Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2020/2021
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, aprofundar o estudo e a compreensão das implicações mútuas e recíprocas entre a forma arquitectónica e os sistemas construtivos que a estruturam e a sustentam. Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.
Objectivos Específicos
Investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais e construtivas decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas.
Desenvolver e definir toda a matéria de revestimento e/ou encerramento dos diferentes espaços ao nível do edifício com incidência no plano das fachadas exteriores e todas as superfícies definidoras dos espaços interiores.
Competências a adquirir
Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte planificado e do pormenor construtivo.
Aquisição de competências razoáveis na elaboração do Projecto.
O aluno deve olhar para a construção como estímulo para a criação formal.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teórico/práticos. Nas aulas teórico/práticas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente, o desenvolvimento dos trabalhos.
Conteúdos Programáticos
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do sistema construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas, nas respectivas fases do trabalho semestral.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Sistemas Construtivos está dividido em três fases:
1. Mapa de Acabamentos.
Pretende-se nesta primeira fase do trabalho, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do espaço, integrando de modo coerente métricas construtivas, decorrentes dos detalhe e pormenores adoptados.
1.1. Representação na esc. 1:50 de uma planta e quatro alçados interiores da cozinha/lavandaria.
1.1.1. Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
1.1.2. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas parciais e totais].
1.1.3. Implantação de todos os equipamentos fixos, com implicações ao nível das infra-estruturas de águas e esgotos.
1.1.4. Implantação e estudo métrico de todo o mobiliário fixo, isto é, definidor de limites espaciais.
1.2. Representação do mapa de acabamentos com as seguintes indicações: material utilizado, dimensionamento unitário, função construtiva e áreas totais e parciais, a adoptar para cada espaço, designadamente paredes, pavimentos, tectos e/ou sub-tectos.
2. Cortes planificados.
A partir de um dos alçados interiores representado na primeira fase do trabalho prático, deve representar dois cortes planificados, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
2.1. Representação na escala 1:5, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados nos cortes planificados.
2.1.1. Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.
2.1.2. Identificação das cotas de tosco e acabamento.
2.1.3. Os desenhos dos detalhes e dos cortes planificados, devem ser cotados em cm, e identificadas as suas principais dimensões.
2.1.4. O modelo de legendagem a adoptar no desenho deve identificar claramente, a função construtiva, material utilizado e dimensionamento geral?, dos diversos materiais a aplicar.
3. Detalhe de carpintaria.
Tendo, mais uma vez como referência os desenhos produzidos na primeira fase do trabalho semestral, deve escolher um vão exterior e outro interior para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe de carpintaria, com relevância para a elaboração do projecto de execução.
3.1. Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria.
3.1.1. Os desenhos de pormenor devem ser cotados em cm [cotas relativas], e identificadas as principais dimensões.
3.1.2. Os pormenores devem estar devidamente legendados, com informação relativa à constituição da janela e porta, detalhes de carpintaria, modo de fixação à parede e acabamentos.
3.2. Representação de um quadro por cada vão identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4 ? Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.
Métodos de Avaliação
Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a regularidade e a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Investigação, Pormenor, Detalhe, Execução.
Bibliografia Principal
Autor | BEINHAUER, Peter |
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Título | Atlas de detalhes construtivos |
Edição | 2.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Autor | LOPES, Nuno Valentim |
Título | Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci |
Local | Porto |
Editora | Dissertação de Mestrado, FAUP |
Ano | 2006 |
Autor | GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy |
Título | Manual de construcción de edifícios |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | BUXTON, Pamela |
Título | Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento |
Edição | 5.ª Edição |
Local | Porto Alegre |
Editora | Bookman |
Ano | 2017 |