Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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ARQUITECTURA II - 2023/2024

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Prof. Doutor Ricardo Melo
Assistentes: Prof. Doutor Teste

Carga Horária

Teórica : 2 Horas
Teórico-prática : 10 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Desenvolver e consolidar capacidades instrumentais e conceptuais para o projeto pelo desenho e pesquisa dos exemplares arquitetónicos e urbanos que configuram a herança disciplinar. Desenvolver diferentes tipologias do habitar doméstico, explorando as relações internas e externas, a responsabilidade e a permeabilidade conceptual, formal e ambiental, em função do programa e do contexto. Capacitar crítica e criativamente para a fundamentação das opções de projeto em ambiente pluridisciplinar.

Objectivos Específicos

1- Projetar para a cidade (e não para o objeto), dominando topografia e contexto; 2- Conhecer sistemas modulares, também como economia pela seriação; 3- Organizar coerentemente acessos e distribuição, explorando transições público/privado, exterior/interior, social/íntimo; 4- Interpretar programa criativamente e dominar sua aplicação; 5- Transmitir corretamente a proposta, gráfica e tridimensionalmente, escrita e oralmente; 6- Definir critérios compositivos, hierarquia, escala e proporção.

Competências a adquirir

Entendimento concetual da proposta arquitetónica; - capacidade de hierarquização das diversas variáveis que informam a disciplina, construindo uma síntese; - domínio do vocabulário disciplinar; - construção de referenciais arquitetónicos; - capacidade de investigação produtiva; - domínio das ferramentas de representação bi e tridimensional; - compreensão dos processos de inserção e transformação urbanos; - rigor de dimensionamento; - controle de escala e proporção; - metodologia projetual.

Metodologia de Ensino

Pretende-se através do cruzamento das aulas teóricas e teórico-práticas explorar o programa doméstico nas diferentes tipologias, realidades e possibilidades. Os trabalhos práticos serão complementados com trabalhos teóricos. Os exercícios arquitetónicos propostos pretendem trabalhar áreas urbanas consolidadas, com escalas e relações de contexto diferenciadas.

Conteúdos Programáticos

O tema proposto para a unidade curricular de Arquitetura II é “habitação multifamiliar” e está dividido em dois exercícios complementares, explorando diferentes tipologias e contextos – da habitação tradicional à experimentação radical, suportando-se na pesquisa histórica e teórica que enquadram os dois modelos.
Pretende-se estimular uma visão alargada do tema, enquadrando-o na sua história e sentido fundador da prática arquitetónica.
O programa doméstico deverá ser testemunho de cada momento integrando também as marcas de intemporalidade. A sua expressão física deve adaptar-se na resposta às exigências mutáveis – tecnologia, ambiente, sociedade, e resolver as exigências persistentes – proteger, guardar e libertar.
Orientar-se-ão os alunos para a experimentação e síntese dos diversos domínios envolventes à arquitetura em geral e à habitação em particular, de modo a estabelecer um percurso formal e espacial coerente desde o espaço privado ao espaço público e vice-versa, conhecendo as preocupações intemporais e a responsabilidade social da arquitetura doméstica e urbana.
Nesse sentido propõe-se exercícios de complexidade crescente que exploram as diferentes possibilidades do habitar doméstico em contexto multifamiliar e urbano. Serão abordadas as questões fundamentais do desenho de espaços habitacionais, propondo a visita a temas como: Segurança e Conforto; Casa e Cidade; Contexto e Integração; Flexibilidade e Perenidade; ‘Genius Loci’ e ‘Zeitgeist’; Exposição e Clausura; Multi e Unifamiliar; Família e Indivíduo.
Os exercícios procurarão controlar: contexto urbano, ordem e ritmo, estrutura e matéria; forma e proporção, experimentando soluções de modulação e agregação.
Se o programa doméstico é a base para o entendimento das relações entre espaços servidos e servidores, da hierarquização, da organização e controlo dos fluxos - circuitos e circulações, que dão vida à habitação, mas também à cidade, o espaço urbano é, cada vez mais, o suporte para um conceito de ‘habitar’ que ultrapassa os limites da esfera doméstica.
No primeiro semestre, o exercício 1, com a duração do primeiro semestre, realiza-se em contexto urbano consolidado e pretende conferir ao aluno a capacidade de manipular as componentes urbanas explorando a articulação do novo com a pré-existência, desenvolvendo um programa habitacional multifamiliar de tipologia tradicional. Simultaneamente serão desenvolvidos trabalhos de investigação bibliográfica e formal acerca de um modelo de habitar futuro.
No segundo semestre o exercício 2, retoma o terreno anterior, de modo a ganhar tempo para a investigação tipológica, experimentando uma variação programática que antecipe cenários perante as transições climáticas, sociais, energéticas, financeiras e familiares que se avizinham, tirando partido de modelos habitacionais híbridos, abertos e flexíveis.
Nas aulas teórico-práticas dar-se-á assistência individual aos trabalhos em desenvolvimento, procurando, sempre que possível, alargar a discussão à turma ou turmas procurando também a interdisciplinaridade com outras unidades curriculares.
Nas aulas teóricas, procurar-se-á através da exposição de conceitos estruturantes e projetos de referência, mostrar as motivações, métodos e instrumentos que servem para construir diferentes realidades habitáveis, considerando a dinâmica entre teoria e prática num mundo cada vez mais interdependente. Paralelamente será dada especial atenção aos meios de representação e apresentação gráfica ou multimédia.

Métodos de Avaliação

A avaliação será feita com aulas de contacto com os estudantes onde será dado acompanhamento individual e terá dois momentos intercalares de avaliação em cada semestre, culminando nas frequências previstas para o ano letivo. As avaliações intercalares serão feitas através de entregas preliminares de diferentes fases dos projetos, de trabalhos teóricos e apresentações orais.

Recursos Didácticos

Exposição de exemplares arquitetónicos da história e teoria. Execução de trabalhos teóricos. Crítica comparada para incentivo da resolução de problemas e evolução das respostas. Visitas de estudo e palestras de convidados em regime de ‘aulas abertas’.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Habitar; Contexto; Processo; Sustentabilidade; Composição

Bibliografia Principal

Autor CABRITA, António Reis
Título O Homem, a Casa e o Ambiente Urbano
Edição
Local Lisboa
Editora LNEC
Ano 1995
Autor SCARDI , Gabi
Título Less – Alternative Living Strategies
Edição
Local Milano
Editora 5 Continents
Ano 2006
Autor PORTAS, Nuno
Título A Cidade como Arquitectura
Edição
Local Lisboa
Editora Horizonte
Ano 1969

Bibliografia Complementar

Autor KIERON, Stefan and TIMBERLAKE, James
Título Re-fabricating Architecture
Edição
Local New York
Editora McGraw-Hill
Ano 2003
Autor SIZA, Álvaro
Título Uma questão de medida
Edição
Local Casal Cambra
Editora Caleidoscópio
Ano 2009