Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
PROJECTO - 2022/2023
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Contextualizar o Planeamento em Marketing no Planeamento de Marketing Global
2. Compreensão do que é um Plano de Marketing; diferentes Metologias e Autores
3. Compreensão das várias Fases da Elaboração de um Plano de Marketing
4. Desenvolver, na prática, um Plano de Marketing
Objectivos Específicos
1. O Aluno compreender a amplitude do conceito Plano de Marketing
2. O Aluno apreender os príncipios básicos do Planeamento em Marketing
3. O Aluno compreender a existências de várias metodologias de Plano de Marketing
4. O Aluno distinguir claramente as várias Fases de um Plano de Marketing
5. O Aluno elaborar, na prática, um Plano de Marketing com todas as suas Fases
Competências a adquirir
1. Descrever e perceber o que é um Plano de Marketing
2. Compreender e contextualizar a importância do Plano de Marketing
3. Reconhecer vários tipos de Plano de Marketing; diferentes Metodologias/Autores
4. Compreender todas as Fases do Plano de Marketing
5. Construir um Plano de Marketing de uma Organização
Metodologia de Ensino
Exposição dos Temas incluídos no Programa
- Trabalho Prático: "Elaboração do Plano de Marketing recorrendo a diferentes exemplos organizacionais"
Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos
necessários à elaboração de um Plano de Marketing
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação. Introdução à Unidade Curricular
2. A importância e o Papel do Plano de Marketing no Processo de Planeamento Geral
3. Conceito "Plano de Marketing" - O que é um Plano de Marketing? Factores-Chave de Sucesso
4. Objectivos e Vantagens de um Plano de Marketing; Sua articulação com a Missão e a Cultura
da Organização
5. Plano de Marketing: Diferentes Tipos/Metodologias
6. Fases na Elaboração de um Plano de Marketing
6.1 Introdução/Sumário Executivo
6.2 Diagnóstico da Situação; Análise Micro-Ambiental (Interna), Macro-Ambiental (Externa) e
Análise SWOT
6.3 Formulação dos Objectivos de Marketing
6.4 Formulação das Estratégias de Marketing
6.5 Definição dos Planos de Acção
6.6 Definição do Orçamento de Marketing
6.7 Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
7. Articulação de todas as Fases do Plano de Marketing
8. Construção de um Plano de Marketing de um produto/serviço, incluindo todas as suas fases.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Provas escritas
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Marketing
Plano de Marketing
Planeamento
Estratégia
Bibliografia Principal
Autor | DIBB, Sally & SIMKIN, Lyndon |
---|---|
Título | Marketing Planning |
Edição | 1st |
Local | London |
Editora | Cengage Learning EMEA |
Ano | 2008 |
Autor | TORRES, Hugo |
Título | O Plano de Marketing Empresarial |
Edição | 1.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Afrontamento |
Ano | 2017 |
Autor | WESTWOOD, John |
Título | How to write a marketing plan |
Edição | 4th Ed. |
Local | London |
Editora | Kogan Page Publishers |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | NUNES, João & CAVIQUE, Luis |
---|---|
Título | Plano de Marketing - estratégia em acção |
Autor | Kottler, P. |
Título | Marketing Management ? The Millenium Edition |
Edição | 1ª Ed. |
Local | NY |
Editora | Prentice Hall, Upper Saddle River |
Ano | 2000 |