Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS - 2025/2026

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Vanda Veréb

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Inglês (e Português)

Objectivos Gerais

- Dotar os estudantes de uma visão estratégica da gestão de recursos humanos, de forma a integrar o capital humano na estratégia da organização, criando valor e alimentando vantagens competitivas.
- Permitir aos estudantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.

Objectivos Específicos

- Situar a gestão estratégica de recursos humanos no âmbito da estratégia corporativa
- Conhecer o processo de desenvolvimento estratégico e sua implementação aplicado à gestão de recursos humanos
- Reconhecer a marca de empregador como uma abordagem estratégica à gestão de recursos humanos
- Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Competências a adquirir

- Aplicar estratégias de RH integradas com a estratégia corporativa
- Formular e implementar estratégias de RH
- Planeamento do desenvolvimento de uma marca de empregador
- Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Metodologia de Ensino

Aplica-se um método expositivo e analítico. Após uma exposição, discutem-se os temas apresentados e colocam-se problemas para suscitar a discussão colectiva, o confronto de pontos de vista. Aplica-se ainda a metodologia baseada no método do estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. As organizações e a Gestão dos Recursos Humanos (GRH)
1.1. Natureza e evolução histórica da função e domínio teórico
1.2. Características da GRH
1.3. Da gestão de pessoal à GRH

2. Estratégia e GRH
2.1. Fundamentos de estratégia
2.2. Enquadramento da Gestão Estratégica de RH (GERH)
2.3. Objectivos e abordagens da GERH
2.4. Formulação e implementação de estratégias de RH

3. Employer Brand (marca de empregador): uma abordagem estratégica à GRH
3.1. Definição, enquadramento e antecedentes
3.2. Abordagens à marca de empregador
3.3. Construção da marca de empregador
3.4. Características de marcas de empregador bem sucedidas

4. A atracção de pessoas para as organizações
4.1. Planificação e gestão de processos de recrutamento e selecção
4.2. Integração e socialização

5. A retenção de pessoas
5.1. Instrumentação e procedimentos de avaliação do desempenho
5.2. Sistemas de remunerações e incentivos: da função à performance

6. O desenvolvimento das pessoas e da organização
6.1. O planeamento de recursos humanos
6.2. A gestão de carreiras

Métodos de Avaliação

Orientada pelo regulamento de avaliação da Universidade, baseado em dois pontos escritos e trabalhos desenvolvidos nas aulas OT, complementados com a frequência final. Ponderações definidas em regulamento.

Recursos Didácticos

- Slides de apoio às aulas
- Textos de apoio e casos
- Bibliografia recomendada

Objetivos de Sustentabilidade

Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão discutidos e explorados os objetivos:
ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem
ODS5 - Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas
ODS8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

Palavras Chave

Employer Branding;
Atracção de talento;
Retenção de talento;
Desenvolvimento de talento;

Bibliografia Principal

Autor Dessler G.
Título Human Resource Management
Edição 17th ed.
Local New Jersey, USA
Editora Pearson
Ano 2024

Bibliografia Complementar

Autor Rodrigues, A.; Couto, A.; Silva, M.; and Lousã, E.
Título Human Resource Management and Development
Edição 1st ed.
Local Porto, Portugal
Editora Vida Económica
Ano 2019
Autor Rees, G. and Smith, P.
Título Strategic Human Resource Management
Edição 1st ed.
Local London, UK
Editora SAGE
Ano 2014