Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Economia

English Version

ECONOMIA INDUSTRIAL - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 8

Docentes

Regente: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Assistentes: Prof. Doutora Erika Laranjeira

Carga Horária

Teórico-prática : 1 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Objectivos Gerais

A Economia Industrial estuda o comportamento das empresas e dos mercados em que estas operam. Constitui uma disciplina independente da microeconomia ao estudar as estratégias das firmas e logo as respetivas interações no mercado: concorrência pelos preços, posicionamento do produto, Investigação e Desenvolvimento, como exemplos. As estruturas oligopolistas constituem assim o cerne desta área de trabalho. A Economia Industrial é na realidade a Economia da Concorrência Imperfeita.

Objectivos Específicos

O objectivo principal da disciplina consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos que eles possam utilizar na sua atividade profissional. Para este efeito, estão selecionados vários tópicos centrados no estudo dos mercados reais. A abordagem conceptual adoptada é derivada essencialmente do paradigma económico neoclássico, onde o ênfase é colocado na modelação formal da estrutura económica e na determinação dos incentivos económicos daí resultantes.

Competências a adquirir

Identificar e medir as diferentes Estruturas de Mercado.
Identificar diferentes interações estratégicas ao nível de modelos de oligopólio.
Investigar o compromisso estratégico das empresas.
Estudar as estratégias dinâmicas da concorrência pelos preços.

Metodologia de Ensino

Nas aulas teórico-práticas a matéria exposta é sempre acompanhada de uma ilustração com casos reais. As aulas tutoriais destinam-se ao esclarecimento de dúvidas e à discussão prática das questões leccionadas nas aulas teórico-práticas. Será indicado aos alunos as leituras adequadas no âmbito da Bibliografia do curso como forma de complementar os conteúdos transmitidos nas aulas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Economia Industrial
2. Definição de Mercado
3. Tecnologia de Produção e Estrutura de Mercado
4. Mercados de Oligopólio
5. Poder de Monopólio e Comportamento Predatório
6. Conluio e Cartéis
7. Fusões e Aquisições

Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina segue o previsto no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos para o 2º Ciclo de Estudos da Universidade Lusíada. Realização, apresentação e discussão de um trabalho de investigação mais exame final com uma valoração de 60% e 40% respectivamente.

Recursos Didácticos

Material disponibilizado nas aula e bibliografia recomendada.

Palavras Chave

Economia Industrial
Poder de Mercado
Oligopólio
Cournot
Bertrand
Teoria dos Jogos
Equilíbrio de Nash
Jogos não-cooperativos
Concorrência Monopolística

Bibliografia Principal

Autor Pepall, Lynne; Richards, Daniel
Título Industrial Organization: Contemporary Theory and P
Edição 5ª Ed.
Local EUA
Editora South-Western Thomson Learning
Ano 2013
Autor Besanko, David
Título Economics of Strategy
Edição 6ª Ed.
Local EUA
Editora Wiley
Ano 2012
Autor Cabral, Luís
Título Introduction to Industrial Organization
Edição 1ª Ed.
Local Reino Unido
Editora MIT Press
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor Mata, José
Título Economia da Empresa
Edição 2ª Ed.
Local Portugal
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2002
Autor Church, Jeffrey; Ware, Roger
Título Industrial Organization: A Strategic Approach
Edição 1ª Ed.
Local EUA
Editora McGraw-Hill International Editions
Ano 2000