Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão

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NEGÓCIOS DIGITAIS - 2023/2024

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Vaz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao marketing digital e Comércio Eletrónico e eMarketplaces, às suas formas e tipologias e a sua relação o crescimento das vendas digitais e a internacionalização, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.

Objectivos Específicos

1. Compreender a evolução e disrupções dos negócios digitais.
2. Promover o conhecimento sobre as estratégias aplicáveis aos negócios digitais, ao Comércio Eletrónico e a sua complementaridade com eMarketplaces, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam definir estratégias de marketing digital em contexto de negócio.

Competências a adquirir

1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de implementação em canal próprio de Comércio Eletrónico (i.e. loja online) e em eMarketplaces, contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Comércio Eletrónico, eMarketplaces, Redes Sociais e Marketing Digital com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos, incentivando a reflexão e a discussão / debate por parte dos alunos. As sessões OT consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas TP através da criação das primeiras etapas de uma loja online na plataforma Shopify.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos Negócios Digitais: Comércio Eletrónico, eMarketplaces e Redes Sociais.
2. Social Media Marketing
3. Search Engine Marketing
4. Google e Meta Ads
5. Email Marketing
6. Marketing Automation
7. Mobile, Design e User Experience
8. Web analytics

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através do seguinte conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- Trabalhos individuais realizados no decurso das aulas;
- Trabalho de grupo.

Recursos Didácticos

Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital.
- A bibliografia recomendada pelo docente.
- Computador com ligação à internet.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Negócios Digitais, Redes Sociais, eCommerce, eMarketplaces, Internacionalização Digital, Marketing Digital, comunicação online, estratégia digital, consumidor digital.

Bibliografia Principal

Autor JONGEN, Wijnand
Título The End of Online Shopping
Edição
Local Amesterdão
Editora World Scientific Publishing Company Pte. Limited
Ano 2018
Autor FAUSTINO, Paulo
Título Marketing Digital na Prática
Edição
Local Lisboa
Editora Marcador
Ano 2019
Autor GOUVEIA, Marco
Título Marketing Digital - O Guia Completo
Edição
Local Porto
Editora Ideias de Ler
Ano 2022

Bibliografia Complementar

Autor DOMINGOS, Pedro
Título A Revolução do Algoritmo Mestre
Edição
Local Lisboa
Editora Manuscrito Editora
Ano 2017
Autor MARQUES, Vasco
Título Redes Sociais 360
Edição
Local Lisboa
Editora Actual Editora
Ano 2020