Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2025/2026
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Vanda Veréb
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Inglês (e Português)
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular complementa o curso de Marketing ao abordar tópicos adicionais de marketing para apoiar a Gestão de Marketing, com um foco mais profundo nas diferenças decorrentes de vários setores econômicos. Particular ênfase será dada ao contexto intangível do marketing, bem como ao marketing digital e global.
Objectivos Específicos
Dando continuidade à sequência de Marketing, esta unidade curricular explora e aprofunda diversos temas relacionados às variáveis de marketing, particularmente as características e especificidades das variáveis do mix de marketing nos setores mais significativos da atividade econômica na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.
II - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do marketing-mix no mercado industrial.
III O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.
IV O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
V - O marketing local e regional.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
O marketing das indústrias criativas e culturais.
VI - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.
VII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
VIII - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos negócios baseados nas IT.
IX - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- Escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- Oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a ao longo do semestre.
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, Biblioteca da Universidade.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS9 - Indústria, inovação e infraestruturas
ODS12 - Produção e consumo responsáveis
ODS 13 - Combate às alterações climáticas
Palavras Chave
Marketing industrial
Marketing serviços
Marketing na Internet
Marketing internacional
Bibliografia Principal
Autor | Isabel Cantista |
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Título | The Private Sector in Marketing Cases |
Edição | 1st ed. |
Local | Vila Nova de Gaia, Portugal |
Editora | Atual Almedina |
Ano | 2024 |
Autor | Wirtz J, Lovelock CH, Chew P |
Título | Essentials of Services Marketing |
Edição | 4th ed. |
Local | London, UK |
Editora | Pearson |
Ano | 2023 |
Autor | Keegan WJ, Green MC |
Título | Global Marketing |
Edição | 10th ed. |
Local | New Jersey, USA |
Editora | Pearson |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Lee RN, Kotler P |
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Título | Social Marketing: Behavior Change for Social Chang |
Edição | 6th ed. |
Local | Newbury Park, California, USA |
Editora | SAGE |
Ano | 2019 |
Autor | Chaffey D, Ellis-Chadwick F, Abed-Rabbo M |
Título | Digital Marketing |
Edição | 9th ed. |
Local | New Jersey, USA |
Editora | Pearson |
Ano | 2025 |