Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

DESENHO DE OBSERVAÇÃO - 2020/2021

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 5.50

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo

Carga Horária

Teórico-prática : 6 Horas

Objectivos Gerais

Na continuidade da Unidade Curricular de Introdução ao Desenho, os objectivos gerais da Unidade Curricular de Desenho de Observação são dar continuidade ao desenvolvimento dos princípios básicos da representação para facilitar a expressão das ideias através do desenho. A UC terá um caracter empírico e experimental e os seus conteúdos levarão o estudante ao desenho do plano e do espaço, ambos indissociáveis das referências do desenho bidimensional e tridimensional.

Objectivos Específicos

Pretende-se dar continuidade à experimentação como meio de conhecimento, fomentando hábitos de trabalho continuado no processo de aprendizagem. Ao assimilar métodos adequados ao exercício do desenho, através da análise, da síntese, das categorias analíticas e da aplicação de esquemas, o estudante é convidado a insistir na experimentação gráfica como modo de conhecimento, continuando a desenvolver o espírito crítico como base de toda a experimentação.

Competências a adquirir

O estudante deverá ter adquirido as capacidades de observação e de representação. Deve ainda:
- Conhecer as proporções figura humana: os cânones clássicos, o conjunto e as partes, a figura
masculina e feminina.
- Compreender que o desenho é uma disciplina, um oficio e um sistema científico gerador da sua própria dinâmica de funcionamento.
- Entender o desenho como um meio de recriar a realidade, compreendendo a diferença entre o objeto a desenhar e a sua representação.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino assenta em dois grandes grupos: o da pesquisa e o do desenho. Através da pesquisa, balizada e contextualizada nas aulas teóricas, conduz-se o estudante ao entendimento do método de produção Arquitectónica de profissionais reconhecidos mundialmente pela sua obra e contribuição para a área cientifica em questão. Através do desenho introduz-se o estudante no campo da observação, pensamento, produção e representação arquitectónica.

Conteúdos Programáticos

O Programa da Unidade Curricular desenvolve-se através de dois temas distintos, mas complementares. Por um lado, o estudante será introduzido no mundo da observação, fomentando-se a educação da visão e da tomada de consciência do mundo que nos rodeia. Por outro lado, será chamado a reconhecer esse mesmo mundo e a representá-lo com base nos cânones estabelecidos para a representação do real.
Assim, o semestre será dividido em dois exercícios: o primeiro, orientado para o estudo da figura humana ao nível da proporção e anatomia. Serão igualmente estudados os cânones clássicos, a figura masculina e feminina, o movimento e a expressão. O segundo, assente na análise arquitectónica, o estudante irá estudar a geometria projectual, as malhas, a estrutura, o ritmo, os cheios e vazios, entre os outros elementos constituintes da cidade. O confronto com a arquitectura construída, o terreno em desenvolvimento na Unidade Curricular de Arquitectura I, assegura e estimula a necessária sensibilidade criativa pois nele convergem importantes questões como a escolha do melhor enquadramento, a selecção dos motivos e a composição do conjunto; o tamanho do desenho, a situação das linhas de horizonte e de terra, a qualidade e elegância do traço, a capacidade de abstracção e a essência do motivo desenhado.
Ambos os exercícios assentarão numa tipologia de aula em que o modo de desenho obedecerá ao esquema de aproximação progressiva ao desenho realista: Esquisso; Esboço; Contorno; Detalhe.

Métodos de Avaliação

A avaliação é contínua e rege-se pelo trabalho realizado durante o tempo lectivo destinado à Unidade Curricular. O acompanhamento, desenvolvimento e cumprimento dos vários momentos de avaliação dos exercícios, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos dos mesmos, constituem juntamente com os elementos de entrega, a matéria de avaliação. Esta unidade curricular terá dois momentos de avaliação compostos por entrega dos trabalhos.

Recursos Didácticos

- Computadores com acesso à internet;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Realização de viagens de estudo;
- Visionamento de filmes.

Palavras Chave

Análise;
Compreensão;
Observação;
Representação.

Bibliografia Principal

Autor Gómez Molina, Juan José
Título Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo
Edição 1ª ed.
Local Madrid
Editora Catedra
Ano 1999
Autor LE CORBUSIER
Título O Modulor - Ensaio sobre uma medida harmônica à es
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora Antígona /Orfeu Negro
Ano 2010
Autor Massironi, Manfredo
Título Ver pelo Desenho
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Edições 70
Ano 1982

Bibliografia Complementar

Autor LASEAU, Paul
Título Graphic Thinking for Architects & Designers
Edição Third edition
Local New York
Editora John Wiley & Sons, INC
Ano 2001
Autor CROWE, Norman; LASEAU, Paul
Título Visual Notes for Architects and Designers
Edição Second Edition
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons, INC
Ano 2012