CURSOS / CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE

BROCHURA
| CANDIDATURA ON-LINE | 
Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Este  programa de Marketing Relacional Online tem por objetivo fornecer aos estudantes  uma componente teórica e prática das novas formas de relação das empresas com  os consumidores/clientes.  Este fenómeno tem-se  destacado como uma das áreas mais dinâmicas e fundamentais do marketing  moderno, em especial, num período marcado pela transformação tecnológica e pela  transição digital.  
A  ascensão da Internet tem transformado profundamente a forma como as empresas se  relacionam com os seus clientes. Num mundo onde os consumidores estão cada vez  mais conectados e informados, a capacidade de uma marca comunicar de forma  autêntica e eficaz com o seu segmento pode ser a diferença entre o sucesso e o  fracasso. Vivemos numa era em que a interação entre as empresas e os  consumidores se pretende mais imediata, personalizada e humanizada.
As  empresas precisam de construir relacionamentos duradouros e sustentados,  baseados na confiança e na personalização, para se destacarem num mercado  dinâmico e cada vez mais competitivo. 
- Compreender a passagem do Marketing Transacional para o Marketing Relacional;
- Identificar os novos segmentos e hábitos de consumo online;
- Conhecer as atitudes e motivações do consumidor online;
- Saber segmentar o mercado do consumidor online, de forma personalizada, com vista à fidelização e lealdade;
- Conhecer e aplicar o Customer Relationship Management, enquanto estratégia de fidelização.
- Conhecer as ferramentas de CRM online disponíveis e as suas funcionalidades.
- Desenhar fluxos de marketing automation.
- Medir e compreender a importância da medição da efetividade das campanhas.
- Profissionais de marketing;
- Profissionais que desenvolvam atividade de consultoria nas áreas de gestão e marketing;
- Licenciados que pretendam aumentar os seus conhecimentos em Marketing Relacional Online
Ensino : Ministrado em língua portuguesa; Regime Presencial; Enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados;
Avaliação: Elaboração e submissão de Projecto Final, que deverá abordar um tema à escolha dos módulos leccionados, refletindo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Projecto Final será objeto de avaliação por um júri;
A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do Curso e a aprovação no Projecto Final confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no Curso Breve em Marketing Relacional On.line.
No caso de não entrega do Projecto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.Estrutura curricular e conteúdos programáticos
| MÓDULO | HORAS | DOCENTE | 
| Do Marketing Transacional ao Marketing Relacional: Novos segmentos e hábitos de consumo online | 4 | Prof. Doutor Jorge Figueiredo (10 Horas) 
 | 
| Atitudes e motivações do consumidor online | 2 | |
| Segmentação e Personalização do consumidor online | 2 | |
| Satisfação, Fidelização e Lealdade do consumidor online | 2 | |
| Ferramentas de CRM e Gestão de Relacionamento com Clientes | 4 | Prof. Doutor Joel Vaz (10 Horas) | 
| Estratégias de Personalização de Conteúdo e Automação de Marketing | 2 | |
| Análise de Dados do Consumidor e Segmentação Avançada | 2 | |
| Desenvolvimento de Programas de Fidelização e Incentivos | 2 | |
| Projeto Final | 4 | Prof. Doutor Jorge Figueiredo | 
| TOTAL | 24 | 
 | 
      
    
Prof. Doutor Jorge Figueiredo (coordenador)
Professor  na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada  Norte. Doutorado em Análise Económica e Estratégia Empresarial pela  Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da  Corunha; doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira  Interior, Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica pela  Universidade Fernando Pessoa. Leciona e publica na área da Gestão/Marketing e é  Investigador Integrado no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações,  Mercados e Gestão Industrial. É autor do livro: Marketing Relacional Online. 
Prof.  Doutor Joel Vaz
    Doutorado em Marketing e  Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior;  Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada;  Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e  Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e  Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade  Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI  – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da  Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em  marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais  desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito  anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.
O curso tem 8 Módulos, distribuídos por um total de 24 horas, ministradas um dia por semana – quinta-feira (18:00 - 22:00), ao longo de seis semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.
Candidaturas até 30 de setembro de 2025.
Início do curso: Outubro de 2025
A abertura do curso breve depende de um número mínimo de participantes.Certificado de  Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
      Curriculum científico e  académico;
Elementos de  identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt> 
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>

 
      
 
      