Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

DESIGN INCLUSIVO - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O Design Inclusivo, ou Universal, tem como finalidade a concepção de espaços, produtos e serviços, utilizáveis com eficácia, segurança e conforto pelo maior número de pessoas possível, independentemente das suas capacidades.
O objectivo fundamental do Design Inclusivo parece ser consensual, uma vez que será difícil encontrar um local ou objecto de utilização diária que não tenha sido pensado, desenhado, produzido ou construído por pessoas e para as pessoas.

Objectivos Específicos

Pretende-se fazer uma abordagem em torno das questões que rodeiam o Design Inclusivo e que contribua para provocar uma mudança de atitude face ao conceito de utilizador com necessidades especiais, algo que a sociedade actual restringe ao usuário portador de deficiência física ou mental, mas que, na verdade, se aplica a todos nós quando nos encontramos em situações específicas de não compreensão ou incapacidade de realização de tarefas e de acções quotidianas.

Competências a adquirir

- Conhecimento dos conceitos antropometricos/ergonómicos.
- Compreensão e análise crítica da importância da definição das características dos espaços e pormenores construtivos de acordo com a função e cos diferentes utilizadores.
- Reconhecimento de reacção ou intimidação no comportamento humano provocados pelo impacto das características espaciais baseadas nas suas características físicas.
- Conhecimento e aplicação do Decreto Lei nº163/2008.

Metodologia de Ensino

As aulas abordarão exemplos diversos, motivando a capacidade de análise e consequente debate, das questões apresentadas.
Como apoio à investigação, os alunos desenvolverão trabalhos práticos permitindo o conhecimento da relação teoria e prática.

Conteúdos Programáticos

O design universal
Design Inclusivo enquanto paradigma de essência pluridisciplinar e pluricultural.
Design Inclusivo enquanto praxis de valores éticos, sociais e culturais
A relação bionívoca entre o ser humano e o espaço
O impacto físico e psicológico do layout apresentado por um determinado espaço e consequentes reacções e/ou inibições.
Caracterização antropométrica, ergonómica e funcional do utilizador, quer na arquitectura, quer no urbanismo.
.Identificação do individuo e do individuo com requisitos especificos.
Caracterização dos requisitos funcionais/comportamentais de uma população: a negação do individuo standard.
As barreiras arquitectónicas
A globalização. O lugar antropológico e o não lugar.
Onde e como se relaciona hoje a arquitectura com o Ser e com o Universo.
A carta dos Direitos do Homem.
Legislação vigente: Decreto- Lei nº163/2006 de 8 de Agosto.

Métodos de Avaliação

A avaliação será feita com base na assiduidade, participação e empenhamento nos debates feitos nas aulas durante o contacto privilegiado pelo espaço lectivo, na execução e apresentação de trabalhos de aplicação dos conhecimentos.
Os trabalhos pedidos, são objecto de enunciado próprio, seguindo a metodologia mais apropriada para o objectivo a atingir e devidamente calendarizados.

Recursos Didácticos

Os componentes do ambiente de aprendizagem a utilizar serão os elementos bibliográficos referidos. Bases de dados existentes na Mediateca. Equipamento informático, HW(Pc) e SW (power point) para apresentação de trabalhos dos alunos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Inclusividade
acessibilidade
mobilidade e
usabilidade

Bibliografia Principal

Autor KEATES, Simeon; CLARKSON, John
Título Countering design exclusion – An introduction to
Local London
Editora Springer
Ano 2004
Autor PANERO, Julios; ZELNIK, Martin
Título O Dimensionamento Humano para Espaços Interiores
Local Barcelona
Editora Ediciones G. Gilli,SA
Ano 2002

Bibliografia Complementar

Autor KEATES, Simeon; CLARKSON, John
Título Inclusive Design: Design For The Whole Population
Edição 2ª Edição
Local London
Editora Springer
Ano 2003
Autor GAVRIEL Salvendy (ed.)
Título Handbook Of Human Factors And Ergonomics
Edição 3ª ed.
Local Nova Iorque
Editora John Wiley & Sons
Ano 2005