Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
EDIFICAÇÕES - 2023/2024
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Edificações tem como objectivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projecto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Edificações com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.
Objectivos Específicos
Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os maios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.
Competências a adquirir
Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projecto de comunicação à Obra.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
Detalhe construtivo e sua pormenorização em diferentes escalas.
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projecto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto, que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Edificações está dividido em três
fases:
[1.ª fase] Alçados interiores – A3.
Pretende-se, nesta primeira fase do trabalho, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos, indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas construtivas, decorrentes dos detalhes e pormenores adoptados.
1.1. Representação, na esc. 1:50, de uma planta e quatro alçados interiores de, pelo menos, três espaços [ex: cozinha, lavandaria e sala, ou quarto, i. s. e circulação].
1.1.1. Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
1.1.2. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas parciais e totais].
1.1.3. Implantação de todos os equipamentos fixos, com implicações ao nível das infra-estruturas de águas e esgotos.
1.1.4. Implantação e estudo métrico de todo o mobiliário fixo, isto é, definidor de limites espaciais.
1.2. Representação, do mapa de acabamentos, com as seguintes indicações: “material utilizado”, “dimensionamento unitário”, “função construtiva” e áreas totais e parciais a adoptar para cada espaço, designadamente, paredes, pavimentos, tectos e/ou sub-tectos.
[2.ª fase] Cortes planificados – A2.
A partir de um dos alçados interiores na primeira fase do trabalho prático, deve representar os cortes planificados, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
2.1. Representação, na escala 1:10, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados nos cortes planificados.
2.1.1. Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.
2.1.2. Identificação das cotas de tosco e acabamento.
2.1.3. Os desenhos dos detalhes e dos cortes planificados, devem ser cotados em cm, e identificadas as suas principais dimensões.
2.1.4. O modelo de legendagem a adoptar no desenho deve identificar claramente, a “função construtiva”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais a aplicar.
[3.ª Fase] Esquadrias – A2
Fica ao encargo do estudante nesta terceira fase do exercício semestral, a escolha de um vão exterior e outro interior, para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe, com relevância para o estudo das métricas compositivas e espaciais, importantes para a fundamentação e expressão arquitectónica do edifício estudado.
3.1. Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria e ou serralharia.
3.1.1. Os desenhos de pormenor devem ser cotados em cm [cotas relativas], e identificadas as principais dimensões;
3.1.2. Os pormenores devem estar devidamente legendados, com informação relativa à composição da janela e porta, detalhes de carpintaria e ou serralharia, modo de fixação à parede e acabamentos.
3.2. Representação de um quadro por cada vão, identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4–Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.
Métodos de Avaliação
Pelo carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda
cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
. Investigação;
. Corte Planificado;
. Materialidade;
. Construtividade;
. Detalhe;
Bibliografia Principal
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | LOPES, Nuno Valentim |
Título | Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci |
Local | Porto |
Editora | Dissertação de Mestrado, FAUP |
Ano | 2006 |
Autor | GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy |
Título | Manual de construcción de edifícios |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | FRAMPTON, Kenneth |
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Título | Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica |
Autor | MASCARENHAS, Jorge |
Título | Sistemas de Construção, I, II, III.....XV |
Edição | 6.ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Livros Horizonte |
Ano | 2010 |