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MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Analisar os modelos e teorias inscritos no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas

Objectivos Específicos

Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas;
Explorar a operacionalização destes conceitos e pressupostos no contexto da intervenção psicológica.

Competências a adquirir

É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face aos conceitos e pressupostos epistemológicos em que estas teorias e modelos se baseiam e às suas implicações para a intervenção psicológica.

Metodologia de Ensino

- Ensino expositivo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos

Conteúdos Programáticos

1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento clássico
1.3. Condicionamento operante
1.4. Aprendizagem social

2. Modelos cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de autocontrolo:
2.2.1. Modelo de autocontrolo de Thoresen e Mahoney
2.2.2. Modelo de autoadministração de Kanfer
2.2.3. Modelo de autorregulação de Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de resolução de problemas de D´Zurilla e Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de Lazarus e Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de Meichenbaum
2.4. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.4.1. Terapia racional emotiva de Ellis
2.4.2. Terapia cognitiva de Beck
2.4.3. Treino de auto-Instrução de Meichenbaum

3. A evolução da terapia cognitivo-comportamental e as terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração
3.1. Enquadramento histórico e epistemológico

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de dois testes

Avaliação final:
- A/O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre ou do ano letivo.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

modelos; teorias; comportamentalismo; cognitivismo; cognitivo-comportamental

Bibliografia Principal

Autor Beck, J.
Título Cognitive behavior therapy: Basic and beyond
Edição 3rd
Local New York
Editora Guilford Press
Ano 2021
Autor Dobson, K., & Dozois, D. (Eds.)
Título Handbook of cognitive-behavioral therapies
Edição 4th
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2019
Autor Gonçalves, O.
Título Terapias cognitivas: Teorias e práticas
Edição
Local Porto
Editora Edições Afrontamento
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Graske, M.
Título Cognitive-behavioral therapy
Edição 2nd
Local Washington
Editora American Psychological Association
Ano 2017
Autor O´Donohue, W., & Kitchener, R. (Eds.)
Título Hanbook of Behaviorism