Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

DESIGN II - 2016/2017

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutora Estela Vieira
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A unidade curricular de Design II procurará promover as capacidades e conhecimentos estruturantes ao processo de investigação, com especial ênfase nas metodologias de Projecto em Design e aplicadas nas seguintes áreas: 1. Design Inclusivo/Universal, 2. Design Embalagem, 3. Design de Iluminação, 4. Design de Exposição e Promoção.
A UC permitirá fomentar o sentido crítico e capacidade de observação sobre as escolhas metodológicas ajustadas a cada Projecto de Design em particular.

Objectivos Específicos

-Fornecer um quadro de discussão académica e desenvolvimento pessoal que permita especular sobre novas abordagens de problemas suscitados pelo design nas áreas:1.Design Inclusivo, 2.D.Embalagem, 3.D.Iluminação, 4.D.de Exposição e Promoção.
-Fomentar e aprofundar o pensamento crítico na compreensão de contextos históricos, teóricos, éticos e profissionais;
- Desenvolver conhecimentos e métodos ajustados que permitam propor, pesquisar e executar projectos originais com rigor académico.

Competências a adquirir

-Definir territórios e enquadrar um projecto e pesquisa;
-Formular a problemática e perguntas emergentes;
-Aplicar metodologias de pesquisa na formulação de conceitos e ideias;
-Enunciar o estado da arte e estudos de caso;
-Envolver-se na reflexão crítica do seu próprio projecto;
-Delimitar o âmbito da pesquisa a um nível adequado de detalhe;
-Apresentar Projectos de Design com pesquisas e metodologias rigorosamente planeadas

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais, bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de 4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4 trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;
-Recurso à plataforma moodle para apres. de conteúdos.

Conteúdos Programáticos

MODÚLO 1 - DESIGN INCLUSIVO
1. Chaveiro de Imagens para Comunicação
-Noções de Design de Produto;
-Noções de Design de Produto Inclusivo;
-Identificação do Público-Alvo;
-Os diferentes tipos de Imagem em Design de Comunicação;
-A Importância dos Grafismos, da Cor e Plasticidade;
-Produto, Significado, Situação e Contexto
-Ergonomia e Antropometria;
-Factores Físicos e Factores Psicológicos;
-Durabilidade e Funcionamento;
-Maquetização:
-Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D;
-Planeamento, Técnicas e Custos de Produção;
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização(trabalho de projecto 1).

MODÚLO 2 -DESIGN DE PRODUTO/EMBALAGEM
1. Embalagem para Chaveiro
-A Tridimensionalidade numa Embalagem;
-Vincos, Cortes e Encaixes
-Materiais e Técnicas com Durabilidade;
-Ergonomia e Antropometria;
-Factores Físicos e Psicológicos;
-Conceito e Importância do Objecto
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Coerência entre Forma e Conteúdo
-Dimensão Cultural de um Objecto;
-Durabilidade e Funcionamento
-Ciclo de Vida de um Objecto e o Comportamento do Consumidor;
-Reciclagem, Excesso de Consumo e Impacto Ambiental;
Maquetização:
-Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D
-Planeamento,Técnicas e Custos de Produção
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização (trabalho de projecto 2).

MÓDULO 3 -DESIGN DE EQUIPAMENTO/ ILUMINAÇÃO.
1. Criação de uma Linha de Candeeiros em Papel.
-Linha de Produtos: Coerência Visual
-Relações Estruturais e Funcionais num Sistema de Objectos
-Iluminação em Espaços Interiores;
-Importância da Cor na Luz;
-Factores Físicos e Psicológicos;
-Percepção do Produto: Usufruto, Denotação e Conotação
-Materiais e Técnicas com Durabilidade;
-Design para Redução de Energia
-Funcionalização e Optimização de Recursos
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Reciclagem, Excesso de Consumo e Impacto Ambiental;
-Durabilidade e Funcionamento;
-Maquetização;
- Desenhos Técnicos, Cotações e Modelação 3D;
-Planeamento, Técnicas e Custos de Produção.
2. Análise Crítica de Exemplos;
3. Metodologias Projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do Conceito à Metodologia e à Concretização (trabalho de projecto 3).

MODÚLO 4 - DESIGN DE EXPOSIÇÃO / PROMOÇÃO
1. Stand Expositor de Produtos Criados no Ex.3
-Estratégia da Campanha de Promoção;
-Posicionamento da Marca e Produto / Serviço;
-Análise de Comportamento do Consumidor;
2. Expositor Para Espaço Público
- Organização/Aproveitamento de Espaço
-Optimização de Percurso a Percorrer no Espaço
-Módulo 3D em Grande Escala para um espaço público:
-Matérias e Técnicas para Ambientes Efémeros;
-Iluminação em Espaços Comerciais / Lazer;
-Ergonomia e antropometria;
-Factores físicos e psicológicos;
-Ecologia, ciclo de vida de um espaço efémero;
-Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
-Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
-Durabilidade e funcionamento;
-Maquetização;
-Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
-Planeamento, técnicas e custos de produção.
-Inserção de Grafismos na Planificação.
3. Análise crítica de exemplos;
4. Metodologias projectuais;
5. Memórias Descritivas de um Projecto;
6. Do conceito à metodologia e à concretização (trabalho de projecto 4).

Métodos de Avaliação

A aval. será feita com base na assiduidade, participação e empenhamento nos debates feitos nas aulas (10%), na execução e apres. das 4 prop. de trab. práticas (60%) e na realização de 4 trab. teóricos (30%).
A componente prática será avaliada pelo desenvolvimento de prop. de trab., cuja discussão e fundamentação deverá ser consistente e justificada por acompanhamento teórico pertinente.
A componente teórica centrar-se-á na investigação e pesquisa relacionadas com os conteúdos de cada ex.

Recursos Didácticos

Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

1. Design Universal/Inclusivo,
2. Design Embalagem,
3. Design de Iluminação,
4. Design de Exposição e Promoção.

Bibliografia Principal

Autor Vários
Título Conceitos e práticas em Ambiente Virtual de Apren
Editora Pimenta Cultur
Ano 2014
Autor
Título Experiências de Ensino do Design Inclusivo em Port
Local Lisboa
Editora CPD no Âmbito de Projecto Equal. Designers,
Ano 2006
Autor PAPANEK, Victor.
Título Design for the real world: Human Ecology and Soci
Editora Thames & Hudson
Ano 1992

Bibliografia Complementar

Autor MOLES, Abraham e COSTA, Joan.
Título Enciclopedia del Diseño
Autor ARNHEIM, Rudolf.
Título Arte e Percepção visual