Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2025/2026
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Compreender o objeto de estudo, objetivos, âmbito e metodologias estruturantes em Psicologia do Desenvolvimento
Compreender e confrontar os principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associados à infância e adolescência
Objectivos Específicos
Identificar o objeto de estudo, objetivos, âmbito e metodologias estruturantes em Psicologia do Desenvolvimento
Compreender e confrontar os pressupostos dos principais modelos e teorias do desenvolvimento humano
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais da infância e adolescência
Mobilizar os modelos e teorias do desenvolvimento humano para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência
Competências a adquirir
Convocação de conhecimentos que permitam:
- identificar o objeto de estudo, objetivos, âmbito e metodologias estruturantes em Psicologia do Desenvolvimento
- compreender e confrontar os princípios estruturantes dos principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
- conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associadas à infância e adolescência
- mobilizar os modelos e teorias explicativos para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência
Metodologia de Ensino
- Exposição participada
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos sobre os conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
- Supervisão da realização de um trabalho de grupo
Conteúdos Programáticos
1.Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, objetivos de estudo e âmbito
1.2. O conceito de desenvolvimento
1.3. Da Psicologia dos ´grandes estádios´ às abordagens centradas no ciclo de vida, contextuais e ecológicas
1.4. Metodologias mais frequentes na investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto
2.3. O desenvolvimento emocional e social da criança
2.3.1. Teoria da vinculação
2.3.2. Principais aquisições no domínio emocional
2.3.3. Principais aquisições no domínio social
2.4. O desenvolvimento cognitivo da criança
2.4.1. Teoria do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget
2.4.2. Teoria do desenvolvimento sococultural de L. Vygotksy
3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência
3.2. As mudanças pubertárias e as suas implicações para as diferentes dimensões do desenvolvimento
3.3. Principais marcos desenvolvimentais na adolescência
3.4. O processo de construção da identidade: teoria do desenvolvimento psicossocial de E. Erickson
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
- Assiduidade (i.e., é obrigatória a frequência de, pelo menos, 70% das aulas)
- Dois testes escritos realizados ao longo do semestre
- Um trabalho de grupo, a ser apresentado oralmente, nas aulas de orientação tutorial.
Avaliação Sumativa
- realização de uma frequência no final do semestre, ou
- realização de um exame final no término do ano letivo.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
desenvolvimento, criança, adolescente, modelos e teorias do desenvolvimento na infância e adolescência
Bibliografia Principal
Autor | Whitebread, D., Grau, V., Kumpulainen, K., McClell |
---|---|
Título | The SAGE handbook of Developmental Psychology and |
Editora | SAGE |
Ano | 2019 |
Autor | Shute, R. H., & Slee, P. T. |
Título | Child development: theories and critical perspecti |
Edição | 2ª ed. |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2015 |
Autor | Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. |
Título | Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolv |
Edição | 5ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | Shaffer, D. R., & Kipp, K. |
---|---|
Título | Developmental Psychology: Childhood and adolescenc |
Edição | 9th ed. |
Local | Wadsworth |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2020 |
Autor | Smith, P. K., & Hart, C. H. |
Título | The Wiley-Blackwell handbook of childhood social d |
Edição | 3ª |
Local | New York |
Editora | Wiley-Blackwell |
Ano | 2022 |