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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2025/2026

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Vanda Veréb

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Inglês (e Português)

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular complementa o curso de Marketing ao abordar tópicos adicionais de marketing para apoiar a Gestão de Marketing, com um foco mais profundo nas diferenças decorrentes de vários setores econômicos. Particular ênfase será dada ao contexto intangível do marketing, bem como ao marketing digital e global.

Objectivos Específicos

Dando continuidade à sequência de Marketing, esta unidade curricular explora e aprofunda diversos temas relacionados às variáveis de marketing, particularmente as características e especificidades das variáveis do mix de marketing nos setores mais significativos da atividade econômica na sociedade contemporânea.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.

II - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do marketing-mix no mercado industrial.

III O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.

IV O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

V - O marketing local e regional.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
O marketing das indústrias criativas e culturais.

VI - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.

VII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.

VIII - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos negócios baseados nas IT.

IX - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- Escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- Oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a ao longo do semestre.

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, Biblioteca da Universidade.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS9 - Indústria, inovação e infraestruturas
ODS12 - Produção e consumo responsáveis
ODS 13 - Combate às alterações climáticas

Palavras Chave

Marketing industrial
Marketing serviços
Marketing na Internet
Marketing internacional

Bibliografia Principal

Autor Isabel Cantista
Título The Private Sector in Marketing Cases
Edição 1st ed.
Local Vila Nova de Gaia, Portugal
Editora Atual Almedina
Ano 2024
Autor Wirtz J, Lovelock CH, Chew P
Título Essentials of Services Marketing
Edição 4th ed.
Local London, UK
Editora Pearson
Ano 2023
Autor Keegan WJ, Green MC
Título Global Marketing
Edição 10th ed.
Local New Jersey, USA
Editora Pearson
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor Lee RN, Kotler P
Título Social Marketing: Behavior Change for Social Chang
Edição 6th ed.
Local Newbury Park, California, USA
Editora SAGE
Ano 2019
Autor Chaffey D, Ellis-Chadwick F, Abed-Rabbo M
Título Digital Marketing
Edição 9th ed.
Local New Jersey, USA
Editora Pearson
Ano 2025