Cursos / 1º Ciclo / Faculty of Economy and Business Management :: Marketing
PROJECTO - 2022/2023
3º curricular year
Semestralidade: 2nd semester
ECTS: 6
Teachers
Leading Teacher: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistant Professor: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Class type and School hours
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Teaching Language
Portuguese
Main Aims/Objectives
1. Contextualizing Marketing Planning in Global Marketing Planning
2. Understanding what a Marketing Plan is; different methodologies and authors
3. Understanding the Various Phases of Preparing a Marketing Plan
4. Develop, in practice, a Marketing Plan
Specific Aims/Objectives
1. The Student understands the breadth of the Marketing Plan concept
2. Students learn the basic principles of Marketing Planning
3. The Student understands the existence of several Marketing Plan methodologies
4. The Student clearly distinguishes the various Phases of a Marketing Plan
5. The Student prepares, in practice, a Marketing Plan with all its Phases
Skills to be acquired
1. Descrever e perceber o que é um Plano de Marketing
2. Compreender e contextualizar a importância do Plano de Marketing
3. Reconhecer vários tipos de Plano de Marketing; diferentes Metodologias/Autores
4. Compreender todas as Fases do Plano de Marketing
5. Construir um Plano de Marketing de uma Organização
Teaching Procedures
Exposição dos Temas incluídos no Programa
- Trabalho Prático: "Elaboração do Plano de Marketing recorrendo a diferentes exemplos organizacionais"
Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos
necessários à elaboração de um Plano de Marketing
Programme
1. Apresentação. Introdução à Unidade Curricular
2. A importância e o Papel do Plano de Marketing no Processo de Planeamento Geral
3. Conceito "Plano de Marketing" - O que é um Plano de Marketing? Factores-Chave de Sucesso
4. Objectivos e Vantagens de um Plano de Marketing; Sua articulação com a Missão e a Cultura
da Organização
5. Plano de Marketing: Diferentes Tipos/Metodologias
6. Fases na Elaboração de um Plano de Marketing
6.1 Introdução/Sumário Executivo
6.2 Diagnóstico da Situação; Análise Micro-Ambiental (Interna), Macro-Ambiental (Externa) e
Análise SWOT
6.3 Formulação dos Objectivos de Marketing
6.4 Formulação das Estratégias de Marketing
6.5 Definição dos Planos de Acção
6.6 Definição do Orçamento de Marketing
6.7 Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
7. Articulação de todas as Fases do Plano de Marketing
8. Construção de um Plano de Marketing de um produto/serviço, incluindo todas as suas fases.
Evaluation Type
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Provas escritas
- 1 Trabalho de grupo
Teaching Resources
1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle
Sustainability Objectives
Keywords
Marketing
Plano de Marketing
Planeamento
Estratégia
Main Bibliography
Author | DIBB, Sally & SIMKIN, Lyndon |
---|---|
Title | Marketing Planning |
Edition | 1st |
Place | London |
Editor | Cengage Learning EMEA |
Year | 2008 |
Author | TORRES, Hugo |
Title | O Plano de Marketing Empresarial |
Edition | 1.ª |
Place | Lisboa |
Editor | Edições Afrontamento |
Year | 2017 |
Author | WESTWOOD, John |
Title | How to write a marketing plan |
Edition | 4th Ed. |
Place | London |
Editor | Kogan Page Publishers |
Year | 2018 |
Complementary Bibliography
Author | NUNES, João & CAVIQUE, Luis |
---|---|
Title | Plano de Marketing - estratégia em acção |
Author | Kottler, P. |
Title | Marketing Management ? The Millenium Edition |
Edition | 1ª Ed. |
Place | NY |
Editor | Prentice Hall, Upper Saddle River |
Year | 2000 |