Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Helena Bilimória
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e
explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos.
Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e
a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo.
Objectivos Específicos
1) Compreender a mudança paradigmática na avaliação e intervenção em Psicologia da Educação- do paradigma médico-psicológico para o paradigma ecológico-sistémico
2)Conhecer a evolução das práticas em Psicologia da Educação
3) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a
intervenção
4) Desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
5) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional
Competências a adquirir
1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação, de acordo com as perspetivas
ecológicas.
2)Identificar e aplicar as especificidades da consulta psicológica educacional.
3)Desenvolver e a aplicar competências de avaliação e intervenção considerando múltiplos
intervenientes e contextos
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Entrevista/observação de psicólogos educacionais/escolares.
Manuseamento e aplicação de instrumentos de avaliação psicológica utilizados em contexto educacional.
Estudos de caso.
Conteúdos Programáticos
1. Psicólogo educacional ? suas atribuições
1.1. Generalidades e especificidades da consulta psicológica educacional
1.2. Dos modelos de consulta psicológica aos modelos de consultadoria
1.3. Serviço de base educacional: as intervenções ecológicas
1.4. Contribuição da Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia do desenvolvimento e Psicologia Cognitiva para a prática da consulta psicológica educacional
2. Princípios orientadores da avaliação no âmbito do modelo ecológico
2.1. Formatos de avaliação e sua complementariedade: formal/informal;
2.1.1. Instrumentos de avaliação por referência a normas e instrumentos de avaliação por referência a critérios;
2.1.1.1.Medidas de validade, fidelidade, sensibilidade;
2.1.1.2. Os passos da avaliação ? a entrevista da anamnese; testes e observação naturalista;
2.2. Avaliação ecológica e o seu uso na avaliação do comportamento adaptativo;
2.3. Avaliação de projetos de intervenção.
3. Avaliação e intervenção em problemáticas mais frequentes no contexto educativo ? modelos explicativos e técnicas específicas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
- Assiduidade
- Trabalhos individuais:
a) Estudos de caso ? definir o processo de avaliação e de intervenção;
b) Reflexão crítica sobre os modelos de consulta ou sobre avaliação de projetos;
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Perspetiva ecológico-sistémica; Psicólogo educacional como agente de mudança; avaliação baseada empiricamente; intervenção baseada em evidências
Bibliografia Principal
Autor | Reynolds, C. & Gutkin, T |
---|---|
Título | Handbook of School Psychology. |
Edição | 4ª |
Editora | Wiley |
Ano | 2009 |
Autor | Reynolds, C & Kamphaus, R. |
Título | Handbook of psychological and educational assessme |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2018 |
Autor | Peacock, G., Ervin, R., DalyIII, E & Merrell,K. |
Título | Practical Handbook of school psychology: effective |
Edição | 2ª |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2012 |