Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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EDIFICAÇÕES - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Edificações tem como objectivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projecto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Edificações com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.

Objectivos Específicos

Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os maios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.

Competências a adquirir

Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projecto de comunicação à Obra.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.

Conteúdos Programáticos

Detalhe construtivo e sua pormenorização em diferentes escalas.
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projecto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto, que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Edificações está dividido em três
fases:

[1.ª fase] Alçados interiores – A3.
Pretende-se, nesta primeira fase do trabalho, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos, indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas construtivas, decorrentes dos detalhes e pormenores adoptados.
1.1. Representação, na esc. 1:50, de uma planta e quatro alçados interiores de, pelo menos, três espaços [ex: cozinha, lavandaria e sala, ou quarto, i. s. e circulação].
1.1.1. Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
1.1.2. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas parciais e totais].
1.1.3. Implantação de todos os equipamentos fixos, com implicações ao nível das infra-estruturas de águas e esgotos.
1.1.4. Implantação e estudo métrico de todo o mobiliário fixo, isto é, definidor de limites espaciais.
1.2. Representação, do mapa de acabamentos, com as seguintes indicações: “material utilizado”, “dimensionamento unitário”, “função construtiva” e áreas totais e parciais a adoptar para cada espaço, designadamente, paredes, pavimentos, tectos e/ou sub-tectos.

[2.ª fase] Cortes planificados – A2.
A partir de um dos alçados interiores na primeira fase do trabalho prático, deve representar os cortes planificados, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
2.1. Representação, na escala 1:10, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados nos cortes planificados.
2.1.1. Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.
2.1.2. Identificação das cotas de tosco e acabamento.
2.1.3. Os desenhos dos detalhes e dos cortes planificados, devem ser cotados em cm, e identificadas as suas principais dimensões.
2.1.4. O modelo de legendagem a adoptar no desenho deve identificar claramente, a “função construtiva”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais a aplicar.

[3.ª Fase] Esquadrias – A2
Fica ao encargo do estudante nesta terceira fase do exercício semestral, a escolha de um vão exterior e outro interior, para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe, com relevância para o estudo das métricas compositivas e espaciais, importantes para a fundamentação e expressão arquitectónica do edifício estudado.
3.1. Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria e ou serralharia.
3.1.1. Os desenhos de pormenor devem ser cotados em cm [cotas relativas], e identificadas as principais dimensões;
3.1.2. Os pormenores devem estar devidamente legendados, com informação relativa à composição da janela e porta, detalhes de carpintaria e ou serralharia, modo de fixação à parede e acabamentos.
3.2. Representação de um quadro por cada vão, identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4–Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.

Métodos de Avaliação

Pelo carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda
cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

. Investigação;
. Corte Planificado;
. Materialidade;
. Construtividade;
. Detalhe;

Bibliografia Principal

Autor DEPLAZES, Andrea
Título Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2010
Autor LOPES, Nuno Valentim
Título Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci
Local Porto
Editora Dissertação de Mestrado, FAUP
Ano 2006
Autor GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy
Título Manual de construcción de edifícios
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor FRAMPTON, Kenneth
Título Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica
Autor MASCARENHAS, Jorge
Título Sistemas de Construção, I, II, III.....XV
Edição 6.ª Edição
Local Lisboa
Editora Livros Horizonte
Ano 2010