Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos à Gestão da Cadeia de Abastecimento. A disciplina procura dar uma visão complementar das componentes offline e online contemplando os pontos de vista estratégico e operacional.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre a gestão de cadeia de abastecimento no contexto da empresa considerando o seu funcionamento interno e o ambiente envolvente;
2. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas relativas à gestão da cadeia de abastecimento no atual contexto digital, contemplando o comércio eletrónico e o omnichannel.

Competências a adquirir

1.Compreender, em geral, os conceitos, estratégias e aplicações da gestão de cadeia de abastecimento na atual era digital;
2.Entender, de uma forma complementar, o conceito de gestão de cadeia de abastecimento, analisando de forma crítica o desempenho e as práticas operacionais da empresa.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing Direto com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1.Conceptualização da Gestão de Cadeia de Abastecimento (GCA)
1.1 Conceito de GCA
1.2 Ambiente competitivo e influência na GCA
1.3 Conceito de omnichannel
1.4 Estratégias de distribuição
1.5 Visão operacional da GCA
2.Novos cenários da GCA
2.1 O comércio eletrónico
2.2 Planeamento e gestão da loja online
2.3 Logística associada ao comércio eletrónico
2.4 Integração entre canais offline e online
2.5 Experiência do utilizador no contexto omnichanel

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Gestão da cadeia de abastecimento; omnichannel, comércio eletrónico; logística.

Bibliografia Principal

Autor Carvalho, José Crespo
Título Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Edição 3ª Edição
Local Lisboa
Editora Edições Sílabo
Ano 2020
Autor Myerson, Paul
Título Omni-Channel Retail and the Supply Chain: Working
Edição 1st Edition
Local Boca Raton
Editora Taylor & Francis
Ano 2021
Autor Blokdyk, Gerardus
Título Omnichannel Supply Chain A Complete Guide
Editora 5STARCook
Ano 2021