FAA :: PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ARQUITECTÓNICA

CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ARQUITECTÓNICA

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Miguel Malheiro, Prof. Doutor


Apresentação

As crescentes solicitações de intervenção em edifícios antigos para a sua manutenção e adaptação às necessidades do nosso tempo, pressupõe o conhecimento de critérios de intervenção que garantam a salvaguarda dos seus valores patrimoniais. Este curso aborda as metodologias de intervenção, reconhecidas pelas teorias, cartas e convenções internacionais sobre património mais adequadas aos monumentos e edificado corrente antigo, através de princípios que permitem encontrar meios de intervenção no sistema construtivo dos edifícios que garantam a salvaguarda dos valores patrimoniais, através da recuperação de materiais e das técnicas construtivas tradicionais, segundo um padrão funcional contemporâneo.


Objetivos

Os objetivos do curso são proporcionar a aquisição de competências e formação especializada na área da preservação e reabilitação do património edificado, através do fornecimento de ensinamentos que permitam identificar valores, reconhecer patologias, identificar causas e apontar soluções de reabilitação que permitam a preservação desses valores em conjunto com a introdução de padrões de funcionamento contemporâneo. 


Destinatários

O curso destina-se a Licenciados, Mestres em Arquitetura ou em outras áreas relacionadas com Património Arquitetónico.


Ensino e avaliação

Ensino: exigida a presença, física e/ou a distância, em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Regime de avaliação: Avaliação contínua com exame final escrito obrigatório em cada unidade curricular.
Avaliação presencial sempre que compreenda a realização de pontos escritos.


Titulação

A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à passagem de um certificado de pós-graduado em Reabilitação Arquitetónica. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas terão direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Estrutura curricular e conteúdos programáticos

Módulos Tempo de Trabalho

Módulo 1 - PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO

. Introdução, História e Conceitos (8 horas)
Professor Doutor Miguel Malheiro, Arquitecto

. Valores, Legislação e Critérios de Classificação Patrimonial (8 horas)
Doutor David Ferreira, Historiador

. Da Manutenção à Reabilitação (8 horas)
Professora Doutora Alice Costa, Arquitecta

24 horas

Módulo 2 - TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

. Patologias Materiais e Sistemas Construtivos (10 horas)
Professor Doutor Aníbal Costa, Engenheiro Civil

. Inspeção, Diagnóstico e Reabilitação de Estruturas de Madeira (10 horas)
Tiago Ilharco, Engenheiro Civil

. Reabilitação Térmica e Acústica, Segurança Incêndios (8 horas)
Professor Doutor Rogério Amoêda, Arquitecto

28 horas

Módulo 3 - NOVAS PERSPETIVAS

. O património enquanto recurso cultural/económico/social (8 horas)
Dra. Rosário Machado, Socióloga

. Novas Perspectivas - Casos Exemplares (8 horas)
Arq. João Rapagão

.Workshop – Visitas e trabalho prático (12 horas)
Arq.  João Rapagão
Professor Doutor Miguel Malheiro, Arquitecto

28 horas


Corpo Docente

Profª Doutora Alice Tavares
Investigadora na área dos materiais e reabilitação, Presidente da APRUPP – Associação Portuguesa
para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património. Foi bolseira de investigação de pós-doutoramento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2015-2020), atualmente é investigadora pós-doutorada no CICECO, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, Universidade de Aveiro. Doutorada em Engenharia Civil (2015) com especialização em Reabilitação e Edificado Antigo, foi docente convidada para o curso de Reabilitação do Património da Universidade de Aveiro, onde lecionou as UC de Metodologias de Reabilitação, História da Arquitetura I e II, História de Estruturas e Construção, Materiais Tradicionais, Projeto. É Principal Investigator (PI) da
Universidade de Aveiro para o projeto Europeu ENGINEER (2022-2025). Orienta teses de
doutoramento, pós-doutoramento e mestrado em arquitetura, engenharia civil e conservação e
restauro, nacionais e internacionais. É autora de livros, capítulos e artigos da área da Reabilitação e
estratégias integradas de Conservação. É Membro do Comitê de gestão do Projeto Europeu
Underground Built Heritage as catalyser for community valorisation. É co-autora de vários Relatórios
de inspeção e diagnóstico de edifícios a nível nacional. Membro de CAEs da A3Es para a avaliação
de cursos na área da Reabilitação. É Co-coordenadora geral do FIPA – Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil. Tem sido membro do júri do prémio nacional Nuno Teotónio Pereira (IHRU) e de júris de prémios de municípios, na vertente de Reabilitação de Edifícios. É coordenadora da P3R, Lda na área de projetos de reabilitação. Foi Coordenadora (APRUPP) da Campanha World Heritage Volunteers da WHV-UNESCO, Porto (2021).
Foi membro do grupo de investigação do projeto Europeu Innovation in Intelligent Management of
Heritage Buildings, foi Coordenadora do Grupo Sísmica da Ordem dos Arquitetos, foi Presidente do
CICOP.Net Portugal e Presidente do Núcleo de Arquitetos de Aveiro (distrito) da Ordem dos
Arquitetos.

Prof. Doutor Aníbal Costa
Licenciatura (1976), Doutoramento (1989) e Agregação (2002) em Engenharia Civil pela FEUP.
Professor Catedrático convidado da Universidade de Aveiro. Membro Conselheiro da Ordem dos
Engenheiros com o nº 13892 e especialista em Estruturas. Editor de 26 livros, autor de 7 livros e de
110 capítulos de livros nacionais e internacionais, 126 artigos em revistas internacionais, 66 em
revistas nacionais, 344 artigos em conferências internacionais e 175 em congressos nacionais. Em
parceria com a Direção Regional da Cultura – Norte e com a Direção Geral dos Edifícios e
Monumentos Nacionais (DGEMN) acompanhou as intervenções de reabilitação e reforço estrutural
do património nacional durante mais de 20 anos. Tem trabalhado em vários projetos de colaboração
com o tecido industrial procurando desenvolver técnicas de reparação e reforço de estruturas
existentes, tendo essa colaboração originado mais de 600 relatórios técnicos. Sócio Gerente da firma
Gepectrofa, Lda (1977), onde desenvolve vários projetos de Estruturas e Relatórios de Inspeção e
Diagnóstico, destacando-se a Igreja de S. Francisco de Évora, Prémio Nuno Teotónio Pereira 2016 e
Menção Honrosa da 5ª Edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2017, a Igreja dos
Clérigos no Porto, Prémio Vilalva 2015 e Prémios Europa Nostra 2017, a Associação dos Albergues
Noturnos do Porto, Vencedor da 5ª Edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017, Palácio
Mateus em Vila Real, Fortaleza de Peniche, Palacete da Quinta do Bom Pastor em Lisboa, Sé Catedral
de Lisboa, entre muitos outros.

Doutor David Ferreira
Licenciado em Gestão do Património Cultural pela Universidade Católica de Viseu (1999) e em História da Arte pela Universidade do Porto (2007), Doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto com o tema O Património Cultural na Avaliação de Impactes em Portugal (2014). Acreditado como formador nas áreas História da Arte e Património Cultural, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua / Ministério da Educação (2015). Cofundador do Departamento de Inventário de Bens Culturais da Diocese de Viseu (1999). Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Viseu (1999-2000). Gabinete de Arquitetura José Perdigão, Viseu (2001). Participação em trabalhos arqueológicos: Rua das Pedras Negras, Lisboa (1996); Capela de S. Pedro da Esculca, Viseu (1996); Tongobriga, Marco de Canavezes (1997).
Técnico Superior na Direção Regional de Cultura do Norte (ex IPPAR-Porto) desde 2001, responsável pela instrução de processos de classificação e fixação de ZEP, comissões de avaliação de impacte ambiental, elaboração de instrumentos de gestão de território, grupos de trabalho responsáveis por propostas legislativas e normativas, coordenação de monumentos e projetos de valorização de património, coordenação de projetos INTERREG, orientação de estágios profissionais. Coordenador das medidas de compensação da «Barragem de Foz Tua» e «Cascata do Tâmega», incluindo
construção do Centro Interpretativo de Foz Tua e Centro Interpretativo do Cabeço da Mina, Projeto de Valorização do Vale do Tua (7 monumentos) e Projeto de Valorização das Minas Romanas de Tresminas. Diretor de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte desde agosto de 2019. Grupo de trabalho que propôs o Decreto-Lei 51/2019 e Coordenador da Comissão de Certificação do Caminho de Santiago desde 2019. Coorientação de teses académicas / 2º ciclo na FLUP. Docente da disciplina Teoria e Prática do Património III, ESE - Instituto Politécnico do Porto (1999-2000). Publicação de artigos científicos, organização de reuniões científicas e comunicações em reuniões científicas, lecionação de aulas e formações profissionais nas Faculdades de Letras das Universidade do Porto e Universidade de Coimbra e associações de municípios.

Arq. João Paulo Rapagão
Programa de Doutoramento Arquitetura Moderna y Restauración (1992). Desenvolve atualmente
a dissertação para Doutoramento em Arquitetura. Licenciado em Arquitetura pela FAUTL (1988).
Professor Auxiliar Convidado da Universidade Lusíada, desde 1997, e da Universidade do Minho,
de 2002 a 2008 e em 2022|2023. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação
Calouste Gulbenkian. Integra o Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento da
Zona Histórica do Porto entre 2000 e 2002. Jurado em concursos públicos e prémios de arquitetura
internacionais, nacionais e regionais. Orador em diversos congressos e encontros, especialmente nos
temas do Património e do Exercício da Profissão. Editor e autor de ensaios monográficos. Curador,
com Inês Moreira, do Open House Porto 2018, e dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento
e 50 anos do 25 de Abril em 2023. Exerce arquitetura desde 1988, especialmente em estudos e
projetos de monumentos nacionais e equipamentos coletivos

Prof. Doutor Miguel Malheiro
Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (1994), Doutorado na Escuela Técnica Superior de Arquitetura da Universidad de Valladolid com o tema A Presença da Arquitetura. A arquitetura Românica do vale do rio Sousa (2012). Desde 1994 é docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, sendo Professor Auxiliar desde 2012, regente da UC de Projeto III do 5º Ano com o tema Edificar no (e com) o Património. É Diretor Adjunto do CITAD – Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design, Lisboa, e é responsável pela Linha de Investigação, Intervenção no Património e pelos Projetos PI 16, O Românico Rural na Bacia do Douro e PI 52, Contribuições para a Reabilitação do Património Construído da Vila de Monforte.
De 1996 a 2007 elabora projetos de salvaguarda, revitalização, conservação e valorização de património arquitetónico com a Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). A partir de 2007 exerce atividade como profissional liberal, com especial incidência em projetos e estudos de intervenção no património arquitetónico, salientando-se a coordenação da equipa pluridisciplinar que desenvolveu o Estudo de Conservação, Valorização e Salvaguarda das Envolventes aos Monumentos da Rota do Românico, realizado em três fases, dos 58 imóveis que compõem a Rota do Românico.
É autor e/ou coautor de várias publicações científicas, em revistas e congressos nacionais e internacionais, no domínio da intervenção no património e arquitetura românica. Desenvolve a atividade pedagógica como orientador e júri de várias dissertações de mestrado na área da intervenção no Património. Integra os órgãos sociais da Direção da APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (2018-2023).

Prof. Doutor Rogério Amoêda
Grau em Arquitetura pela FAUP, Mestre em Engenharia Civil – Especialidade em materiais e
reabilitação de construções pela EEUM, Doutor em Arquitetura – Especialidade em Tecnologias da
Construção pela EAUM. Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade
Lusíada e Investigador do CITAD – Grupo de Investigação de Tecnologias. Paralelamente, exerce a
atividade profissional de arquitetura.

Dra. Rosário Machado
Doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Licenciada em Sociologia pela
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Gestão de Centros Urbanos,
promovida pela Urbe, no âmbito da qual efetuou estágios em Londres e Turim. Pós-graduada em
Turismo, Ordenamento e Gestão do Território. Curso de Gestão Pública na Administração Local, pelo
CEFA. O seu percurso profissional principia por terras de Moçambique, em 1996, como cooperante. Em 1997, aceita o desafio de vir para a região Norte coordenar tecnicamente o projeto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa na VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa. De 2006 a 2021 é diretora da Rota do Românico. Funda e assume funções de Diretora do Centro de Estudos do Românico e Território e, entre outros, é responsável geral pelo projeto de programação cultural supra municipal Palcos do Românico.
De 2013 a 2021 integra a Direção Executiva da TRANSROMANICA I Itinerário Cultural do Conselho
da Europa. Em 2021 assume funções na Câmara Municipal de Amarante como Diretora de
Departamento de Cultura.
Membro do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), em 2014, foi perita
avaliadora de proposta a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) dos “Caminhos de Santiago no Norte de Espanha |
extensão dos “Caminhos de Santiago de Compostela” (Espanha). Integra o Conselho Científico e a
comissão executiva do Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal | Brasil e o
Conselho Científico da Ribeira Sacra, Espanha. Autora de vários artigos sobre a temática do desenvolvimento regional, património, cultura e turismo.
Colunista do projeto de comunicação online patrimonio.pt e membro do Conselho Editorial do Jornal
de Notícias. É Dirigente no Corpo Nacional de Escutas.

Engº Tiago Ilharco
Licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Reabilitação do Património Edificado pela FEUP, tendo frequentado o 13th International Course on Wood Conservation Technology, organizado pelo ICCROM na Noruega. Sócio-fundador do NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda., Presidente do Conselho Fiscal da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património e Membro da Assembleia Geral do Gecorpa – Grémio do Património, trabalha desde 2005 na área da reabilitação do património edificado. Neste período participou em diversos projetos que envolvem a inspeção, o diagnóstico, a análise estrutural e o dimensionamento de soluções de reabilitação e reforço de edifícios antigos. Como resultado do trabalho desenvolvido tem diversas publicações na área da inspeção e reforço de estruturas antigas, sendo docente convidado na Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, e tendo participações como coorientador e arguente de teses de mestrado em diferentes universidades. Tem diversas publicações na área da inspeção e reforço de estruturas antigas. membro das ações COSTFP1101, FP1402 e do Comité Técnico CEN/TC250/SC5.


Duração, horário e local de funcionamento

A Pós-Graduação tem a duração de 80 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo. 
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral, 2 dias/semana, no horário sextas-feiras 18.00-22.00h, sábados 9.00h – 13.00h.
Centro Universitário Lusíada – Norte, Campus do Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até 29 de setembro 2023
Início das aulas:  16 outubro de 2023


Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 115€
Propina: 800€
Comparticipação no seguro escolar: 55€


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2023-04-04 08:49