Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS - 2025/2026
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Vanda Veréb
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Inglês (e Português)
Objectivos Gerais
- Dotar os estudantes de uma visão estratégica da gestão de recursos humanos, de forma a integrar o capital humano na estratégia da organização, criando valor e alimentando vantagens competitivas.
- Permitir aos estudantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.
Objectivos Específicos
- Situar a gestão estratégica de recursos humanos no âmbito da estratégia corporativa
- Conhecer o processo de desenvolvimento estratégico e sua implementação aplicado à gestão de recursos humanos
- Reconhecer a marca de empregador como uma abordagem estratégica à gestão de recursos humanos
- Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas
Competências a adquirir
- Aplicar estratégias de RH integradas com a estratégia corporativa
- Formular e implementar estratégias de RH
- Planeamento do desenvolvimento de uma marca de empregador
- Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas
Metodologia de Ensino
Aplica-se um método expositivo e analítico. Após uma exposição, discutem-se os temas apresentados e colocam-se problemas para suscitar a discussão colectiva, o confronto de pontos de vista. Aplica-se ainda a metodologia baseada no método do estudo de casos.
Conteúdos Programáticos
1. As organizações e a Gestão dos Recursos Humanos (GRH)
1.1. Natureza e evolução histórica da função e domínio teórico
1.2. Características da GRH
1.3. Da gestão de pessoal à GRH
2. Estratégia e GRH
2.1. Fundamentos de estratégia
2.2. Enquadramento da Gestão Estratégica de RH (GERH)
2.3. Objectivos e abordagens da GERH
2.4. Formulação e implementação de estratégias de RH
3. Employer Brand (marca de empregador): uma abordagem estratégica à GRH
3.1. Definição, enquadramento e antecedentes
3.2. Abordagens à marca de empregador
3.3. Construção da marca de empregador
3.4. Características de marcas de empregador bem sucedidas
4. A atracção de pessoas para as organizações
4.1. Planificação e gestão de processos de recrutamento e selecção
4.2. Integração e socialização
5. A retenção de pessoas
5.1. Instrumentação e procedimentos de avaliação do desempenho
5.2. Sistemas de remunerações e incentivos: da função à performance
6. O desenvolvimento das pessoas e da organização
6.1. O planeamento de recursos humanos
6.2. A gestão de carreiras
Métodos de Avaliação
Orientada pelo regulamento de avaliação da Universidade, baseado em dois pontos escritos e trabalhos desenvolvidos nas aulas OT, complementados com a frequência final. Ponderações definidas em regulamento.
Recursos Didácticos
- Slides de apoio às aulas
- Textos de apoio e casos
- Bibliografia recomendada
Objetivos de Sustentabilidade
Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão discutidos e explorados os objetivos:
ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem
ODS5 - Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas
ODS8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Palavras Chave
Employer Branding;
Atracção de talento;
Retenção de talento;
Desenvolvimento de talento;
Bibliografia Principal
Autor | Dessler G. |
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Título | Human Resource Management |
Edição | 17th ed. |
Local | New Jersey, USA |
Editora | Pearson |
Ano | 2024 |
Bibliografia Complementar
Autor | Rodrigues, A.; Couto, A.; Silva, M.; and Lousã, E. |
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Título | Human Resource Management and Development |
Edição | 1st ed. |
Local | Porto, Portugal |
Editora | Vida Económica |
Ano | 2019 |
Autor | Rees, G. and Smith, P. |
Título | Strategic Human Resource Management |
Edição | 1st ed. |
Local | London, UK |
Editora | SAGE |
Ano | 2014 |