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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de atividade. Será dada uma particular ênfase ao marketing ao marketing digital e marketing internacional.
Objectivos Específicos
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de atividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de atividade económica e social.
II As grandes tendências no Marketing: sustentabilidade, economia circular e digitalização.
III O marketing público
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
A presença no marketing público do modelo de desenvolvimento sustentável e digitalização.
III - O marketing local e regional.
O marketing regional e local como fator de desenvolvimento.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
IV - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
As fundações, as ONGDs, as Associações - diferenças. As instituições e organizações como atores de desenvolvimento em todos os campos de atividade, da saúde e da educação à área ambiental e cultural.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
V - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espetáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
VI - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing. A evolução da Internet: da comunicação a novos modelos de negócio.
As questões ambientais e sociais levantadas por este setor.
As especificidades do marketing nos negócios totalmente baseados na Internet.
VII - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.
VIII - O marketing de Luxo
A noção de luxo. O mercado do luxo em vários setores económicos de atividade e como fenómeno global.
As tendências mais significativas neste mercado: o experiencial, sensorial ou imersivo.
As variáveis do marketing-mix neste mercado.
Os relatórios sobre sustentabilidade apresentados pelos grandes grupos europeus de marcas de luxo.
Portugal e o mercado do luxo.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a sobre casos práticos ao longo do semestre. Algumas destas perguntas poderão ser respondidas pelos alunos a título individual no Moodle.
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Marketing digital
Marketing internacional
Marketing de luxo
Bibliografia Principal
Autor | CANTISTA, Isabel |
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Título | O Setor Privado em Casos de Marketing |
Edição | 1ª |
Local | Vila Nova de Gaia |
Editora | FFI - Fast Forward Innovation Lda |
Ano | 2023 (em public |
Autor | CANTISTA, Isabel e SÁDABA, Teresa (eds) |
Título | Understanding Luxury Fashion. From Emotions to Bra |
Edição | 1ª |
Local | Switzerland |
Editora | Palgrave Macmillan |
Ano | 2020 |
Autor | MOUTINHO, Luiz, TEIXEIRA, Nuno e ZEFERINO, André |
Título | Marketing Futurleand |
Edição | 1ª |
Local | Portugal |
Editora | LIDEL |
Ano | 2022 |
Bibliografia Complementar
Autor | KINGSNORTH, Simon |
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Título | Digital Marketing Strategy An Integrated Approach |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Kogan Page Ltd |
Ano | 2019 |
Autor | MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton |
Título | Marketing Strategy for the Creative and Cultural I |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Taylror & Francis, Routledge |
Ano | 2019 |