Cursos / 1º Ciclo / Faculty of Economy and Business Management :: Marketing

Versao Portuguesa

PROJECTO - 2022/2023

3º curricular year
Semestralidade: 2nd semester
ECTS: 6

Teachers

Leading Teacher: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistant Professor: Prof. Doutor Jorge Figueiredo

Class type and School hours

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Teaching Language

Portuguese

Main Aims/Objectives

1. Contextualizing Marketing Planning in Global Marketing Planning
2. Understanding what a Marketing Plan is; different methodologies and authors
3. Understanding the Various Phases of Preparing a Marketing Plan
4. Develop, in practice, a Marketing Plan

Specific Aims/Objectives

1. The Student understands the breadth of the Marketing Plan concept
2. Students learn the basic principles of Marketing Planning
3. The Student understands the existence of several Marketing Plan methodologies
4. The Student clearly distinguishes the various Phases of a Marketing Plan
5. The Student prepares, in practice, a Marketing Plan with all its Phases

Skills to be acquired

1. Descrever e perceber o que é um Plano de Marketing
2. Compreender e contextualizar a importância do Plano de Marketing
3. Reconhecer vários tipos de Plano de Marketing; diferentes Metodologias/Autores
4. Compreender todas as Fases do Plano de Marketing
5. Construir um Plano de Marketing de uma Organização

Teaching Procedures

Exposição dos Temas incluídos no Programa
- Trabalho Prático: "Elaboração do Plano de Marketing recorrendo a diferentes exemplos organizacionais"
Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos
necessários à elaboração de um Plano de Marketing

Programme

1. Apresentação. Introdução à Unidade Curricular
2. A importância e o Papel do Plano de Marketing no Processo de Planeamento Geral
3. Conceito "Plano de Marketing" - O que é um Plano de Marketing? Factores-Chave de Sucesso
4. Objectivos e Vantagens de um Plano de Marketing; Sua articulação com a Missão e a Cultura
da Organização
5. Plano de Marketing: Diferentes Tipos/Metodologias
6. Fases na Elaboração de um Plano de Marketing
6.1 Introdução/Sumário Executivo
6.2 Diagnóstico da Situação; Análise Micro-Ambiental (Interna), Macro-Ambiental (Externa) e
Análise SWOT
6.3 Formulação dos Objectivos de Marketing
6.4 Formulação das Estratégias de Marketing
6.5 Definição dos Planos de Acção
6.6 Definição do Orçamento de Marketing
6.7 Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
7. Articulação de todas as Fases do Plano de Marketing
8. Construção de um Plano de Marketing de um produto/serviço, incluindo todas as suas fases.

Evaluation Type

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Provas escritas
- 1 Trabalho de grupo

Teaching Resources

1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle

Sustainability Objectives

Keywords

Marketing
Plano de Marketing
Planeamento
Estratégia

Main Bibliography

Author DIBB, Sally & SIMKIN, Lyndon
Title Marketing Planning
Edition 1st
Place London
Editor Cengage Learning EMEA
Year 2008
Author TORRES, Hugo
Title O Plano de Marketing Empresarial
Edition 1.ª
Place Lisboa
Editor Edições Afrontamento
Year 2017
Author WESTWOOD, John
Title How to write a marketing plan
Edition 4th Ed.
Place London
Editor Kogan Page Publishers
Year 2018

Complementary Bibliography

Author NUNES, João & CAVIQUE, Luis
Title Plano de Marketing - estratégia em acção
Author Kottler, P.
Title Marketing Management ? The Millenium Edition
Edition 1ª Ed.
Place NY
Editor Prentice Hall, Upper Saddle River
Year 2000