Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

PSICOLOGIA DO CONSUMO - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Flora Moura
Assistentes: Prof. Doutora Flora Moura

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Promover nos estudantes conhecimento sobre as principais orientações teóricas, conceitos e níveis de análise da Psicologia Social, bem como algumas das suas principais áreas de aplicação.

Objectivos Específicos

- Reconhecer a utilidade da Psicologia Social para a compreensão das relações entre pessoas, grupos e sociedades;
- Demonstrar a relevância das questões levantadas por esta disciplina para o futuro exercicio profissional;
- Identificar as principais áreas de aplicação da Psicologia Social,.

Competências a adquirir

- Dominar o vocabulário básico da Psicologia Social;
- Descrever as teorias clássicas da Psicologia Social, bem como os conceitos que lhe estão subjacentes;
- Analisar e refletir de forma a apropiar-se criticamente dos conteúdos veiculados.

Metodologia de Ensino

Para além da apresentação de conteúdos fundamentais por via do método expositivo, procurar-se-á criar um contexto de diálogo critico, com metodologias activas, onde as contribuições dos estudantes sejam valorizadas. Os estudantes deverão assumir um papel activo na construção do conhecimento.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Psicologia Social.
2. Atitudes.
3. Influência Social.
4. Representações sociais.
5. Identidade social.
6. Atribuição causal.
7. Processos cognitivos e estereótipos.

Métodos de Avaliação

A avaliação inclui um trabalho individual com apresentação oral obrigatória.
A avaliação incluirá também a participação ativa nas aulas, nomeadamente na realização de exercícios / casos.

Recursos Didácticos

- Computador
- Projector
- Revistas cientificas

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

- Atitudes
- Influência social
- Representações sociais
- Atribuição causal
- Estereótipos

Bibliografia Principal

Autor Vala, J., & Monteiro, M.B.
Título Psicologia Social
Local Lisboa
Editora Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2013
Autor Chadee, D.
Título Theories in Social Psychology
Local West Sussex
Editora Willey Blaclvell
Ano 2011
Autor Michener, A.H., De Lamarter, J.D., & Meyers, D.J.
Título Psicologia Social
Local Sao Paulo
Editora Thompson
Ano 2005

Bibliografia Complementar

Autor Leyens, J.Ph, Yzerbit, V.
Título Psicologia Social
Autor Brewer, M.B. & Hewstone, M.
Título Applied Social Psychology