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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de atividade. Será dada uma particular ênfase ao marketing ao marketing digital e marketing internacional.

Objectivos Específicos

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de atividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de atividade económica e social.

II As grandes tendências no Marketing: sustentabilidade, economia circular e digitalização.

III O marketing público
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
A presença no marketing público do modelo de desenvolvimento sustentável e digitalização.

III - O marketing local e regional.
O marketing regional e local como fator de desenvolvimento.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.


IV - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
As fundações, as ONGDs, as Associações - diferenças. As instituições e organizações como atores de desenvolvimento em todos os campos de atividade, da saúde e da educação à área ambiental e cultural.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.

V - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espetáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.

VI - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing. A evolução da Internet: da comunicação a novos modelos de negócio.
As questões ambientais e sociais levantadas por este setor.
As especificidades do marketing nos negócios totalmente baseados na Internet.

VII - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.

VIII - O marketing de Luxo
A noção de luxo. O mercado do luxo em vários setores económicos de atividade e como fenómeno global.
As tendências mais significativas neste mercado: o experiencial, sensorial ou imersivo.
As variáveis do marketing-mix neste mercado.
Os relatórios sobre sustentabilidade apresentados pelos grandes grupos europeus de marcas de luxo.
Portugal e o mercado do luxo.


Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a sobre casos práticos ao longo do semestre. Algumas destas perguntas poderão ser respondidas pelos alunos a título individual no Moodle.

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Marketing digital
Marketing internacional
Marketing de luxo

Bibliografia Principal

Autor CANTISTA, Isabel
Título O Setor Privado em Casos de Marketing
Edição
Local Vila Nova de Gaia
Editora FFI - Fast Forward Innovation Lda
Ano 2023 (em public
Autor CANTISTA, Isabel e SÁDABA, Teresa (eds)
Título Understanding Luxury Fashion. From Emotions to Bra
Edição
Local Switzerland
Editora Palgrave Macmillan
Ano 2020
Autor MOUTINHO, Luiz, TEIXEIRA, Nuno e ZEFERINO, André
Título Marketing Futurleand
Edição
Local Portugal
Editora LIDEL
Ano 2022

Bibliografia Complementar

Autor KINGSNORTH, Simon
Título Digital Marketing Strategy An Integrated Approach
Edição
Local UK
Editora Kogan Page Ltd
Ano 2019
Autor MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton
Título Marketing Strategy for the Creative and Cultural I
Edição
Local UK
Editora Taylror & Francis, Routledge
Ano 2019