamento do produto ou serviço
2.4.2. Planeamento do aprovisionamento
2.4.3. Planeamento da localização e implantação fabril
2.4.4. Planeamento do processo produtivo
2.4.5. Planeamento do layout das instalações fabris

3. Controlo de Qualidade
3.1. Abordagem tradicional do controlo de qualidade
3.2. Gestão da qualidade total

4. Tendências modernas da gestão de operações
4.1. Gestão da cadeia de valor
4.2. Sistema just in time
4.3. Logística e gestão de distribuição
4.4. Planeamento de recursos empresariais
4.5. Automação dos processos produtivos
4.6. CAD/CAM/CIM

Métodos de Avaliação

Dois pontos escritos com igual cotação:50/50.

Recursos Didácticos

CPU e Projetor.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Gestão; Operações; Competitividade; Produto; Vendas; Existências; Distribuição; Qualidade; Tendências.

Bibliografia Principal

Autor Carvalho, J.C.
Título Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Edição 3ª Ed.
Local Lisboa
Editora Edições Sílabo
Ano 2020
Autor Gomes, C.F.; Lisboa, J.V.
Título Gestão de Operações
Edição 3ª Ed.
Local Porto
Editora Vida Ecomómica
Ano 2019
Autor Maçães, M.A.R.
Título Manual de Gestão Moderna Teoria e Prática
Edição 2ª Ed.
Local Coimbra
Editora Actual
Ano 2018

Bibliografia Complementar

Autor Pinto, J. P.
Título Pensamento Lean-A filosofia das organizações vence
Edição 6ª Ed.
Local Lisboa
Editora Lidel - Edições Técnicas, Lda
Ano 2014
Autor Ribeiro J.S.; Roldão, V.S.
Título Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada
Edição 3ª Ed.
Local Lisboa
Editora Monitor
Ano 2014