Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

INFRAESTRUTURAS TÉCNICAS - 2020/2021

4º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.50

Docentes

Regente: Mestre Carlos Garcia
Assistentes: Mestre Carlos Garcia

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Objectivos Gerais

Nesta unidade curricular será dada particular ênfase a diversas infraestruturas técnicas que estão inseridas na arquitectura, e no urbanismo, e que não podem ser ignoradas, uma vez que as mesmas contribuem para a higiene, segurança e conforto das pessoas. Como tal, serão abordadas diversas infraestruturas, de modo a dar a conhecer aos alunos as suas diversas composições, modo de funcionamento e os seus condicionamentos respectivos.

Objectivos Específicos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender as exigências técnicas, conceptuais e construtivas, das diversas infraestruturas técnicas para poderem obter uma melhoria, na integração das mesmas, nos projectos de edifícios que irão desenvolver no futuro.

Competências a adquirir

Obter conhecimentos para poder definir as composições de diversas infraestruturas dos sistemas prediais, nomeadamente as relacionadas com as redes públicas e prediais de distribuição de águas, de drenagem de águas residuais, e de águas pluviais, as relacionadas com as instalações de gás combustível, de aparelhos de produção de AQS, e outros.

Metodologia de Ensino

Esta unidade curricular tem uma escolaridade semanal de quatro horas, sendo duas horas de exposição teórica formal, e as outras duas dedicadas à resolução de exercícios e à realização de um trabalho prático, que será integrado na avaliação contínua, trabalho individual esse que consistirá na aplicação dos conhecimentos adquiridos, num projecto realizado pelo aluno noutra disciplina do curso.

Conteúdos Programáticos

SISTEMAS PÚBLICOS E PREDIAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA:
- Concepção dos sistemas de distribuição pública de água (sistemas simplificados; novos sistemas; remodelação ou reabilitação de sistemas existentes; cadastro do sistema existente, dados de exploração; evolução populacional, capitações, consumos).
- Rede de distribuição dos sistemas de distribuição pública de água (pressão de serviço mínima; implantação das condutas da rede e profundidade mínima; ramais de ligação; bocas de rega e de lavagem; hidrantes; reservatórios).
- Separação de sistemas de distribuição predial de água (identificação das canalizações; prevenção da contaminação; utilização de água não potável).
- Concepção dos sistemas de distribuição predial de água (novos sistemas; remodelação ou ampliação de sistemas existentes).
- Rede de distribuição dos sistemas de distribuição predial de água (dispositivos de utilização; traçado das canalizações prediais de água; instalação das canalizações interiores; instalação das canalizações exteriores; prevenção contra a corrosão; isolamento da rede de água quente; natureza dos materiais das redes de água).
- Elementos acessórios da rede de distribuição de água (torneiras, fluxómetros, válvulas; contadores).
- Instalações complementares da rede de distribuição de água (reservatórios prediais; instalações elevatórias; instalações sobrepressoras).
SISTEMAS PÚBLICOS E PREDIAIS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS E ÁGUAS PLUVIAIS:
- Regras gerais dos sistemas de drenagem pública de águas residuais e pluviais (âmbito dos sistemas; constituição dos sistemas; tipos de sistemas, lançamentos interditos; concepção geral).
- Rede de colectores dos sistemas de drenagem pública de águas residuais e pluviais (finalidade dos colectores; implantação dos colectores e profundidade mínima, ramais de ligação; inserção dos ramais de ligação na rede de drenagem pública e traçado dos mesmos; ventilação da rede).
- Elementos acessórios da rede de drenagem pública de águas residuais e pluviais (câmaras de visita; câmaras de corrente de varrer; sarjetas e sumidouros; descarregadores).
- Instalações complementares (instalações elevatórias).
- Regras gerais dos sistemas de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais (separação de sistemas, lançamentos permitidos, lançamentos interditos; identificação das canalizações).
- Concepção dos sistemas de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais (ventilação).
- Canalizações dos sistemas de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais (ramais de descarga - traçado, ligação e localização; ramais de ventilação - traçado e localização; algerozes e caleiras; tubos de queda - traçado, localização, bocas de limpeza e descarga; colunas de ventilação - finalidade, traçado e localização; colectores prediais - traçado, câmara de ramal de ligação e válvulas de retenção).
- Elementos acessórios dos sistemas de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais (sifões; ralos e câmaras de inspecção).
- Instalações complementares dos sistemas de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais (instalações elevatórias; câmaras retentoras - implantação).
REDES DE DISTRIBUIÇÃO E INSTALAÇÕES DE GÁS EM EDIFÍCIOS:
- Ramais de edifício (caixas de abrigo da válvula de corte, do redutor e do contador, para edifícios unifamiliares e para edifícios colectivos).
- Instalações em edifícios (implantação da tubagem; dispositivo de corte geral; coluna montante, derivações de piso, instalação de gás no interior dos fogos, condutas de exaustão de gases de combustão, características de compartimentos com aparelhos de gás).

Métodos de Avaliação

Os alunos realizam trabalho evolutivo sobre a matéria leccionada nas aulas. A avaliação contínua contempla a assiduidade às aulas, o desempenho dos alunos na realização dos exercícios propostos, a entrega e avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, tudo complementado com dois testes escritos presenciais, de índole teórico/prática, no caso das aulas já poderem ser realizadas presencialmente.

Recursos Didácticos

A introdução teórica da matéria é realizada com a visualização de elementos que ficam disponíveis aos alunos na plataforma moodle. Após a introdução teórica segue-se a realização de exercícios referentes à matéria, ficando os enunciados desses mesmos exercícios também disponíveis aos alunos na plataforma moodle.

Palavras Chave

Infraestruturas;
Redes públicas;
Redes Prediais;
Ventilação.

Bibliografia Principal

Autor Decreto Regulamentar n.º 23/95 de 23 de agosto
Título Regul. Geral dos Sist. Púb. e Pred. de Dist. de Ág
Local Lisboa
Editora Diário da República
Ano 1995
Autor Pedroso, Vitor M. R.
Título Manual dos Sist. Pred. de Dist. e Dren. de Águas
Local Lisboa
Editora Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Ano 2000
Autor Paixão, Mário de Assis
Título Águas e Esgotos em Urb. e Instalações Prediais
Edição 2ª edição
Local Lisboa
Editora Edições Orion
Ano 1999