Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN III - 2022/2023
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutora Benedita Camacho
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Domínio dos fundamentos do Design Global;
Consolidação do pensamento crítico, analítico e sistémico;
Antecipação do futuro, pela transformação e construção do conhecimento;
Construção da consciência do contexto profissional bem como a responsabilidade social.
Objectivos Específicos
Identificação, análise e articulação de semelhanças a nível nacional e internacional;
Adequação de valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais, sustentáveis;
Desenvolver produtos a nível empresarial aplicando os conhecimentos adquiridos;
Desenvolver e apresentar rigorosamente projetos 3D à escala humana;
Dominar com rigor desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders;
Adaptar e implementar autonomamente processos e produtos de design em contexto real.
Competências a adquirir
Compreensão e aplicação do design como estratégia integrada e transdisciplinar;
Capacidade de aplicar um pensamento analítico, critico e sistémico e, de recorrer à investigação como o instrumento estratégico da inovação;
Capacidade de interpretar e recriar briefings e, de dirigir e coordenar processos de Design;
Saber apresentar, fundamentar, sustentar e comunicar ideias;
Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor.
Metodologia de Ensino
1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto para este ano como agregador trata-se dos desafios incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplem não só o meio académico como também o contacto e atenção à sociedade envolvente. Dos grandes projetos destaque para:
Ex.1 DESIGN DE INTERIORES
Foco: dois espaços comunicantes numa habitação
P1 DESIGN DE INTERIORES
Foco: Cabines de meditação urbana, concurso internacional
Enquadramento geográfico e socio-cultural;
Princípios do design inclusivo/social e do Human Center Design;
Conjuntura económica e design social;
Diferenciação de espaço privado e espaço social;
Resolução de problemas espaciais;
Fatores físicos, psicológicos;
Cores, têxteis, iluminação e materiais para um ambiente interior;
Características funcionais, estéticas e de produção;
Desenhos técnicos, cotagens e modelação 3D.
P2 DESIGN DE INTERIORES
Foco: Espaço para migrantes e refugiados, concurso internacional
Princípios do design social e do Human Center Design;
Diferenciar espaços públicos e privados;
Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos;
Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
Dominar princípios de ergonomia e antropometria para o espaço;
Dominar desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders;
P3 DESIGN DE EQUIPAMENTO
Foco: Design urbano e equipamentos multifuncionais, parceria com empresa
Mobiliário urbano para espaço público;
Projetos tridimensionais à escala humana e enquadrado no ambiente urbano;
Ergonomia e antropometria do produto no espaço urbano público;
Fatores e valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
Diferenciação de espaço privado e espaço social;
Resolução de problemas espaciais multifuncionais;
Funcionalização e otimização de recursos existentes (naturais e humanos);
Fatores físicos, psicológicos;
Analisar valores económicos de produção.
Características Funcionais, Estéticas e de Produção;
Representação técnica, cotagem, modelações 3D e renders;
P4 DESIGN DE EQUIPAMENTO URBANO
Foco: Design de produto, interiores e comunicação, parceria com empresa
Promover o espírito critico e analítico;
Aplicar os conhecimentos anteriormente apreendidos;
Explicar, através do desenho, ideias e conceitos;
Compreender a importância da ergonomia e antropometria, e dominar a aplicação destes conceitos;
Noção de escala e volume. Os objetos no espaço, e o espaço dos objetos.
Fazer relacionar estética e função;
Dominar software de modelação e renderização tridimensional;
Compreender o conceito Design for Manufacturing, e sua aplicabilidade;
Relacionar diferentes materiais e processos produtivos, limitações e custos;
Comunicar um produto/ideia/conceito.
Todas as temáticas anteriormente referidas desenvolver-se-ão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projetuais; memórias descritivas de projeto; e meios de concretização/maquetização.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação bem como do Regime Excepcional de Avaliação Contínua da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas, a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das quatro grandes propostas de trabalho anteriormente referenciadas e, por último, nas provas de frequência.
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas; Moodle; bibliografia e webgrafia; computador; projector multimédia; quadro; materiais riscadores; aulas abertas, visitas de estudo, Microsoft Teams.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design de interiores; Design Especulativo; Design Social; Design Universal; Design Sustentável; Design Lúdico; Design Educativo
Bibliografia Principal
Autor | LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis |
---|---|
Título | Practical Research: Planning and Design |
Edição | 10.ª ed. |
Local | England |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2013 |
Autor | Fletcher, H |
Título | The Principles of Inclusive Design |
Local | London |
Editora | Commission for Architecture and the Built Environm |
Ano | 2006 |
Autor | BEYLERIAN, George; DENT, Andrew |
Título | Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang |
Local | London |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
---|---|
Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio |
Título | Design for Environmental Sustainability |