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DESIGN III - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34

Docentes

Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Aprofundar as diversas áreas do design: produto; craftdesign, interiores; expositivo; e, jogos;
- Desenvolver capacidades e conhecimentos estruturantes ao processo de investigação;
- Estímular o sentido crítico, capacidade de observação e atuação sobre as metodologias;
- Incentivar e promover a participação do estudante no mercado real e na sociedade.

Objectivos Específicos

- Sensibilizar para a importância e domínio do design de espaços/interiores;
- Implementar a relação entre o Design de comunicação e produto com os interiores/ambientes;
- Aprofundar o pensamento crítico na compreensão de diferentes contextos da sociedade: históricos, teóricos, éticos e profissionais;
- Estimular o uso da maquetização como ferramenta essencial de promoção de projeto;
- Promover o espírito empreendedor e participativo.

Competências a adquirir

- Formular problemáticas e perguntas emergentes;
- Delimitar o âmbito da pesquisa a um nível adequado de detalhe;
- Aplicar corretamente as metodologias de pesquisa na formulação de conceitos e ideias;
- Enunciar o estado da arte e estudos de caso;
- Envolver-se na reflexão crítica do seu próprio projeto;
- Apresentar projetos de design através de recursos bem planeados.

Metodologia de Ensino

1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
- Experimentação e aplicação prática dos conteúdos recorrendo a propostas diferenciadas;
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.

Conteúdos Programáticos

No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto como agregador das diferentes UC é “design: emoção e sensorialidade”. Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam quatro concursos, dois exercícios rápidos, visitas de estudo e aulas abertas alusivas às especificidades de cada temática:

1. Projeto de design de espaços interiores a concurso internacional:
- Enquadramento geográfico e socio-cultural
- Teoria e história do Design de Interiores
- Fundamentos de Design
- Iluminação interior
- Cores, têxteis e materiais para um ambiente interior
- Móveis, acessórios e equipamentos;
- Diferenciação de espaço privado e espaço social
- Resolução de problemas espaciais
- Funcionalização e optimização de recursos existentes
- Factores físicos, psicológicos
- Características Funcionais, Estéticas e de Produção
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

2. Exercício a concurso (internacional) de design contemporâneo com recurso a técnicas tradicionais

3. Projeto a concurso (internacional) de design de produto integrado no design de interiores: cerâmica ou sanitários
- Ergonomia e antropometria;
- Factores físicos e psicológicos;
- Características funcionais, estéticos e de produção;
- Dimensão cultural e social de um objecto;
- Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
- Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
- Durabilidade e funcionamento;
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

4. Projeto a concurso (internacional) de design em vidro
(aprofundamento dos conteúdos abordados no ponto dois)

5. Exercício de design de Jogos (não digitais ou analógicos) com foco na comunidade
- Contexto histórico, social e cultural de jogos digitais e não digitais;
- Observação formal e técnica de exemplos;
- Os fundamentos de design para jogos;
- A linguagem gráfica e o lado tecnológico;
- Modelos de jogos, temas de representação e públicos-alvo;
- Suportes, materiais e técnicas para jogos não eletrónicos;
- Narrativa em design: criação de conteúdo, desenvolvimento de histórias, personagens, níveis/estados, ferramentas;
- Estratégias, design de interação, criação de experiências;
- O jogo: economia do jogo, equilíbrio do jogo, estética, imersão, as regras de jogo e como explicá-las, requisitos e competências, informações disponíveis, testes de usabilidade.
- Implicações culturais e sociais;
- Fatores físicos, psicológicos, sociológicos e antropológicos dos jogos
- Maquetização / prototipagem;
- Desenhos técnicos e grafismos,
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

6. Projeto de design de um quiosque modular (com eventual parceria com uma empresa de referência)
- Diferenciação de espaço privado e espaço social;
- A adaptação e reutilização de espaços existentes;
- Resolução de problemas espaciais;
- Funcionalização e optimização de recursos existentes;
- Factores físicos, psicológicos;
- Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
- Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

Finalmente é de salientar que todas as temáticas anteriormente referidas se desenvolverão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projectuais; memórias descritivas de projecto; e meios de concretização/maquetização.

Métodos de Avaliação

Os elementos principais de avaliação contínua são:
a) assiduidade, participação e empenho nos debates em aulas;
b) execução, apresentação, inovação e cumprimento de quatro projetos;
c) Organização, sustentação e rigor de quatro trabalhos teóricos;
d) realização de outros exercícios, aulas abertas e visitas de estudo.

Recursos Didácticos

Aulas teóricas/práticas; moodle; bibliografia e webgrafia; computador; projector multimédia; quadro; materiais diversos; aulas abertas e, visitas de estudo.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

design de produto, design experimental, design de jogos, design de interiores, design expositivo

Bibliografia Principal

Autor LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis
Título Practical Research: Planning and Design
Edição 10.ª ed.
Local England
Editora Pearson Education, Inc.
Ano 2013
Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2005
Autor BEYLERIAN, George; DENT, Andrew
Título Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang
Local London
Editora Thames & Hudson
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor BÜRDEK, Bernhard
Título História, Teoria e Prática do Design de Produtos
Edição 2.ª ed.
Local São Paulo
Editora Editora Blucher
Ano 2010
Autor VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio
Título Design for Environmental Sustainability