Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

ESTÁTICA - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Mestre Carlos Garcia
Assistentes: Mestre Carlos Garcia

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Tendo presente que a transmissão de conhecimentos na área da Engenharia Civil deve ser contínua e gradual ao longo do curso, e ajustada ao curso de Arquitectura, elaborou-se o programa da disciplina de Estática de modo a que as matérias abordadas transmitissem os conhecimentos necessários à compreensão do comportamento dos diferentes elementos estruturais, constituintes das estruturas dos edifícios. A disciplina abrange assim matérias da área da Estática.

Objectivos Específicos

Sendo uma disciplina preparatória e introdutória à disciplina de Sistemas Estruturais, o objectivo da disciplina é sensibilizar os alunos para a problemática da Estática como parte integrante do sistema construtivo e estrutural. Os alunos adquirem assim conhecimentos que lhes permitem uma melhor compreensão da importância dos elementos estruturais, do seu comportamento, do seu funcionamento, da sua localização e espaço que ocupam nos projectos que desenvolvem.

Competências a adquirir

Através das matérias a abordar, os alunos adquirem conhecimentos que lhes permitem determinar o valor das cargas que os elementos estruturais têm de suportar em função das características do projecto em estudo. Adquirem assim bases para poderem vir a obter a ordem de grandeza da dimensão dos elementos estruturais, dados essenciais a ter em conta na execução de um projecto de Arquitectura, de modo a melhor aí os integrar.

Metodologia de Ensino

A abordagem da matéria é realizada através de uma introdução teórica, à qual se segue a realização de exercícios práticos de aplicação da mesma.

Conteúdos Programáticos

CARGAS EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS:
- Classificação das estruturas tendo em conta o seu funcionamento: Vigas (sistemas planos); Pórticos (sistemas planos); Arcos; Treliças (sistemas planos).
- Tipo de cargas: Cargas concentradas; Cargas uniformemente distribuídas; Carga momento; Cargas móveis.
- Simbologia e unidades.
EXIGÊNCIAS REGULAMENTARES:
- Critérios gerais de verificação de segurança: Estados limites últimos; Estados limites de utilização.
- Classificação das acções: Acções permanentes; Acções variáveis; Acções de acidente.
- Critérios de quantificação das acções.
- Critérios de combinação das acções: Verificação dos estados limites últimos ( Combinações fundamentais; Combinações de acções para situações de projecto acidentais; Combinações de acções para situações de projecto sísmicas); Verificação dos estados limites de utilização (Combinação característica; Combinação frequente; Combinação quase-permanente).
- Quantificação das acções: Acções permanentes (Pesos de paredes divisórias em edifícios); Acções variáveis (Sobrecargas; Acção do vento; Acção da neve; Acção dos sismos; Acção das variações de temperatura).
SISTEMAS DE FORÇAS:
- Definições e conceitos fundamentais.
- Resultante de um sistema de cargas concentradas: Adição de cargas concentradas (Regra do paralelogramo – solução gráfica; Regra do polígono de forças – solução gráfica; Componentes rectangulares de uma carga concentrada – solução trigonométrica).
- Resultante de uma carga uniformemente distribuída.
- Momento de uma força em relação a um ponto: Componentes rectangulares do momento de uma força; Teorema de Varignon.
- Redução de sistemas de forças: Equilíbrio de um sistema de forças.
- Corpos rígidos: Graus de liberdade; Condições de equilíbrio nos sistemas planos; Vínculos (Tipos de apoios e suas reacções; Transmissões ou ligações); Cálculo das reacções nos apoios das vigas (Convenção de sinais e sentidos da resistência dos materiais; Sistemas estaticamente determinados e indeterminados).
- Classificação das estruturas quanto ao n.º de incógnitas e equações: Estruturas isostáticas; Estruturas hiperestáticas; Estruturas hipoestáticas.
SISTEMAS RETICULADOS:
- Sistemas reticulados deformáveis e indeformáveis.
- Treliças planas.
- Treliças espaciais.
- Natureza dos esforços nas barras dos sistemas reticulados planos.
- Sistemas reticulados planos isostáticos, hiperestáticos e hipoestáticos.
- Cálculo dos esforços nas barras das treliças planas: Equilíbrio, nó a nó, das treliças planas – método analítico; Método de Ritter – método analítico; Método Maxwell-Cremona – método gráfico.
- Tipos de triangulação de treliças planas.
- Geometria e tipos de uniões dos nós das treliças planas.
- Definição geométrica de treliças espaciais.
- Métodos de análise estrutural das treliças espaciais.
- Geometria e tipos de uniões dos nós das treliças espaciais.

Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos, em função do aproveitamento revelado pelos alunos, é realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da Universidade Lusíada, que é parte integrante do Estatuto da Universidade Lusíada, e como tal, é tida em conta a assiduidade às aulas e desempenho dos alunos nas mesmas e a realização das provas escritas.

Recursos Didácticos

A introdução teórica da matéria é realizada com a visualização de elementos que ficam disponíveis aos alunos na plataforma moodle. Após a introdução teórica segue-se a realização de exercícios referentes à matéria, ficando os enunciados desses mesmos exercícios também disponíveis aos alunos na plataforma moodle.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Estruturas;
Cargas;
Sistemas;
Treliças.

Bibliografia Principal

Autor TIMOSHENKO, Stephen P.
Título Resistência dos Materiais
Local Rio de Janeiro
Editora Livros Técnicos e Científicos Editora
Ano 1983
Autor DECRETO-LEI N.º 235/83, DE 31 DE MAIO
Título Regulamento de Segurança e Acções para Edifícios e
Local Lisboa
Editora Imprensa Nacional-Casa da Moeda, E. P.
Ano 1986
Autor
Título Eurocódigo 1 - Acções em estruturas
Edição NP EN 1991-1
Local Lisboa
Editora CEN - Comité Europeu de Normalização
Ano 2009 e 2010

Bibliografia Complementar

Autor HIBBELER, R. C.
Título Estática - Mecânica para Engenharia