CURSOS / ESPECIALIZAÇÃO EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL DE QUALIDADE E COM CARIZ TERAPÊUTICO
BROCHURA
CANDIDATURA ON-LINE |
Prof. Doutora Sónia Rodrigues
Prof. Doutora Ana Meireles
Nas últimas três décadas, as casas de acolhimento (CA) de crianças e jovens em Portugal passaram por mudanças estruturais e funcionais substanciais, procurando adequar melhor os seus recursos e serviços às necessidades das crianças em acolhimento residencial (AR), aumentando, assim, a sua qualidade. No entanto, existem ainda muitos desafios a cumprir no sentido da promoção da qualidade do AR em Portugal, enquanto resposta integrada do sistema nacional de proteção e promoção, de modo a corresponder aos padrões de exigência dos standards de qualidade e guidelines/orientações internacionais mais atuais para o AR. Mesmo se este é um processo de melhoria contínua, a qualidade das CA está intrinsecamente dependente da implementação de formas eficazes de avaliação das necessidades individuais de cada criança, que se manifestam nos seus múltiplos contextos de vida, e derivam da sua história pessoal, dos recursos físicos e humanos das CA e, por fim, da adequação/correspondência entre estes estes dois elementos. O desafio é, pois, dar resposta integral e atempada às reais necessidades básicas, desenvolvimentais, educacionais/formativas, emocionais/afetivas, sociais/relacionais das crianças e jovens e, simultaneamente, respeitar os direitos das crianças e jovens acolhidos, divulgando, esclarecendo, promovendo, apoiando e incentivando o exercício desses direitos e conseguindo contrabalançar adequadamente o direito à proteção e à participação.
A formação e atualização contínua das equipas de cuidadores é essencial para o assumir de um modelo de intervenção que garanta uma atuação intencionalizada, coerente, articulada e ajustada à avaliação de necessidades realizada, suportada num modelo teórico adequado à população atual em acolhimento e que, tendo por suporte uma relação terapêutica segura, calorosa e respeitosa, permita às crianças e jovens acolhidos, sempre que possível em colaboração com as suas famílias, “curar as feridas do passado”, aumentar a sua resiliência e construir as bases para um futuro que lhes permita desenvolver integralmente as suas potencialidades.
Ao longo desta pós-graduação, tendo por base os conhecimentos científicos mais atuais e refletindo o que a Lei portuguesa consagra, serão abordadas temáticas que permitirão:
- Conhecer a evolução histórica do Acolhimento Residencial, em paralelo com o reconhecimento gradual dos direitos das crianças;
- Conhecer o Sistema Português de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e a legislação em vigor aplicável ao Acolhimento Residencial;
- Conhecer a situação atual do Acolhimento Residencial enquanto medida de proteção;
- Reconhecer a complementaridade entre Acolhimento Residencial e Acolhimento Familiar e as razões da priorização conferida na Lei ao Acolhimento Familiar;
- Reconhecer o conceito de Qualidade em Acolhimento Residencial e as suas dimensões;
- Reconhecer o papel do Cuidador em Acolhimento Residencial;
- Reconhecer a importância da avaliação de necessidades nas diferentes áreas de vida da criança/jovem para a fundamentação do PII;
- Conhecer aspetos básicos do desenvolvimento infantil e juvenil aplicados ao acolhimento residencial;
- Reconhecer o papel das experiências adversas precoces, do trauma e os problemas de saúde mental associados ao Acolhimento residencial;
- Reconhecer a importância de trabalhar em colaboração com a família, com o sistema de proteção, a Escola, a área da saúde e as restantes entidades na comunidade;
- Conhecer modelos teóricos em Acolhimento residencial e reconhecer a importância do assumir de um modelo que enquadre práticas baseadas em evidência;
- Conhecer os pressupostos do modelo de cariz terapêutico (trauma-informed) em acolhimento Residencial;
- Conhecer os documentos e procedimentos essenciais à estruturação de uma intervenção de qualidade em Acolhimento Residencial;
- Reconhecer o papel da supervisão enquanto garante de um Acolhimento Residencial de qualidade.
Licenciados em ciências humanas e sociais (psicologia, serviço social, educação social, animação sociocultural, e outras).
Ensino: Pós-graduação ministrada em língua portuguesa e integralmente online.
Avaliação: A avaliação online é composta pela realização e apresentação de um trabalho final de projeto (individual ou em grupo) a realizar sobre uma das temáticas do programa,
Possibilidade de frequentar módulos avulso.
A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas de cada módulo e a aprovação no trabalho final de projeto (individual ou em grupo) a realizar sobre uma das temáticas do programa, confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no curso de pós-graduação em “Acolhimento Residencial de Qualidade e com Cariz Terapêutico (Trauma-informed)”.
A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de certificado, mas, caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitida uma declaração de frequência dos respetivos módulos.
Estrutura curricular e conteúdos programáticos
MÓDULO |
HORAS |
DOCENTE |
Módulo 1: Enquadramento histórico da evolução histórica do Acolhimento Residencial e dos direitos das crianças |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 2: O sistema português de promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a legislação em vigor aplicável ao Acolhimento Residencial; |
4h |
Dra. Márcia Lemos |
Módulo 3: A situação atual do Acolhimento Residencial em Portugal |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 4: Acolhimento Residencial / Acolhimento Familiar: razões da priorização conferida na Lei ao Acolhimento Familiar |
4h |
Doutora Vânia Pinto |
Módulo 5: Qualidade em Acolhimento Residencial |
12h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 6: O papel do cuidador em Acolhimento Residencial |
4h |
Doutor João Pedro Gaspar |
Módulo 7: Avaliação das necessidades individuais em acolhimento residencial e definição do Plano de Intervenção Individual (PII) |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 8: Princípios básicos do desenvolvimento infantil e juvenil aplicados ao crescimento em acolhimento residencial: vinculação e desenvolvimento global |
8h |
Doutora Sofia Marques |
Módulo 9: Experiências Adversas Precoces e suas consequências |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 10: Saúde Mental em acolhimento residencial |
4h |
Doutora Joana Campos |
Módulo 11: Relação, intervenção com a família e promoção da parentalidade positiva em acolhimento residencial |
4h |
Doutora Mariana Pereira |
Módulo 12: Integração académica e trabalho com as escolas em acolhimento residencial |
4h |
Doutora Marta Teixeira Bastos |
Módulo 13: Relação e trabalho com as áreas da saúde em acolhimento residencial |
4h |
Doutora Joana Campos |
Módulo 14: Articulação com as entidades do sistema de proteção |
4h |
Dra. Márcia Lemos |
Módulo 15: Trabalho em rede em acolhimento residencial e cooperação/integração na comunidade; |
4h |
Doutora Joana Antão |
Módulo 16: Importância do brincar e de um ambiente lúdico em Acolhimento Residencial |
4h |
Doutora Joana Antão |
Módulo 17: Modelos de intervenção em Acolhimento Residencial |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 18: Acolhimento Residencial de cariz Terapêutico |
16h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 19: Documentos e instrumentos que suportam a intervenção em Acolhimento Residencial |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 20: A promoção da autonomia e a preparação da saída do Acolhimento Residencial; |
8h |
Doutor João Pedro Gaspar |
Módulo 21: A supervisão externa como garante de qualidade do Acolhimento Residencial |
4h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Módulo 22: Apresentação e avaliação do trabalho de projeto em Acolhimento Residencial |
8h |
Doutora Sónia Rodrigues |
Doutora Sónia Rodrigues
Licenciada, Mestre e Doutora em Psicologia pela FPCEUP
Supervisora Externa de Casas de Acolhimento
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.
Prof. Prof. Doutora Sofia Marques
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Doutora em Psicologia Clínica pela UM
Professora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.
Prof. Doutor João Pedro Gaspar
Licenciado em Geologia e Mestre em Geociências pela FCTUC
Doutor em Psicologia da Educação com Pós-doutoramento em Educação Social pela FPCEUC
Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)
Prof. Doutora Vânia S. Pinto
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU
Doutora em Educação pela Universidade de Oxford
Professora Auxiliar na Universidade de Leeds Trinity
Dra. Márcia Lemos
Licenciada em Direito pela FDUC
Mestranda em Ciências Jurídico Forenses pela FDUC
Advogada e Mediadora Familiar
Doutora Joana Campos
Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela FEP- UCP
Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Investigadora da FPCEUP
Prof. Doutora Joana Antão
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Doutora em Psicologia pela UA
Professora Adjunta no ISCIA
Doutora Marta Teixeira Bastos
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Psicóloga no Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da Universidade Lusíada– Norte, no Porto.
Doutora Mariana Pereira
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Mestre Doutorada em Psicologia pela UM
O curso tem um total de 120 horas.
Horário: Sextas das 18 às 22; Sábados das 09:00 às 13:00h
Universidade Lusíada – Campus do Porto
Candidaturas: até – 30 de Setembro 2025
Início do curso: Outubro 2025
Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>