Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM ADULTOS - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Prática : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

O objectivo desta UC é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas de avaliação clínica de adultos. De uma forma geral, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada.

Objectivos Específicos

Conhecer os modelos de tratamento empiricamente validados e os seus recentes desenvolvimentos; Implementar intervenções específicas para os principais quadros psicopatológicos em adultos, de acordo com abordagem comportamental, cognitivo-emocional; Desenvolver capacidades de reflexão ética e crítica, e respectiva tomada de decisão no contexto clínico; Desenvolver competências de elaboração de um plano de intervenção ajustado às características e dificuldades apresentadas pelo cliente

Competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competência e capacidade de perceber e contextualizar os casos de acordo com as características especificas associadas a diferentes perturbações psicopatológicas; saber desenhar e elaborar programas de intervenção ajustadas às perturbações; desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico, com discussão e reflexão ativa das temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

1. O processo típico de intervenção terapêutica com adultos:
1.1. Fases e processos da Intervenção psicológica;
1.2. Factores de resistência e proteção
1.3. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
1.4. A Formulação de Caso na TCC
1.5. Elaboração de um plano de intervenção centrado no cliente.
2. Modelos, estratégias e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações psicológicas:
2.1. Perturbações de Ansiedade
2.2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Perturbações Relacionadas
2.4. Perturbações Depressivas
2.5. Perturbações de Personalidade
2.6. Perturbações de Alimentação e da Ingestão
3. Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo terapêutico.
4. Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos específicos de intervenção.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua irá contemplar a componente prática com a discussão de casos ou role-play. De igual forma será consideradas a assiduidade, a participação, a realização e apresentação de um trabalho de grupo sobre um tratamento empiricamente validado numa perturbação psicológica específica e a realização de 2 pontos escritos.

Recursos Didácticos

Livros e artigos científicos; bases de dados online. Como recursos de apoio serão utilizados protocolos de intervenção, guiões de estratégias clínicas e vídeos com exemplos de intervenção clínica. Na plataforma Moodle serão facultados vários guiões para atividades práticas e será promovido um fórum de questões e dúvidas.

Palavras Chave

Intervenção em adultos
Terapia Cognitiva-Comportamental
Contextualização clínica

Bibliografia Principal

Autor American Psychiatric Association
Título Manual de Diagnóstico e Estatística sas Perturbaçõ
Edição 5ª ed
Local Lisboa
Editora Climepsi
Ano 2014
Autor O’Donohue, W, Fisher, JE & Hayes, SC
Título Cognitive Behavior Therapy: Applying Empirical Sup
Edição 2ª ed
Local New York
Editora Wiley
Ano 2009
Autor Gonçalves, O.
Título Terapias Cognitivas: Teorias e Práticas
Local Porto
Editora Afrontamento
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor Beck, J
Título Terapia cognitiva: teoria e prática
Edição 2ª ed
Local
Editora Artmed
Ano 2013
Autor Dobson, DJG & Dobson, KS
Título Evidence-based practice of cognitive-behavioral th