Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 2023/2024

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Enquadrar a intervenção clínica como resultado da integração da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação clínica
Conhecer as principais estratégias e técnicas de intervenção clínica empiricamente validados suscetíveis de mobilizar na intervenção clínica com crianças e adolescentes
Selecionar abordagens, estratégias e técnicas em função do/a quadro/sintomatologia psicopatológico/a e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente

Objectivos Específicos

Desenhar um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação clínica
Selecionar abordagens, estratégias e técnicas diferenciadas em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
Posicionar-se criticamente face à intervenção realizada, considerando as necessidades específicas de cada caso
Monitorizar a eficácia do processo de intervenção

Competências a adquirir

É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- definir um plano de intervenção adequado às especificidades da casuística
- selecionar abordagens, estratégias e técnicas, em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
- posicionar-se criticamente face à intervenção realizada, considerando as necessidades identificadas em cada caso
- avaliar a eficácia do processo de intervenção

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos
- Análise e discussão de casos clínicos
- ´Role-playing´, para ilustrar a utilização das estratégias e técnicas exploradas durante as aulas

Conteúdos Programáticos

1. A intervenção clínica como construção resultante da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação clínica e da concetualização da casuística
2. Estratégias e técnicas de intervenção empiricamente validadas para a intervenção nas:
2.1. Perturbações Depressivas
2.2. Perturbações de Ansiedade
2.3. Perturbação de Stress Pós-Traumático
2.4. Perturbação Obsessivo-Compulsiva
2.5. Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
2.6. Perturbação Desafiante de Oposição e Perturbação do Comportamento
2.7. Perturbações de Eliminação
3. Competências específicas associadas à intervenção clinica com crianças e adolescentes
3.1. Desenho de planos de intervenção ajustados em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas
- a elaboração da concetualização de um caso clínico e de um plano de intervenção adequado ao mesmo, com base num caso clínico fornecido pela docente
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

intervenção clínica, crianças e adolescentes, estratégias, técnicas

Bibliografia Principal

Autor Carr, A.
Título Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole
Edição
Local Braga
Editora Psiquilíbrios
Ano 2014
Autor Flessner, C., & Piacentini, J. (Eds.)
Título Clinical handbook of psychological disorders in ch
Edição 1st
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2017
Autor Friedberg. R, & McClure, J.
Título Clinical practice of cognitive therapy with childr
Edição 2nd
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Barkley, R.
Título The ADHD clinical guide: What every clinician need
Edição 1st
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2021
Autor Gonçalves, M.; Henriques, M.
Título Terapia narrativa da ansiedade: guião terapêutico
Edição
Local Braga
Editora Psiquilíbrios
Ano 2012