Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
PROJECTO - 2025/2026
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Desenvolvimento de Competências de Planeamento Estratégico:
2. Aplicação Prática dos Conceitos Aprendidos durante o curso:
3. Estimular a Criatividade e Inovação:
Objectivos Específicos
1. Os alunos serão capazes de identificar e analisar fatores do ambiente externo com impacto na estratégia
2. Os alunos aplicarão os princípios de segmentação de mercado aprendidos,
3. Os alunos serão capazes de criar planos de ação detalhados e criar indicadores de monitorização de resultados
Competências a adquirir
1. Desenvolver a capacidade de realizar análises recorrendo a ferramentas estratégicas
2. Identificar e definir segmentos de mercado relevantes, posicionamento e política de marca
3. Desenvolver a competência para criar planos táticos detalhados, delineando as atividades específicas necessárias para alcançar os objetivos de marketing estabelecidos
4. Reconhecer vários tipos de Plano de Marketing; diferentes Metodologias/Autores
Metodologia de Ensino
Exposição dos Temas incluídos no Programa
E:
1) Estágio em empresa com plano de trabalhos aprovado e desenvolvimento de relatório supervisionado.
OU
2) Elaboração de trabalho sobre criação de nova empresa ou negócio
OU
3) Elaboração de dissertação sobre tema abrangente dentro da área de marketing
Conteúdos Programáticos
Desenvolvimento do Projecto
Estruturas de Custo em Marketing
SEO
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Provas escritas sobre a teoria
- Apresentação e submissão do relatório
Recursos Didácticos
1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Económico
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Palavras Chave
Marketing
Plano de Marketing
Planeamento
Estratégia
Bibliografia Principal
Autor | DIBB, Sally & SIMKIN, Lyndon |
---|---|
Título | Marketing Planning |
Edição | 1st |
Local | London |
Editora | Cengage Learning EMEA |
Ano | 2008 |
Autor | TORRES, Hugo |
Título | O Plano de Marketing Empresarial |
Edição | 1.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Afrontamento |
Ano | 2017 |
Autor | WESTWOOD, John |
Título | How to write a marketing plan |
Edição | 4th Ed. |
Local | London |
Editora | Kogan Page Publishers |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | NUNES, João & CAVIQUE, Luis |
---|---|
Título | Plano de Marketing - estratégia em acção |
Autor | Kottler, P. |
Título | Marketing Management ? The Millenium Edition |
Edição | 1ª Ed. |
Local | NY |
Editora | Prentice Hall, Upper Saddle River |
Ano | 2000 |