CURSOS / CURSO LIVRE EM SKETCHING CRIATIVO PARA DESIGN
BROCHURA
CANDIDATURA ON-LINE |
Prof. Doutor Rui Alexandre
SKETCHING CRIATIVO PARA DESIGN tem como base as seguintes palavras-chave:
Imagem, Criatividade, Comunicação, Novas Tecnologia, Emoção.
Num mercado cada vez mais competitivo e guiado pela inovação, o domínio de técnicas de esquisso e esboço nos processos de design torna-se essencial para estudantes e profissionais que procuram criar soluções relevantes, funcionais e emocionalmente envolventes. Neste contexto, o sketching não é apenas uma ferramenta de comunicação visual, mas também um instrumento diferenciador para explorar ideias, solucionar problemas e construir narrativas impactantes.
Esta Especialização em Sketching surge como resposta à necessidade de formar profissionais capazes de unir a criatividade e a estratégia no desenvolvimento de produtos cada vez mais adaptados às necessidades dos utilizadores. Com uma abordagem que integra técnicas de imagem, sketching (analógico e digital), análise funcional e morfológica, pesquisa de utilizador, e ferramentas de design emocional, este programa promove o desenvolvimento de competências que vão além da componente técnica e expressiva, explorando o potencial do design como meio de inovação, expressão e transformação na sociedade de consumo atual. Para tal são ainda consideradas as novas tecnologias bem com as ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
- Capacitar profissionais para o uso do esquisso e esboço como ferramenta essencial à concepção, comunicação e desenvolvimento de projetos de design;
- Explorar técnicas de sketching avançadas, manuais e digitais, adaptadas ao contexto profissional;
- Incorporar conceitos de design emocional, focados na criação de experiências e conexões significativas com os utilizadores e, na relação corpo-espaço-objeto, através do sketching;
- Promover habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo aplicados a desafios de design e inovação;
- Preparar os participantes para liderar projetos de design estratégicos e colaborativos em diferentes indústrias.
Este curso livre está aberto a um amplo público para que a partilha de conhecimentos e a massa crítica seja diversificada e rica em termos de partilha de conhecimentos:
- Alunos do ensino profissional ou superior e recém designers de comunicação, produto, e/ou interiores que desejem aprimorar suas competências de sketching e, respetivas ferramentas e processos criativos;
- Profissionais com ou sem formação superior nas áreas das artes visuais e áreas contíguas (ex. arquitetura e engenharia) interessados em aprofundar os conhecimentos na comunicação de projetos;
- Professores de artes visuais e/ou profissionais em transição de carreira que procurem especialização em técnicas de desenho com foco no esquisso e esboço analógico e digital;
- Outros interessados que queiram aprofundar técnicas de comunicação de conceitos, ideias e projetos.
Ensino: As aulas são ministradas na Universidade Lusíada com possibilidade de participação a distância; toda a avaliação é presencial.
Neste curso livre pretende-se promover condições para que o participante entenda e coloque em prática o ato de sketching de forma ágil e consciente e que possam demonstrar processo e resultados evidentes.
Neste sentido desenvolver-se-ão todas as componentes pedagógicas programáticas através de pequenos blocos operativos. O método de ensino será composto por blocos expositivo com debates e, também de cariz prático. No que corresponde à componente expositiva pretende-se a transmissão dos conteúdos do programa sendo apresentados estudo de caso em design. No que respeita à vertente prática serão realizados exercícios de análise e representação de objetos e, de acompanhamento (individual ou em grupo) ao desenvolvimento projetual proposto em exercícios específicos. Durante este processo propõe-se exercícios com recurso aos conteúdos expostos no sentido de estimular técnicas, sistemas, códigos, modelos e processos de análise e representação gráfica. No final será proposto um projeto individual que será acompanhado através de mentoria individual que apoie o desenvolvimento dos projetos.
As aulas terão apoio online (Moodle e/ou Teams) para organização de recursos, bibliografia e estudos de caso, para consulta extra-aula.
Avaliação: Os momentos de exercícios laboratoriais e de avaliação final exigem a presença física do participante e serão acordados com o docente no início de cada módulo.
A avaliação deste curso será feita a partir de um Projecto FinalA presença em pelo menos 70% das aulas e uma classificação positiva na avaliação conferem o direito à aprovação com atribuição de certificado de Curso Livre em SKETCHING Criativo para DESIGN.
No caso de não entrega do Projecto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.Módulos Curriculares |
Tempo de Trabalho (horas) |
Docente |
Fundamentos da Imagem e fotografia |
10 horas |
Prof. Doutor Hugo Carvalho |
Design Estratégico e Criatividade |
5 horas |
Prof. Doutora Raquel Antunes |
Sketching analógico |
10 horas |
Prof. Doutor Rui Alexandre |
Design Centrado no Utilizador |
5 horas |
Prof. Doutora Benedita Camacho |
Sketching no mundo digital |
10 horas |
Prof. Doutor João Queirós |
Projeto Final (mentoria) |
10 horas |
Prof. Mestre Bernardino Gomes |
Total |
50 horas |
|
Tópicos programáticos
1. Fundamentos da Imagem na perceção e vínculo afetivo
(Perceção visual e das relações emocionais entre formas, cores e utilizadores no contexto do design)
1.1 Introdução à perceção visual no design
- Interpretação das formas, cores e composições visuais;
- Fundamentos da gestalt: proximidade, continuidade, contraste e unidade;
- Exemplos de design que exploram perceção para impactar o utilizador.
1.2 Formas e significados emocionais
- Impacto psicológico das formas geométricas e orgânicas;
- Relações entre simetria, assimetria e equilíbrio emocional;
- Estudos de caso sobre como formas criam vínculos afetivos;
- O papel do sketching na comunicação da expressividade e emoção das formas;
- Análise funcional e morfológica dos produtos.
1.3 Cor e comportamento dos materiais no vínculo emocional
- O papel da cor na ativação emocional e nas associações culturais;
- Texturas e materiais como meio de comunicação sensorial.
2. Design Estratégico e Criatividade
(Técnicas e estratégias criativas para resolver problemas complexos e propor soluções diferenciadas)
2.1 Introdução ao design estratégico
- Importância do alinhamento entre design e objetivos estratégicos;
- Exemplos de design como ferramenta de inovação.
2.2 Técnicas de geração de ideias
- Métodos de brainstorming e mapeamento de ideias;
- Exploração de pensamento lateral e criativo.
2.3 Aplicação prática ao design estratégico
- Estudos de caso: projetos criativos e impacto estratégico;
- Lançamento e desenvolvimento do conceito para um problema real.
3. Sketching Analógico
(Habilidades manuais de desenho como ferramenta expressiva e funcional no design)
3.1. O desenho nos objetos
- Relação corpo-espaço-objeto;
- Funções do desenho através do esquisso e esboço;
- Sistemas, suportes e materiais de representação;
- A grelha estrutural e a perspetiva;
- Desenho medido e desenho diagramático;
- Desenho de contorno e desenho de massas;
- Valores tonais no desenho e estudo do volume.
3.2. Leitura, compreensão, análise e representação de objetos de design referenciais;
3.3. O desenho como ferramenta criativa e especulativa ao processo de design.
4. Design Centrado no Utilizador
(Métodos de pesquisa do utilizador e aplicação no desenvolvimento de produtos e serviços)
4.1 Princípios do design centrado nos utilizadores
- O papel do utilizador no processo de design;
- Diferenças entre design centrado no produto e no utilizador.
4.2 Métodos de pesquisa de utilizador
- Entrevistas, observação e mapeamento de jornada do utilizador;
- Análise e síntese de dados.
4.3 Criação de soluções baseadas no utilizador
- Integração de dados de pesquisa no design de produtos;
- Testes de usabilidade para validação de ideias.
5. Sketching no mundo digital
Domínio de softwares e dispositivos digitais para prototipagem e apresentações profissionais.
5.1. Introdução ao Sketching Digital
- Apresentação de dispositivos e ferramentas (tablets gráficos, iPads, e canetas Stylus);
- Configuração de softwares (Procreate, Adobe Fresco ou similares).
5.2. Técnicas Fundamentais de Sketching
- Exploração de pincéis e ferramentas básicas;
- Princípios de linhas, formas e camadas;
- Técnicas de sombreamento e textura.
5.3. Prototipagem ágil para Design
- Criação de wireframes e layouts rápidos para design gráfico e UX/UI;
- Representação visual de conceitos e ideias;
- Técnicas para storytelling visual.
5.4. Apresentações Profissionais
- Renderização e refinamento do sketch para apresentações;
- Exportação de arquivos para mockups e portfolios;
- Dicas para criar impacto visual nas apresentações.
6. Projeto Final de Design
(Conclusão de um projeto prático integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso)
6.1 Planeamento do projeto
- Definição do tema e objetivos;
- Planeamento de etapas e cronograma.
6.2 Desenvolvimento de conceito e protótipo
- Pesquisa e criação de esboços;
- Prototipagem inicial e refinamento do design.
6.3 Apresentação final
- Preparação de apresentação gráfica e oral;
- Defesa do projeto perante colegas e docentes.
O corpo docente deste curso livre é composto por professores e profissionais na área do design, arquitetura, ilustração, e, profissionais de inovação com experiência de mercado:
Prof. Doutora Designer Benedita Camacho
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Pós-doc em Design pela Universidade de Aveiro; Doutora em Design pela Universidade de Aveiro; Mestre em Design pela Universidade de Aveiro; licenciada em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Prof. Mestre Designer Bernardino Gomes
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Doutorando em Design na Universidade Lusíada Norte (Vila Nova de Famalicão); Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho; Licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada Norte.
Prof. Doutor Hugo Miguel Carvalho
Docente no Ensino Superior no ISCIA; CEO da NeuroIT; administração da Fisicare, Business Angel, investigador e Clínico, fundador de diversos projetos inovadores.
Possui uma formação diversificada desde o design às neurociências passando pela gestão e engenharia, comunicação bem como ciências da saúde, médicas e forenses. Doutorado em Neurociencias Aplicadas pela Universidade da Beira Interior. Especialista em ciências da comunicação e em marketing e publicidade, pelo ISCIA, Aveiro. Mestre em Design e Neurociências, pela universidade de Aveiro.
Prof. Doutor João Laranja Queirós
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto em 1994. Doutorado pela Universidade de Valladolid em Arquitetura.
Em 1996 fundou o seu próprio escritório e desde esse tempo desenvolve trabalhos nas áreas de: habitação, equipamentos públicos, estruturas hospitalares, design de interiores e de objetos.
Prof. Doutora Raquel João Fialho Antunes
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Doutorada em Design pela Universidade de Aveiro; Licenciada em Design pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Politécnico de Leira; Bacharel em Design – ramo Cerâmica pela Escola Superior de Arte e Design, Politécnico de Leiria.
Prof. Doutor Rui Alexandre
Docente a tempo integral na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada. Doutor em Dibujo pela Universidade Politécnica de Valência; Mestre em Ensino das Artes Visuais pela Universidade de Aveiro; Bacharelado e Licenciado em Design do Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD), de Matosinhos
A duração do curso é de 28 horas; haverá duas edições: uma em setembro e outra em outubro, de 2024. Ensino presencial, nas instalações da Universidade Lusíada, no Porto.
Candidaturas: até 31 de março de 2026
Início (previsto) de aulas: 22 de abril de 2026
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas)
Fim (previsto) de aulas: 17 de junho de 2026
Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>