Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN II - 2016/2017
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutora Estela Vieira
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A unidade curricular de Design II procurará promover as capacidades e conhecimentos estruturantes ao processo de investigação, com especial ênfase nas metodologias de Projecto em Design e aplicadas nas seguintes áreas: 1. Design Inclusivo/Universal, 2. Design Embalagem, 3. Design de Iluminação, 4. Design de Exposição e Promoção.
A UC permitirá fomentar o sentido crítico e capacidade de observação sobre as escolhas metodológicas ajustadas a cada Projecto de Design em particular.
Objectivos Específicos
-Fornecer um quadro de discussão académica e desenvolvimento pessoal que permita especular sobre novas abordagens de problemas suscitados pelo design nas áreas:1.Design Inclusivo, 2.D.Embalagem, 3.D.Iluminação, 4.D.de Exposição e Promoção.
-Fomentar e aprofundar o pensamento crítico na compreensão de contextos históricos, teóricos, éticos e profissionais;
- Desenvolver conhecimentos e métodos ajustados que permitam propor, pesquisar e executar projectos originais com rigor académico.
Competências a adquirir
-Definir territórios e enquadrar um projecto e pesquisa;
-Formular a problemática e perguntas emergentes;
-Aplicar metodologias de pesquisa na formulação de conceitos e ideias;
-Enunciar o estado da arte e estudos de caso;
-Envolver-se na reflexão crítica do seu próprio projecto;
-Delimitar o âmbito da pesquisa a um nível adequado de detalhe;
-Apresentar Projectos de Design com pesquisas e metodologias rigorosamente planeadas
Metodologia de Ensino
Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais, bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de 4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4 trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;
-Recurso à plataforma moodle para apres. de conteúdos.
Conteúdos Programáticos
MODÚLO 1 - DESIGN INCLUSIVO
1. Chaveiro de Imagens para Comunicação
-Noções de Design de Produto;
-Noções de Design de Produto Inclusivo;
-Identificação do Público-Alvo;
-Os diferentes tipos de Imagem em Design de Comunicação;
-A Importância dos Grafismos, da Cor e Plasticidade;
-Produto, Significado, Situação e Contexto
-Ergonomia e Antropometria;
-Factores Físicos e Factores Psicológicos;
-Durabilidade e Funcionamento;
-Maquetização:
-Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D;
-Planeamento, Técnicas e Custos de Produção;
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização(trabalho de projecto 1).
MODÚLO 2 -DESIGN DE PRODUTO/EMBALAGEM
1. Embalagem para Chaveiro
-A Tridimensionalidade numa Embalagem;
-Vincos, Cortes e Encaixes
-Materiais e Técnicas com Durabilidade;
-Ergonomia e Antropometria;
-Factores Físicos e Psicológicos;
-Conceito e Importância do Objecto
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Coerência entre Forma e Conteúdo
-Dimensão Cultural de um Objecto;
-Durabilidade e Funcionamento
-Ciclo de Vida de um Objecto e o Comportamento do Consumidor;
-Reciclagem, Excesso de Consumo e Impacto Ambiental;
Maquetização:
-Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D
-Planeamento,Técnicas e Custos de Produção
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização (trabalho de projecto 2).
MÓDULO 3 -DESIGN DE EQUIPAMENTO/ ILUMINAÇÃO.
1. Criação de uma Linha de Candeeiros em Papel.
-Linha de Produtos: Coerência Visual
-Relações Estruturais e Funcionais num Sistema de Objectos
-Iluminação em Espaços Interiores;
-Importância da Cor na Luz;
-Factores Físicos e Psicológicos;
-Percepção do Produto: Usufruto, Denotação e Conotação
-Materiais e Técnicas com Durabilidade;
-Design para Redução de Energia
-Funcionalização e Optimização de Recursos
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Reciclagem, Excesso de Consumo e Impacto Ambiental;
-Durabilidade e Funcionamento;
-Maquetização;
- Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D;
-Planeamento, Técnicas e Custos de Produção.
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização (trabalho de projecto 3).
MODÚLO 4 - DESIGN DE EXPOSIÇÃO / PROMOÇÃO
1. Stand Expositor de Produtos Criados no Ex.3
-Estratégia da Campanha de Promoção;
-Posicionamento da Marca e Produto / Serviço;
-Análise de Comportamento do Consumidor;
2. Expositor Para Espaço Público
- Organização/Aproveitamento de Espaço
-Optimização de Percurso a Percorrer no Espaço
-Módulo 3D em Grande Escala para um espaço público:
-Matérias e Técnicas para Ambientes Efémeros;
-Iluminação em Espaços Comerciais / Lazer;
-Ergonomia e antropometria;
-Factores físicos e psicológicos;
-Ecologia, ciclo de vida de um espaço efémero;
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
-Durabilidade e funcionamento;
-Maquetização;
-Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
-Planeamento, técnicas e custos de produção.
-Inserção de Grafismos na Planificação.
3. Análise crítica de exemplos;
4. Metodologias projectuais;
5. Memórias Descritivas de um Projecto;
6. Do conceito à metodologia e à concretização (trabalho de projecto 4).
Métodos de Avaliação
A aval. será feita com base na assiduidade, participação e empenhamento nos debates feitos nas aulas (10%), na execução e apres. das 4 prop. de trab. práticas (60%) e na realização de 4 trab. teóricos (30%).
A componente prática será avaliada pelo desenvolvimento de prop. de trab., cuja discussão e fundamentação deverá ser consistente e justificada por acompanhamento teórico pertinente.
A componente teórica centrar-se-á na investigação e pesquisa relacionadas com os conteúdos de cada ex.
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
1. Design Universal/Inclusivo,
2. Design Embalagem,
3. Design de Iluminação,
4. Design de Exposição e Promoção.
Bibliografia Principal
Autor | Vários |
---|---|
Título | Conceitos e práticas em Ambiente Virtual de Apren |
Editora | Pimenta Cultur |
Ano | 2014 |
Autor | |
Título | Experiências de Ensino do Design Inclusivo em Port |
Local | Lisboa |
Editora | CPD no Âmbito de Projecto Equal. Designers, |
Ano | 2006 |
Autor | PAPANEK, Victor. |
Título | Design for the real world: Human Ecology and Soci |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 1992 |
Bibliografia Complementar
Autor | MOLES, Abraham e COSTA, Joan. |
---|---|
Título | Enciclopedia del Diseño |
Autor | ARNHEIM, Rudolf. |
Título | Arte e Percepção visual |