/ IPCE :: PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Rosana Magalhães, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

A Neuropsicologia é a ciência que estuda da relação entre o comportamento humano e o funcionamento cerebral nas vertentes normal e patológica. A Neuropsicologia tem ainda um contributo decisivo para a compreensão do desenvolvimento humano e das várias condições associadas ao neurodesenvolvimento.

Esta área tem vindo a sofrer grandes desenvolvimentos nas últimas décadas, derivados sobretudo do avanço na investigação e no conhecimento aprofundado do cérebro. Adicionalmente, a Neuropsicologia tem-se assumido como uma especialização clínica importante, sendo atualmente considerada uma especialidade avançada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Como tal, o Psicólogo Clínico deve possuir conhecimentos ao nível da organização e funcionamento cerebral, das várias funções cognitivas e respectiva avaliação, bem como das recomendações existentes ao nível da reabilitação cognitiva. Estes conhecimentos serão fundamentais à capacitação do Psicólogo para integrar equipas multidisciplinares em diversos contextos de saúde. Assim, ser capaz de avaliar funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem, percepção visual e construtiva e funções executivas, em crianças, adultos e idosos é atualmente um dos grandes desafios colocados aos Psicólogos Clínicos.

 

Objetivos

1. Abordar a Neuropsicologia como disciplina que estuda a relação entre funcionamento cerebral e comportamento e como contributo decisivo para a compreensão do desenvolvimento humano, desde a infância até à idade adulta.

2. Dotar os profissionais e futuros profissionais das áreas da psicologia de conhecimentos básicos sobre o Sistema Nervoso Central, pilares fundamentais para a Neuropsicologia.

3. Dotar os profissionais e futuros profissionais das áreas da psicologia de conhecimentos teóricos, científicos e práticos no domínio da avaliação neuropsicológica das várias funções cognitivas, ao longo do desenvolvimento humano.

4. Dotar os profissionais atuais e futuros das áreas da psicologia com competências práticas e técnicas na elaboração e interpretação de relatórios de avaliação neuropsicológica.

5. Compreender o contributo da avaliação neuropsicológica para a implementação de um programa de reabilitação adequado e ajustado às necessidades de cada paciente.

 

Destinatários

Profissionais da área da Psicologia; estudantes do 2º ciclo de Psicologia.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

Módulo 1. Introdução à Neuropsicologia; Perspectiva histórica; Definição e relação com outras disciplinas. (3h)

Módulo 2. Métodos e técnicas usadas em investigação e contexto clínico (Potenciais Evocados, Ressonância Magnética e outras técnicas de neuroimagem). (4h)

Módulo 3. Células do Sistema Nervoso: Neurónios e células da glia; Transmissão do impulso nervoso e comunicação interneuronal; Organização anatómica e funcional do Sistema Nervoso; Introdução ao estudo do cérebro numa perspetiva anatomo-funcional (8h)

Módulo 4. Compreender a patologia cerebral: tumores, doenças infecciosas, doenças neurodegenerativas, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranioencefálicos. (4h)

Módulo 5. Especialização Hemisférica. Princípios da assimetria cerebral. Variações na assimetria cerebral. Síndromes de desconexão. (4h)

Módulo 6. Neuropsicologia das funções motoras e perturbações associadas: Apraxias. (4h)

Módulo 7. Neuropsicologia das funções perceptivas e perturbações associadas: Agnosias. (4h)

Módulo 8. Neuropsicologia da memória e perturbações associadas (4h)

Módulo 9. Neuropsicologia da atenção, velocidade de processamento e perturbações associadas (4h)

Módulo 10. Neuropsicologia da linguagem: Afasias e outras perturbações da linguagem. (4h)

Módulo 11. Funções executivas e síndromes associados. (4h)

Módulo 12. Neuropsicologia Infantil: desenvolvimento cerebral e alterações do neurodesenvolvimento. (4h)

Módulo 13. Neuropsicologia Infantil: medidas de avaliação desenvolvimental. (4h)

Módulo 14. Aspectos gerais da avaliação neuropsicológica; entrevista e anamnese; variáveis importantes a considerar. (4h)

Módulo 15. A psicometria na avaliação neuropsicológica: distribuição normal; z-scores, percentis, T-scores e pontuações escalares; questões metodológicas. (3h)

Módulo 16. Baterias de Avaliação do Funcionamento Cognitivo / Inteligência; Testes de screening do estado mental (6h)

Módulo 17. Avaliação da atenção e velocidade de processamento (4h)

Módulo 18. Avaliação da memória. (4h)

Módulo 19. Avaliação da linguagem. (4h)

Módulo 20. Avaliação das funções perceptivas e motoras (4h)

Módulo 21. Avaliação das funções executivas (4h)

Módulo 22. Elaboração do relatório de avaliação psicológica; discussão de casos clínicos (4h)

Módulo 23. Avaliação Neuropsicológica em populações específicas: idosos, demência, traumatismo cranioencefálico; acidente vascular cerebral; Esclerose Múltipla. (4h)

Módulo 24. Contributos da avaliação neuropsicológica para a reabilitação; indicações para reabilitação baseadas em evidência; exemplos de programas e técnicas usadas em reabilitação cognitiva (6h)

 

Corpo Docente

Prof. Doutora Paula Oliveira

  • Licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto (2002 e 2008, respetivamente), tendo-se especializado na área da Psicologia Clínica e da Saúde. Além disso possui formação complementar no âmbito das Ciências Básicas da Saúde. Os seus interesses de investigação e experiência docente situam-se na interface entre estes dois domínios. Desempenha funções como Professora Auxiliar na Universidade Lusíada – Norte (Porto).

Prof. Doutora Rosana Magalhães

  • Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada – Norte nas UC’s de Neuropsicologia e Psicologia da Linguagem; Neuropsicóloga em contexto privado (Ativamente – Centro Terapêutico e Psicopedagógico, Lda. - Braga); Neuropsicóloga e rater assistente em ensaios clínicos para a demência (Centro Clínico Académico – Braga). Áreas de interesse: Neuropsicologia Clínica, Reabilitação Neuropsicológica, Esclerose Múltipla, demência e declínio cognitivo, dano cerebral adquirido e neurociências. Publicações em diversas revistas internacionais.

Prof. Doutora Sara Cruz

  • Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e Mestre em Psicologia Clínica pela mesma Universidade. Investigadora no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Escola de Psicologia na Universidade do Minho. Docente convidada na Universidade Lusíada – Norte (Porto). Áreas de interesse: Neuropsicologia Clínica, Reabilitação Neuropsicológica, Desenvolvimento infantil e Neurodesenvolvimento.

Mestre Catarina Fernandes

  • Psicóloga Clínica na Clínica Médica Arrifana de Sousa. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Estudante de doutoramento em Psicologia Básica no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Escola de Psicologia na Universidade do Minho. Assistente na docência da disciplina de Introdução às Neurociências; (Ano lectivo 2013/2014). Áreas de interesse: Neuropsicologia Clínica, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica,  Demência e AVC.

Mestre Sónia Sousa

  • Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Estudante de doutoramento em Psicologia Básica no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Escola de Psicologia na Universidade do Minho. Assistente na docência da disciplina de Introdução às Neurociências (regente: Drª Adriana Sampaio; Ano letivo: 2013/2014). Áreas de interesse: Neuropsicologia Clínica, Reabilitação Neuropsicológica, Neurodesenvolvimento, Perturbação obsessivo-compulsiva e Técnicas de Neuroimagem (MRI, DTI, fMRI).
    Gonçalves, O., Sousa, S., Maia, L., Sandra, C., Leite, J.,  Ganho, A., Fernandes-Gonçalves, A.,  Frank, B.,  Pocinho, F.,  Relvas, J., Carracedo, A. & Sampaio, A. (2014). Inferior Frontal Gyrus White Matter Abnormalities in Obsessive Compulsive Disorder. NeuroReport, 26, 495-500.

 

Duração

A duração total do curso 102 horas a ministrar ao longo de aproximadamente 12 semanas.

 

Avaliação

Exame final

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas: até 9 Setembro de 2016
Início do curso: 4 de Outubro de 2016

Horário de funcionamento do curso:. Pós-laboral

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-03-14 17:21