Cursos / MBA / FCEE :: MASTER EM INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

fcee_master_ie

Info - Frente | Verso

COORDENAÇÃO

Profª. Doutora Paula Rodrigues

 

PARCEIROS

AEP - Associação Empresarial de Portugal
Crédito Agrícola
ExponorDigital
ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
Sigma Team Consulting
Banco BIC

 

OBJECTIVOS

A nova realidade internacional, assente numa crescente globalização e integração das economias, exige que as empresas procurem novos mercados e adaptem as suas ofertas às especificidades das necessidades locais. Sendo uma temática de incontornável e crescente reconhecimento para a competitividade do tecido empresarial nacional, o Master em Internacionalização de Empresas pretende dar uma resposta cabal à procura de conhecimentos, de ensinamentos e aconselhamentos que os empresários sentem e reclamam de forma a conseguirem encabeçar estratégias de internacionalização de suas empresas de forma mais madura e atractiva. Para efeito, com um claro enfoque num ensino eminentemente prático, embora escorado nos mais rigorosos e actuais conceitos e ferramentas teóricas, este curso versa sobre temáticas especializadas no domínio da Gestão, da Logística, do Marketing, do Direito, da Economia e das Finanças Empresariais.

 

DESTINATÁRIOS

Licenciados que sejam empresários e quadros empresariais envolvidos em processos de internacionalização de suas empresas e negócios e licenciados que pretendam aprofundar e/ou actualizar os seus conhecimentos na temática. Licenciados que sejam técnicos de instituições de apoio ao fenómeno da internacionalização.

 

PRÉMIO

Ao estudante recém-licenciado com a melhor classificação será oferecida a oportunidade de estagiar, durante 6 meses, na Sigma Team Consulting, Lda.

 

FACILIDADES

Os estudantes deste Master beneficiarão de condições especiais para desenvolverem os seus negócios internacionais através de linhas de crédito do Crédito Agrícola.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

1.º Semestre


Estratégia de Internacionalização de Empresas
15 h - 3 ECTS
Mestre Danuta Kondek e Mestre Carlos Martins
A importância da estratégia da empresa: os elementos do conceito de estratégia. As estratégias de base. Os objectivos estratégicos. As modalidades estratégicas de crescimento. Evolução da estratégia: conceito e processo; Tendências no comércio internacional, as formas de internacionalização; Globalização: factores, dimensões, as vantagens e as desvantagens; As etapas de desenvolvimento internacional da empresa. As opções estratégicas da empresa nos mercados internacionais (estratégias básicas; os objectivos da empresa e a estratégia, a identificação das vantagens competitivas, estratégias para PME´s) Substituição das vantagens competitivas pelas vantagens colaborativas; Processo estratégico - grau de interligação entre a estratégia e a estrutura (enfoque nas redes).

 

Análise à Envolvente (Prospecção e Selecção de Mercados Internacionais) 10 h - 2 ECTS
Doutora Cristina Abreu e Eng. Jean Pol Piquard
Envolvente Económico-Legal; Envolvente Política; Envolvente Tecnológica; Envolvente Socio-Cultural e Envolvente Ecológica; Principais Fluxos de trocas internacionais; Principais Fluxos de Investimento; Principais tendências de Internacionalização; Georreferenciação de Mercados; Detecção de oportunidades; A pré-selecção dos mercados; Estudos de Mercado; Análise da Envolvente Internacional na base de dados secundários para seleccionar mercados estratégicos-alvos em função dos 3 critérios chave: riscos, atractividade e potencial posicionamento concorrencial.

 

Plano Financeiro e Financiamento Internacional 15 h - 3 ECTS
Doutor Manuel Maçães e Mestre Hermano Rodrigues
Estratégia internacional integrada no Plano de Investimento; Elaboração do Plano Financeiro e do Plano de financiamento nacional e internacional; Oportunidades de financiamento internacional; Estimativas adaptadas à conjuntura e às diferentes realidades dos mercados; Necessidades especificas de financiamento - plano de exploração, plano de tesouraria, fontes de financiamento e rendibilidade do projecto internacional.

 

Gestão do Risco Internacional 10 h - 2 ECTS
Eng. Mira Amaral
2 Evolução do Risco; O risco do negócio internacional (político, económico, financeiro e cambial); Instrumentos financeiros de gestão do risco; Evolução do sistema financeiro internacional; Principais metodologias de medição dos riscos; Gestão optimizada do risco versus rendibilidade.

 

Marketing Internacional 10 h - 2 ECTS
Designer Carlos Coelho e Eng. José Carlos Pereira
Perspectiva conceptual do MKT internacional; Segmentação e Posicionamento com a introdução das variáveis culturais; Tendências, tamanho e estrutura dos mercados; Estratégias de MKT Mix INT; Métodos de MKT; Processo competitivo: Implementação, Controlo e Avaliação. Plano de MKT.

 

Seminário I 10 h - 2 ECTS
Seminário#1: Pagamentos internacionais (4h); Seminário#2: Seguros (de crédito e transporte) (4h) e Seminário#3: Incoterms 2010 (2h)

 

2.º Semestre


Negociação, Contratação Internacional e Direito dos Negócios Internacionais
15 h - 3 ECTS
Mestre Manuel Godinho Almeida e Doutora Hortênsia Barandas
Modelos de análise decisional, de constituição e funcionamento dos aparelhos decisionais, e do desenvolvimento dos respectivos processos; Análise e interpretação situacional, conjuntural e estrutural, subjacentes na negociação internacional; Enquadramento e interpretação estratégica de situações, factos, atitudes e comportamentos negociais, individuais e colectivos; Funções de decisão em processos negociais complexos (de actividades de mediação, de assessoria especializada e de decisão estratégica em ambiente negocial); Principais instrumentos jurídicos nacionais e comunitários existentes em matéria de negócios internacionais; negociação e a conclusão de contratos internacionais; etapas da contratação internacional e os procedimentos na importação/exportação de mercadorias; principais contratos internacionais; Incoterms.

 

Gestão das Operações Internacionais 10 h - 2 ECTS
Eng. Alberto Bastos, Country Manager, Kaizen Institute Ibéria
Conceitos e terminologia básica da GO; Desenvolvimento de objectivos internacionais; Logística /Cadeia de fornecimento internacional; Sistemas de apoio à gestão da produção e das operações; As transacções/éticas internacionais; O futuro da gestão das operações; Novas técnicas de planeamento e logística adaptadas a mercados.

 

Gestão de Equipas em Contexto Internacional 10 h - 2 ECTS
Eng. Manuel Aroso
Os dilemas em equipas multiculturais (modelo Charles Hampden-Turner Fons Trompenaars); Liderança situacional; A comunicação em ambiente de células de trabalho internacionais; Os dilemas da liderança no séc. XXI; A Ética nos negócios segundo prismas culturais (islamismo, judaismo, etc.); Coaching e Teambuilding em equipas multiculturais. Casos de Estudo.

 

Plano Financeiro e Financiamento Internacional 15 h - 3 ECTS

 

Seminário II 10 h - 2 ECTS
Seminário#4 (5h): As Empresas - A fronteira entre o sucesso e o insucesso nos casos de internacionalização: Apresentação de testemunhos por parte de empresas identificadas;
Seminário#5 (5h): Os Mercados - Os mercados e os processos de internacionalização: Apresentação de mercados pelos respectivos Adidos Comerciais (Espanha, Alemanha, Polónia, Angola, Brasil, EUA, Qatar, China/Índia)

 

CURRICULUM DOS DOCENTES

Eng. Jean Pol Piquard
• Professor Associado Convidado do MIT Portugal
• Consultor em processos de Internacionalização. Possui uma vasta experiência no mercado internacional. Até hoje, percorreu 53 países e desenvolveu actividades comerciais ou de negócio em outros 45 através de colaborações ou parcerias.
• Ex-Director de Marketing da Sonae Indústria
• Ex-Administrador da Mabor na área de Marketing e Vendas
• Ex-Director Geral da Divisão Internacional da Cinca
• MBA
• Licenciado em Engenharia Civil

Mestre Manuel Aroso
• Consultor para a AEP no apoio e acompanhamento de empresas em Missões a mercados Internacionais e em processo de internacionalização
• Consultor da ACADEMIA PME – IAPMEI
• Mentor de negócios da UPTEC – Parque de Ciência Tecnológica da Universidade do Porto
• Consultor em processos de Internacionalização
• Docente do ensino superior
• Formador
• Doutorando em Engenharia Industrial e Gestão
• Master em Direcção de Empresas
• Executive MBA em Engenharia Comercial e de Gestão

Dr. Manuel Godinho de Almeida
• Ex-Vice Presidente dos Conselhos de Administração do IAPMEI e do ICEP
• Docente do ensino superior
• Consultor Independente
• MBA
• Licenciado em Economia

Doutora Hortênsia Barandas
• Docente da Faculdade de Economia do Porto
• Economista da AIMMAP
• Doutorada em Ciências Empresariais
• Diplôme d’Études Approfondies de Stratégie Commerciale
• Licenciada em Economia

Mestre Hermano Rodrigues
• Consultor e Director-adjunto da Unidade de Negócios Empresas na Augusto Mateus & Associados, Sociedade de Consultores, Lda.
• Managing partner da Sigma Team Consulting, Lda.
• Docente do ensino superior
• Mestre em Economia
• Licenciado em Gestão

Doutora Cristina Abreu
• Consultora na área de Investimento Directo Estrangeiro
• Docente da Universidade Lusíada
• Professora Convidada da Università degli Studi di Parma Dipartimento di Studi Economici e Quantitativi, Itália
• Investigadora
• Diplôme d’Études Universitaires Générales et Sciences Économiques
• Doutora em Gestão, especialização em Investimento Directo Estrangeiro/ Gestão Estratégica Global/ Economia Internacional
• Licenciada em Economia
• Mestre em Economia Europeia, especialização em Comércio Internacional/ Proteccionismo Comercial/ Economia Internacional

Mestre Danuta Kondek
• Conselheira Estrangeira do Ministro de Economia da Polónia
• Managing partner da Funktor, Consutoria para os Negócios e Gestão, Lda.
• Managing partner da Slow Aging, Lda.
• Formadora
• Mestre em Economia e Organização de Comércio Externo

Eng. José Carlos Pereira
• Antigo Gestor de Mercado da América Latina da AEP
• Consultor para os mercados externos
• MBA Executivo em Gestão Empresarial

Dra. Urânia Guimarães
• Formadora e Consultora nos domínios dos contratos e negócios internacionais em entidades como a AEP, ANECRA, BOSCH, COMPETINOV, ANJE, DUAL (Câmara de Comércio Luso Alemã), entre outras
• Conferencista nos domínios dos contratos e negócios internacionais
• Licenciada em Direito

Eng. Alberto Bastos
• Country Manager do Kaizen Institute Iberia
• Apoio a diversas empresas a nível nacional e internacional de variados sectores: indústria automóvel, electrónica, metalomecânica, têxtil e retalho alimentar
• Licenciado em Engenharia Mecânica

Mestre António Queiroz Menezes
• Ex-Assessor da Presidência e do Conselho de Administração da AEP
• Ex-Secretário-geral e Secretário-geral Adjunto da AIP
• Ex-Director Financeiro, de Pessoal e Administrativo da AIP
• Ex-Director de Planeamento e Controlo de Gestão da AEP
• Docente da Universidade Lusíada
• Investigador registado na FCT – Fundação de Ciência e Tecnologia
• Mestre em Economia

Mestre Carlos Martins
• Docente da Universidade Lusíada
• Consultor de Formação no CEARTE e ANJE
• Formador na AIP
• Mestre em Gestão
• Pós-graduado em Marketing Internacional
• Licenciado em Gestão e Administração Pública

Doutor Manuel Maçães
• Docente da Universidade Lusíada
• Ex-Adjunto e Assessor do Ministro das Finanças
• Ex-Presidente da Comissão de Fiscalização do IAPMEI
• Ex-Director Coordenador da Direcção de Banca Institucional do Banco BPI Membro do Conselho de Administração da SHARE – Associação para a Partilha do Conhecimento
• Doutor em Ciências Empresariais
• Mestre em Gestão de Empresas
• MBA
• Licenciado em Economia

Designer Carlos Coelho
• Conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios e a TAP Portugal.
• Fundador e presidente da Ivity Brand Corp.
• Fundador e presidente do World Bank of Creativity
• Docente da Universidade Lusíada
• Comentador de Televisão e Colunista
• Autor do livro “Portugal Genial” e Co-autor do livro “Brand Taboos”
• Distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano de 2005” pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing

 

TOTAL DE CRÉDITOS (ECTS)

24 créditos

 

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 120 horas, leccionadas em dois semestres.

 

AVALIAÇÃO

A Avaliação em cada uma das unidades curriculares realiza-se em duas componentes:
Avaliação contínua e exame final escrito.

 

TITULAÇÃO

No final do curso serão atribuídos:
• Um certificado de frequência aos participantes que frequentarem a pós-graduação e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
• Um diploma de pós-graduação aos participantes que frequentarem o Master e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
• As unidades curriculares realizadas com aproveitamento serão acreditadas conforme programa, para frequência de Mestrado.

 

HORÁRIO

Sexta-feira das 18h30m às 22h30m e aos sábados das 9h às 13h.

 

OBS. O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

 

 

INFORMAÇÕES

Pedido de informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 47
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Endereço Postal
Universidade Lusíada Porto
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
Portugal

Localização
Edifício X

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28