CURSOS / MBA EM DIGITAL MANAGEMENT & BUSINESS
BROCHURA
CANDIDATURA ON-LINE |
Prof.ª Doutor Manuel Maçães
Comissão Científica
Prof. Doutor Manuel Maçães
Profª Doutora Maria José Angélico
Profª Doutora Célia Talma Gonçalves
No cenário dinâmico e desafiador dos negócios globais, a procura por formação avançada, que abrange uma ampla gama de disciplinas e oferece reconhecimento internacional, torna-se essencial para profissionais na área da gestão e marketing de empresas. O MBA em Gestão Digital & Negócios responde a esse desafio.
Este programa combina a excelência e a experiência académica nas áreas da gestão, do marketing e dos sistemas de informação oferecendo uma experiência educacional abrangente e enriquecedora. A natureza deste curso proporciona uma vantagem distintiva, permitindo que os formandos se destaquem num mercado global competitivo.
O programa oferece uma formação aprofundada do ponto de vista prático sobre a gestão contemporânea e a utilização ao seu serviço das novas tecnologias digitais.
A proposta de valor do curso passa pelos seguintes vetores de ação:
- Ampla abordagem multidisciplinar oferecendo uma formação completa que abrange todos os aspetos da gestão empresarial, desde liderança estratégica e marketing, até finanças e sustentabilidade, permitindo aos formandos desenvolverem uma compreensão holística da complexidade do atual mundo dos negócios.
- Enfoque na gestão financeira aprofundando as competências de gestão financeira, capacitando os formandos a analisar demonstrações financeiras, tomar decisões de investimento informadas, gerir riscos e otimizar a utilização dos recursos financeiros.
- Enfoque no marketing e na estratégia empresarial, permitindo que os formandos melhor se posicionem em mercados globais e locais.
- Creditação académica – as unidades curriculares podem ser creditadas em ciclos de estudos da Universidade Lusíada, facilitando a continuidade dos estudos em determinadas matérias.
Este MBA em Digital Management & Business está direcionado para profissionais que desejam melhorar as suas qualificações de gestão, liderança e marketing, desenvolvendo uma compreensão aprofundada das melhores práticas de negócios contemporâneos. É particularmente relevante para formandos nacionais e internacionais, por oferecer uma visão abrangente das estratégias e técnicas de gestão que podem ser aplicadas em ambientes empresariais tanto em Portugal como no estrangeiro. O programa procura formar líderes empresariais globais, capacitando-os com aptidões, conhecimentos e perspetivas necessárias para enfrentar os desafios dinâmicos e competitivos do atual contexto empresarial global.
O MBA destina-se a profissionais licenciados que:
- Nas suas carreiras profissionais pretendam adquirir habilitações de gestão sólidas e desenvolver uma compreensão abrangente das práticas modernas de negócios;
- Empreendedores e empresários pretendem criar ou estão a gerir os seus próprios negócios;
- Quadros técnicos especializados que procuram adquirir conhecimentos e experiência prática que lhes possibilite evoluir na sua carreira exercendo funções de gestão;
- Profissionais de áreas funcionais específicas, que trabalham em áreas como marketing, finanças, operações ou recursos humanos, e que desejam obter uma compreensão ampla e integrada de como essas funções se relacionam no contexto geral dos negócios.
Ensino presencial: presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.
Regime de avaliação: Avaliação contínua e exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular.
Estrutura curricular e conteúdos programáticos
Unidades Curriculares |
Área Científica |
Tipo |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
Créditos |
Professor |
Bases de Dados e Data Warehouses |
SI |
Semestral |
20 TP |
106 |
4.0 |
Maria José Angélico Gonçalves |
Marketing Digital |
G |
Semestral |
15 TP |
79,5 |
3,0 |
Joel Vaz |
Finanças Empresariais |
G |
Semestral |
15 TP |
79,5 |
3,0 |
Isabel Araújo |
Gestão Estratégica |
G |
Semestral |
20 TP |
106 |
4,0 |
Manuel Maçães |
Inteligência Artificial para a Gestão |
SI |
Semestral |
20 TP |
106 |
4,0 |
Célia Talma Gonçalves |
Analítica de Dados e Big Data: Aplicações e Ferramentas |
SI |
Semestral |
20(TP) |
106 |
4,0 |
Rui Humberto Pereira |
Arquitetura Empresarial e Gestão de Processos de Negócios |
SI/G |
Semestral |
20 (TP) |
106 |
4,0 |
Luís Pinto |
Economia Circular, Sustentabilidade e Digitalização |
G |
Semestral |
15 S |
79,5 |
3,0 |
Isabel Cantista (Coordenadora) |
Totais |
|
|
145 |
768,5 |
29,0 |
|
OBJETIVOS E TÓPICOS PROGRAMÁTICOS (FALTA REF FINANÇAS)
Bases de Dados e Data Warehouses
Docente: Maria José Angélico
Objetivos
- Dotar os formandos da capacidade de implementar e explorar armazéns de dados (data warehouses) e sua ligação ao conceito de Business Intelligence (BI);
- Compreender como o processo de apoio à decisão é potenciado pelo uso de processos de Business Intelligence e das Data Warehouses;
- Perceber o conceito de Business Intelligence e Analytics;
- Perceber aspetos relacionados com as questões éticas e legais do Analytics;
- Conhecer e explicar os 3 tipos de Analytics: descritiva, preditiva e prescritiva;
- Caracterização de um Datawarehouse;
- Modelação Multidimensional e Online Analytical Processing;
- Conhecer e implementar o processo de ETL usando ferramentas adequadas;
- Reconhecer a importância e os conceitos da visualização de dados;
- Usar ferramentas adequadas para a implementação de dashboards.
Tópicos programáticos
1. Business Intelligence e Analytics
1.1. Enquadramento do BI
1.2. Conceito de Analytics
1.2.1. Abordagens descritiva, preditiva e prescritiva
1.2.2. Questões éticas e legais do Analytics
1.3. Conceitos teóricos e componentes do BI
2. Data Warehouse
2.1. Caraterização de um Data Warehouse
2.2. Arquitetura de um Data Warehouse
2.3. Processo de construção de Data Warehouse
2.4. Modelação Multidimensional
2.5. OLAP – Online Analytical Processing
2.6. Extração, preparação, transformação e integração de dados
3. Exploração de Informação num Data Warehouse
3.1. Importância da visualização de dados
3.2. Tipos de Diagramas e Gráficos
3.3. Criação de dashboards para apoio ao processo de decisão na exploração do Data Warehouse usando ferramentas adequadas
3.4. Melhores praticas no desenho de dashboards
Marketing Digital
Docente:
Objetivos
O processo de decisão de compra tem vindo a mudar, o que obriga as empresas, cada vez mais, a utilizarem nos seus negócios novas tecnologias baseadas na internet e comunicações wireless. O desenvolvimento de novas tecnologias tem proporcionado muitas oportunidades de inovação nos negócios, designadamente através da gestão de negócios digitais e comércio digital. O marketing digital pode ser usado para criar valor se as empresas se focarem na análise da estrutura da indústria e encontrarem formas de vantagem competitiva sustentável, que lhes permita conseguir rendibilidades superiores à média da indústria. O principal objetivo desta unidade curricular é compreender o significado e objetivo do marketing digital e enquadrar o marketing digital na estratégia de marketing e analisar o impacto da estratégia de marketing digital na estrutura e rendibilidade da indústria e saber utilizar as tecnologias emergentes e métricas de marketing (KPIs) gerar e selecionar estratégias de marketing digital.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido conhecimentos e competências para saberem:
- Reconhecer o papel do marketing digital nas empresas;
- Conhecer o processo de transformação digital;
- Avaliar o impacto do ambiente digital nos negócios;
- Enquadrar o marketing digital na estratégia de marketing;
- Saber aplicar ferramentas para gerar e selecionar estratégias de marketing digital;
- Compreender o planeamento de marketing digital;
- Compreender as diferentes fases e utilidade prática do modelo MRRACE;
- Saber avaliar o desempenho da estratégia de marketing usando métricas de marketing(KPI).
Tópicos programáticos
- Fundamentos de estratégia e marketing estratégico
- Análise estratégica e ambiente de negócios
- Formulação das estratégias de marketing
- Planeamento e estratégia de marketing
- Estratégias de segmentação, targeting e posicionamento (STP)
- Implementação das estratégias de marketing
- Inovação e estratégias de gestão do produto, cocriação de valor e gestão da marca
- Estratégias de canais de marketing
- Estratégias de promoção e comunicação de marketing e gestão redes sociais
- Estratégia e planeamento de marketing digital.
- Fundamentos de marketing digital
- Ambiente de marketing digital, tecnologias emergentes e análise de dados
- Alinhamento com a estratégia de negócio
- Modelo MRACE, ferramentas e canais de marketing digital
- O futuro do marketing digital
- Análise do desempenho de marketing digital
- O processo de medida e controlo da estratégia de marketing
- Principais métricas de marketing digital (KPI)
Gestão Estratégica
Docente: Manuel Maçães
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é contextualizar as organizações nos novos ambientes competitivos, dando particular destaque ao processo e ao conteúdo das principais decisões estratégicas.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido conhecimentos e competências para saberem:
- Caraterizar os ambientes competitivos
- Compreender o processo de planeamento e gestão estratégica
- Perceber o modelo da gestão estratégica e as suas componentes
- Identificar os vários modelos do processo estratégico
- Estabelecer quais as principais decisões estratégicas em função dos ambientes competitivos.
Tópicos programáticos
- Introdução
2.1. Fundamentos de gestão estratégica
- 2. Revisão da teoria e da prática
3. Análise estratégica
4. Planeamento e gestão estratégica
4.1, Modelos estratégicos de gestão
4.2. Estratégia ao nível do negócio
4.3. Estratégia ao nível da empresa
5. O processo de implementação da estratégia
6. Liderança estratégica
7. Empreendedorismo estratégico
Finanças Empresariais
Docente: Isabel Araújo
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é interpretar, aplicar métodos e técnicas de análise de documentos de natureza financeira e não financeira.
Analisar a situação de uma empresa, em termos de equilíbrio financeiro, de rendibilidade e de risco.
Elaborar e analisar orçamentos de tesouraria e outros documentos financeiros previsionais.
Ensinar as funções dos derivados financeiros.
Programa
- Introdução
- Informação financeira: Análise Multidimensional
- Informação não financeira: Reporte de Sustentabilidade
- Decisões de Investimento
- Estrutura do Capital
- Análise do Risco
- Decisões de Financiamento
- Dividendos
Bibliografia
- Ross, S. Westerfield, j. & Bradford, J (2019). Corporate Finance, 12ª Ed., McGraw-Hill.
- Maness, T. & Zietlow, J. (2012). Short-Term Financial <<management, 8ª ed. Prentice-Hall.
- Elton, Edwin J. et al (2014). Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9 ed., John
- Willy and Sons.
Inteligência Artificial para a Gestão
Docente: Célia Talma Gonçalves
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é dar a conhecer aos alunos os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial nomeadamente na subárea de Aprendizagem Máquina (Machine Learning). Perceber como a extração de conhecimento dos dados através de técnicas de Machine Learning pode potenciar a competitividade das organizações.
- Perceber os conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning e como podem potenciar a competitividade das empresas bem como o impacto na sociedade atual;
- Conhecer algumas tecnologias e aplicações concretas de Machine Learning;
- Compreender os principais problemas éticos relativos à Inteligência Artificial;
- Conhecer as principais técnicas de preparação de dados;
- Conhecer os principais algoritmos de aprendizagem computacional;
- Desenvolver pequenos projetos de Inteligência Artificial / Ciência dos Dados para a Gestão.
Tópicos programáticos
- Introdução e enquadramento dos conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning.
- Breve introdução às questões éticas relacionadas com a IA.
- Técnicas de preparação de dados para projetos de Machine Learning.
- Introdução à Aprendizagem Automática (Machine Learning).
4.1. Tipos de aprendizagem: supervisionada, não supervisionada e semi-supervisionada.
4.2. Aprendizagem não supervisionada: Regras de Associação (algoritmo Apriori)
4.3. Medidas de avaliação (Suporte, Confiança e Lift).
5. Desenvolvimento de pequenos projetos de Regras de Associação (Market Basket Analysis).
Análise de Dados e Big Data - Aplicações e Ferramentas
Docente: Rui Humberto Pereira
Objetivos
- Conhecer os principais modelos de analítica de dados;
- Conhecer algumas tecnologias e metodologias de suporte à analítica de dados;
- Saber projetar um data warehouse e implementar processos de ETL;
- Saber implementar dashboards;
- Conhecer os principais modelos de análise e processamento de dados em larga escala;
- Conhecer e saber utilizar algumas tecnologias de suporte ao processamento de dados em larga escala.
Tópicos programáticos
1. Analítica de dados
1.1 Introdução e conceitos
1.2 Modelos descritivos, preditivos e prescritivos
1.3 Metodologia CRISP-DM
1.4 A natureza e taxonomia para dados
1.5 Pré processamento de dados
1.6 Visualização de dados
1.7 Tecnologias e Ferramentas (Power BI e RapidMiner)
1.8 Estudos de caso com uso de ferramentas analíticas
2. Big Data
2.1 Introdução, conceitos e principais aplicações
2.2 Modelos de análise e processamento de dados em larga escala
2.3 Infraestruturas de suporte ao Big Data (Hadoop e Spark)
2.4 Estudos de caso com uso de ferramentas de Big Data
Arquitetura Empresarial e Gestão de Processos de Negócios
Docente: Luís Pinto
Objetivos
- Fornecer uma compreensão aprofundada dos quadros de referência de Arquitetura Empresarial (AE) e do seu papel na estratégia organizacional;
- Explorar a relação entre AE e Gestão de Processos de Negócio (BPM), concentrando-se em como estas disciplinas contribuem para a agilidade, eficiência e transformação digital da organização;
- Desenvolver competências na análise, concepção e gestão de processos de negócio no contexto da AE.
- Introduzir os alunos às ferramentas, normas e práticas recomendadas na área de AE e BPM;
Tópicos programáticos
- Introdução às Arquiteturas Empresariais
- Introdução ao BPM - Business Process Management
- Desenho, Modelação e Análise de Processos de Negócio
- Monitorização, Controlo e Melhoria de Processos de Negócio
Economia Circular, Sustentabilidade e Digitalização
Docente (Coordenadora): Isabel Cantista
Objetivos e tópicos
Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes uma visão atualizada sobre o enquadramento empresarial de processos de digitalização de empresas tendo em consideração os princípios da economia circular e sustentabilidade, alguns já regulamentados, outros em fase de regulamentação na União Europeia e à escala mundial.
Prof. Doutor Manuel Maçães (Coordenador) - Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho, área de Marketing e Gestão Estratégica, Doutor em Comunicação Organizacional e Relações-Públicas pela Universidade de Vigo, Mestre em Gestão pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Professor Auxiliar no Centro Universitário Lusíada – Norte e investigador do COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial da Universidade Lusíada. Tem diversas publicações em livros e em artigos científicos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de gestão, marketing e comunicação.
Profª Doutora Maria José Angélico – Doutora em Engenharia de Software baseada em Componentes Reutilizáveis pela Universidade de Vigo, Mestre em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciada em Informática Matemática Aplicada, pela Universidade Portucalense. Professora Coordenadora da área de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto e investigadoa do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto e colaboradora no OSEAN (Outermost Regions Sustainable Ecisystem for Entrepreneurship and Innovation. É editora e membro de comissões editoriais e científicas de revistas científicas e conferências. Publico livros, capítulo de livros e artigos em revistas científicas e conferências.
Prof. Doutor Carlos Martins - Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa e Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa. Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte e Investigador do COMEGI nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico. Consultor.
Profª Doutora Maria Isabel Araújo - Doutora em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Economia e Licenciada em Relações Internacionais ambas pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte e Professora Adjunta do ISCAP. Investigadora do COMEGI.
Profª Doutora Célia Talma Gonçalves – Doutora em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Mestre em Inteligência Artificial e Ciência de Computadores pela faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciada em Matemáticas Aplicadas - Ramo Ciência de Computadores pela Faculdade de ciências da Universidade do Porto. É professora adjunta da área de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto e investigadora do CEOS.PP e colaboradora do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. É directora do curso de mestrado em Business Intelligence and Analytics e da pós-graduação em Technologies and Information Systems Management do ISCAP.
Prof. Doutor Rui Humberto Pereira – Doutor em Informática, Mestre em Informática e Licenciado em Informática. É Professor na Universidade da Maia e Professor Adjunto Convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Politécnico do Porto. Iniciou a sua carreira como professor na Escola Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP) em 1998, professor na Escola Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Politécnico do Porto (a partir de 1998) e no Instituto de Estudos Superiores de Fafe IESF (2020/21). É investigador do CEOS.PP - Centro de Estudos Organizacionais e do LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Computação da Universidade do Porto. Desenvolve várias atividades de investigação no âmbito dos seus principais interesses de investigação, Bases de Dados, Aprendizagem Automática, Internet das Coisas, Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos e Engenharia de Software, resultando em várias publicações científicas. Tem vários anos de experiência como líder de equipas de desenvolvimento de software e de serviços de TI.
Prof. Doutor Luís Pinto - Especialista em Tecnologias e Sistemas de Informação. Professor Convidado na área científica de Sistemas de Informação do ISCAP. Doutorando no Doctoral Program in Informatics Engineering na Faculdade de Engenharia Universidade do Porto. Expert Technical Product Manager na Feedzai, Solutions Architecture Area Manager na Bit @ Sonae MC , Principal Enginner, Engineering Lead e Senior Software Engineer na Farfetch, e Architect / Head of Development na Worldvision Consulting.
Profª Doutora Isabel Cantista – Doutora em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; é investigadora no COMEGI. Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação. Antes de abraçar a carreira académica assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.A duração total do curso é de 145 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo (dois semestres).
O curso só funcionará com um número mínimo de formandos efetivamente inscritos.
Horário de funcionamento do curso é pós-laboral (2 dias/semana no horário 18.00-22.00 horas), ao longo de um ano letivo.
A aprovação em todas as unidades curriculares deste MBA confere o direito à emissão de um Certificado de MBA - Digital Management & Business.
As unidades curriculares deste MBA são creditáveis em unidades curriculares de ciclos de estudos de acordo com legislação em vigor.Candidaturas: até 31 de agosto 2025
Início previsto de aulas: setembro de 2025, dois dias por semana no horário18.00-22.00 horas.
Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>