Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
CONCEPTUALIZAÇÃO CLÍNICA - 2018/2019
      1º ano curricular
      Semestralidade: 2º semestre
      Códigos ECTS: 7   
Docentes
      Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira 
            Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira          
Carga Horária
      Prática Laboratorial  : 2 Horas
Teórico-prática  : 2 Horas
   
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
       O objetivo desta UC é promover conhecimentos de modelos conceptuais e de pressupostos teóricos de
conceptualização clínica, bem como competências de aplicação dos mesmos a casos concretos.   
Objectivos Específicos
       Compreender o significado de conceptualização clínica e a sua importância no processo de intervenção
psicológica, particularmente como elemento de ligação entre a avaliação e a intervenção;
Ter consciência de que a compreensão do funcionamento dos indivíduos é influenciada pelos pressupostos e
princípios dos quadros conceptuais subjacentes;   
Competências a adquirir
       Compreender a importância de utilizar abordagens empiricamente validadas tb no processo de
conceptualização;
Aplicar os princípios e pressupostos das abordagens biopsicossocial e cognitivo-comportamental à
compreensão de diferentes organizações psicológicas merecedoras de atenção clinica;
Ter uma compreensão crítica do potencial e das limitações das abordagens à compreensão de diferentes
condições;   
Metodologia de Ensino
      O ensino combinará metodologias expositivas, demonstrativas e participativas. Os conteúdos teóricos e
conceptuais serão explorados com recurso a exposição oral, e apresentação de conteúdos (power-point, vídeo
de casos). As competências de processo de conceptualização serão promovidas com uso de conceptualização
e discussão casos (a fornecer pelo docente). Tecnologias Web (Moodle) serão utilizadas para promover a
interação entre professor e alunos (fóruns de discussão, exercícios).    
Conteúdos Programáticos
       1. Introdução à conceptualização clínica (CC): definição, objectivos, processo, utilidade;
2.CC em perspectiva: da avaliação à intervenção clínica
3.Conceptualização Biopsicosocial: Identificação dos domínios relevantes do funcionamento; Descrição e
caraterização dos principais domínios de funcionamento; Influências recíprocas entre os principais domínios de
funcionamento
4.Conceptualização Cognitivo-comportamental:
Modelo cognitivo para o desenvolvimento de problemas: experiência inicial, crenças
fundamentais/hipóteses/esquemas, acontecimento, pensamentos, afeto, fisiologia, comportamento;
b. Ciclos Viciosos: processos que mantêm o problema
c. Explicação longitudinal do problema: os cinco Ps: problema, fatores precipitantes, perpetuadores,
predisponentes, fatores de proteção;
d. Contextualizar o problema: pessoal história, contexto, cultura,
5. Conceptualização com diferentes populações clínicas (condições específicas em crianças e adolescentes;
condições específicas em adultos).   
Métodos de Avaliação
Os alunos devem ter assiduidade mínima das aulas de 70%. Os alunos irão proceder à conceptualização clinica de 2 casos fornecidos pela docente (1 com crianças / adolescentes, 1 com adultos), num trabalho escrito a ser entregue no final do semestre e que será o indicador de avaliação contínua (60% da classificação final). Além disso, no final do semestre, os alunos irão fazer um exame final escrito (e que contribuirá em 40% para a classificação final).
Recursos Didácticos
Serviço de consulta da Universidade; B-On; Powerpoints; casos práticos; vídeos ilustrativos;recursos digitais e de internet (ex. Moodle)
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Conceptualização Clínica; Conceptualização Biopsicossoal; Conceptualização Cognitivo-Comportamental
Bibliografia Principal
| Autor | Berman, P.S. | 
|---|---|
| Título | Case Conceptualization and Treatment Planning: Int | 
| Edição | 3rd | 
| Editora | Sage | 
| Ano | 2015 | 
| Autor | Eells, T. D. (Ed.) | 
| Título | Handbook of psychotherapy case formulation | 
| Editora | Guilford Press | 
| Ano | 2011 | 
| Autor | Sperry, L. & Sperr, J | 
| Título | Case Conceptualization: Mastering this Competency | 
| Editora | Routledge. | 
| Ano | 2012 | 
Bibliografia Complementar
| Autor | Ingram, B. L. | 
|---|---|
| Título | Clinical Case Formulations: Matching the Integrati | 
| Autor | Kuyken, W., Padesky, C.A., & Dudley, R. | 
| Título | Collaborative Case Coceptualization: Working Effec | 

 
      
 
       
    
 
       
       
       
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