Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN III - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Aprofundar as diversas áreas do design: produto; craftdesign, interiores; expositivo; e, jogos;
- Desenvolver capacidades e conhecimentos estruturantes ao processo de investigação;
- Estímular o sentido crítico, capacidade de observação e atuação sobre as metodologias;
- Incentivar e promover a participação do estudante no mercado real e na sociedade.
Objectivos Específicos
- Sensibilizar para a importância e domínio do design de espaços/interiores;
- Implementar a relação entre o Design de comunicação e produto com os interiores/ambientes;
- Aprofundar o pensamento crítico na compreensão de diferentes contextos da sociedade: históricos, teóricos, éticos e profissionais;
- Estimular o uso da maquetização como ferramenta essencial de promoção de projeto;
- Promover o espírito empreendedor e participativo.
Competências a adquirir
- Formular problemáticas e perguntas emergentes;
- Delimitar o âmbito da pesquisa a um nível adequado de detalhe;
- Aplicar corretamente as metodologias de pesquisa na formulação de conceitos e ideias;
- Enunciar o estado da arte e estudos de caso;
- Envolver-se na reflexão crítica do seu próprio projeto;
- Apresentar projetos de design através de recursos bem planeados.
Metodologia de Ensino
1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
- Experimentação e aplicação prática dos conteúdos recorrendo a propostas diferenciadas;
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto como agregador das diferentes UC é “design: emoção e sensorialidade”. Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam quatro concursos, dois exercícios rápidos, visitas de estudo e aulas abertas alusivas às especificidades de cada temática:
1. Projeto de design de espaços interiores a concurso internacional:
- Enquadramento geográfico e socio-cultural
- Teoria e história do Design de Interiores
- Fundamentos de Design
- Iluminação interior
- Cores, têxteis e materiais para um ambiente interior
- Móveis, acessórios e equipamentos;
- Diferenciação de espaço privado e espaço social
- Resolução de problemas espaciais
- Funcionalização e optimização de recursos existentes
- Factores físicos, psicológicos
- Características Funcionais, Estéticas e de Produção
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
2. Exercício a concurso (internacional) de design contemporâneo com recurso a técnicas tradicionais
3. Projeto a concurso (internacional) de design de produto integrado no design de interiores: cerâmica ou sanitários
- Ergonomia e antropometria;
- Factores físicos e psicológicos;
- Características funcionais, estéticos e de produção;
- Dimensão cultural e social de um objecto;
- Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
- Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
- Durabilidade e funcionamento;
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
4. Projeto a concurso (internacional) de design em vidro
(aprofundamento dos conteúdos abordados no ponto dois)
5. Exercício de design de Jogos (não digitais ou analógicos) com foco na comunidade
- Contexto histórico, social e cultural de jogos digitais e não digitais;
- Observação formal e técnica de exemplos;
- Os fundamentos de design para jogos;
- A linguagem gráfica e o lado tecnológico;
- Modelos de jogos, temas de representação e públicos-alvo;
- Suportes, materiais e técnicas para jogos não eletrónicos;
- Narrativa em design: criação de conteúdo, desenvolvimento de histórias, personagens, níveis/estados, ferramentas;
- Estratégias, design de interação, criação de experiências;
- O jogo: economia do jogo, equilíbrio do jogo, estética, imersão, as regras de jogo e como explicá-las, requisitos e competências, informações disponíveis, testes de usabilidade.
- Implicações culturais e sociais;
- Fatores físicos, psicológicos, sociológicos e antropológicos dos jogos
- Maquetização / prototipagem;
- Desenhos técnicos e grafismos,
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
6. Projeto de design de um quiosque modular (com eventual parceria com uma empresa de referência)
- Diferenciação de espaço privado e espaço social;
- A adaptação e reutilização de espaços existentes;
- Resolução de problemas espaciais;
- Funcionalização e optimização de recursos existentes;
- Factores físicos, psicológicos;
- Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
Finalmente é de salientar que todas as temáticas anteriormente referidas se desenvolverão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projectuais; memórias descritivas de projecto; e meios de concretização/maquetização.
Métodos de Avaliação
Os elementos principais de avaliação contínua são:
a) assiduidade, participação e empenho nos debates em aulas;
b) execução, apresentação, inovação e cumprimento de quatro projetos;
c) Organização, sustentação e rigor de quatro trabalhos teóricos;
d) realização de outros exercícios, aulas abertas e visitas de estudo.
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas; moodle; bibliografia e webgrafia; computador; projector multimédia; quadro; materiais diversos; aulas abertas e, visitas de estudo.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
design de produto, design experimental, design de jogos, design de interiores, design expositivo
Bibliografia Principal
Autor | LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis |
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Título | Practical Research: Planning and Design |
Edição | 10.ª ed. |
Local | England |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2013 |
Autor | NORMAN, Donald A. |
Título | Emotional Design |
Local | New York |
Editora | Basic Books |
Ano | 2005 |
Autor | BEYLERIAN, George; DENT, Andrew |
Título | Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang |
Local | London |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
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Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio |
Título | Design for Environmental Sustainability |