Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos à Gestão da Cadeia de Abastecimento. A disciplina procura dar uma visão complementar das componentes offline e online contemplando os pontos de vista estratégico e operacional.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre a gestão de cadeia de abastecimento no contexto da empresa considerando o seu funcionamento interno e o ambiente envolvente;
2. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas relativas à gestão da cadeia de abastecimento no atual contexto digital, contemplando o comércio eletrónico e o omnichannel.
Competências a adquirir
1.Compreender, em geral, os conceitos, estratégias e aplicações da gestão de cadeia de abastecimento na atual era digital;
2.Entender, de uma forma complementar, o conceito de gestão de cadeia de abastecimento, analisando de forma crítica o desempenho e as práticas operacionais da empresa.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing Direto com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1.Conceptualização da Gestão de Cadeia de Abastecimento
1.1 Conceito de Gestão de Cadeia de Abastecimento
1.2 Ambiente competitivo e influência na GCA
1.3 Conceito de omnichannel
1.4 Estratégias de distribuição
1.5 Visão operacional da GCA
2.Novos cenários da Gestão de Cadeia de Abastecimento
2.1 O comércio eletrónico
2.2 Planeamento e gestão da loja online
2.3 Logística associada ao comércio eletrónico
2.4 Integração entre canais offline e online
2.5 Experiência do utilizador no contexto omnichanel
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Gestão da cadeia de abastecimento; omnichannel, comércio eletrónico; logística.
Bibliografia Principal
| Autor | Gallino, Santiago ; Moreno, Antonio |
|---|---|
| Título | Operations in an Omnichannel World |
| Edição | 1º ed |
| Local | Los angeles |
| Editora | Springer |
| Ano | 2019 |
| Autor | Hugos, Michael H. |
| Título | Essentials of Supply Chain Management |
| Edição | 1ª ed. |
| Local | New Jersey |
| Editora | John Wiley & Sons |
| Ano | 2018 |
| Autor | Rousseau, J.A. |
| Título | Manual de Distribuição |
| Edição | 2ª ed |
| Local | Parede |
| Editora | Principia Editora |
| Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
| Autor | Binnie, Lionel |
|---|---|
| Título | The future of Omni-Channel Retail |
| Edição | 1ª ed |
| Local | USA |
| Editora | Emerald lake Books |
| Ano | 2018 |
| Autor | Carvalho, J. Crespo |
| Título | Logistica e Gestão da Cadeia de Abastecimento |
| Edição | 1ª ed |
| Local | Lisboa |
| Editora | Ediçoes Silabo |
| Ano | 2012 |

