Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2022/2023

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Teoria e História, relacionada com o domínio científico do design.
Compreender a prática do design em contextos sociais, culturais e económicos específicos.
Aplicar as nomenclaturas e vocabulário próprio, específicos do design.
Analisar a multiplicidade inscrita na prática do design.
Compreender a complexidade da comunicação designer/produto/ utilizador.

Objectivos Específicos

Promover análises sincrónicas e diacrónicas do design.
Dotar os alunos de ferramentas e conhecimentos que permita a produção de conhecimento científico na área do design.
Compreender o processo de comunicação.
Entender as diferentes perspetivas do designer e do utilizador no processo de comunicação.
Compreender o papel do design emocional na relação comunicacional com o utilizador.
Reconhecer a importância da comunicação no desempenho do ser designer.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Realizar autonomamente a crítica e a argumentação no design.
Identificar e relacionar conceitos específicos da teoria da comunicação.
Compreender o "paradigma comunicacional".
Entender o processo evolutivo das intervenções sistemáticas da imagem dos produtos.
Compreender a importância da dimensão comunicacional inteligível dos produtos no mercado.
Reconhecer a dimensão semiótica no poder comunicativo dos produtos.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivos e interrogativos durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios básicos da teoria da comunicação
- A comunicação e a sua evolução;
- A comunicação enquanto fenómeno;
- A comunicação como processo.
2. Comunicação e semiótica
- Semiologia e semiótica;
- Semiótica aplicada;
- A comunicação do produto no(s) mercado(s);
3. A ideia, o objeto e o utilizador
- O objeto e a satisfação de necessidades do utilizador;
- As funções do objeto e o seu poder comunicativo;
- A estética e a perceção estética do objeto.
4. O processo de comunicação na relação designer/produto/utilizador.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a intervenção oral nas aulas; b) um trabalho de pesquisa individual; c) dois pontos escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audiovisuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de estudos de caso;
Trabalhos individuais e/ou de grupo para apresentação e debate.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação. Perceção. Semiótica. Emoção.

Bibliografia Principal

Autor KLYUKANOV, Igor E.; ; SINEKOPOVA, Galina V.
Título Communication theory through the ages
Local London
Editora Routldge
Ano 2019
Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2005
Autor Norman, Donald A.
Título The design of everyday things.
Local Cambridge
Editora MIT PRESS LTD
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor RODRIGUES, Adriano Duarte
Título O Paradigma Comunicacional - História e Teorias
Autor PAPANEK, Victor
Título Arquitectura e Design, Ecologia e Ética.