FCEE :: PS-GRADUAO EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL DE QUALIDADE E COM CARIZ TERAPUTICO (TRAUMA INFORMED)

CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL DE QUALIDADE E COM CARIZ TERAPÊUTICO (TRAUMA INFORMED)

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Comissão Científica

Sónia Rodrigues, Prof.ª Doutora
Sofia Marques, Prof.ª Doutora


Apresentação

Nas últimas três décadas, as casas de acolhimento (CA) de crianças e jovens em Portugal passaram por mudanças estruturais e funcionais substanciais, procurando adequar melhor os seus recursos e serviços às necessidades das crianças em acolhimento residencial (AR), aumentando, assim, a sua qualidade. No entanto, existem ainda muitos desafios a cumprir no sentido da promoção da qualidade do AR em Portugal, enquanto resposta integrada do sistema nacional de proteção e promoção, de modo a corresponder aos padrões de exigência dos standards de qualidade e guidelines/orientações internacionais mais atuais para o AR. Mesmo se este é um processo de melhoria contínua, a qualidade das CA está intrinsecamente dependente da implementação de formas eficazes de avaliação das necessidades individuais de cada criança, que se manifestam nos seus múltiplos contextos de vida, e derivam da sua história pessoal, dos recursos físicos e humanos das CA e, por fim, da adequação/correspondência entre estes estes dois elementos. O desafio é, pois, dar resposta integral e atempada às reais necessidades básicas, desenvolvimentais, educacionais/formativas, emocionais/afetivas, sociais/relacionais das crianças e jovens e, simultaneamente, respeitar os direitos das crianças e jovens acolhidos, divulgando, esclarecendo, promovendo, apoiando e incentivando o exercício desses direitos e conseguindo contrabalançar adequadamente o direito à proteção e à participação.
A formação e atualização contínua das equipas de cuidadores é essencial para o assumir de um modelo de intervenção que garanta uma atuação intencionalizada, coerente, articulada e ajustada à avaliação de necessidades realizada, suportada num modelo teórico adequado à população atual em acolhimento e que, tendo por suporte uma relação terapêutica segura, calorosa e respeitosa, permita às crianças e jovens acolhidos, sempre que possível em colaboração com as suas famílias, “curar as feridas do passado”, aumentar a sua resiliência e construir as bases para um futuro que lhes permita desenvolver integralmente as suas potencialidades.

De acordo com a forma como está organizado o sistema de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens no nosso país, quando estas crianças e jovens chegam ao acolhimento residencial é, geralmente, porque falharam as medidas decretadas em meio natural de vida e/ou porque a gravidade da negligência, dos maus-tratos ou dos abusos sofridos justificam o afastamento temporário da família de origem. As experiências adversas precoces vivenciadas por estas crianças e jovens e a sua exposição a situações potencialmente traumáticas podem gerar um trauma-complexo e desencadear a exposição contínua a stress tóxico. Estas circunstâncias conduzem muitas vezes a dificuldades na gestão das emoções, como a raiva e a frustração, e a comportamentos considerados disruptivos mas que traduzem a dor vivenciada pela criança ou jovem. Perceber os mecanismos subjacentes ao seu sofrimento permite-nos responder-lhe adequadamente.

Objetivos

Ao longo desta pós-graduação, tendo por base os conhecimentos científicos mais atuais e refletindo o que a Lei portuguesa consagra, serão abordadas temáticas que permitirão:

  • Conhecer a evolução histórica do Acolhimento Residencial, em paralelo com o reconhecimento gradual dos direitos das crianças;
  • Conhecer o Sistema Português de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e a legislação em vigor aplicável ao Acolhimento Residencial;
  • Conhecer a situação atual do Acolhimento Residencial enquanto medida de proteção;
  • Reconhecer a complementaridade entre Acolhimento Residencial e Acolhimento Familiar e as razões da priorização conferida na Lei ao Acolhimento Familiar;
  • Reconhecer o conceito de Qualidade em Acolhimento Residencial e as suas dimensões;
  • Reconhecer o papel do Cuidador em Acolhimento Residencial;
  • Reconhecer a importância da avaliação de necessidades nas diferentes áreas de vida da criança/jovem para a fundamentação do PII;
  • Conhecer aspetos básicos do desenvolvimento infantil e juvenil aplicados ao acolhimento residencial;
  • Reconhecer o papel das experiências adversas precoces, do trauma e os problemas de saúde mental associados ao Acolhimento residencial;
  • Reconhecer a importância de trabalhar em colaboração com a família, com o sistema de proteção, a Escola, a área da saúde e as restantes entidades na comunidade;
  • Conhecer modelos teóricos em Acolhimento residencial e reconhecer a importância do assumir de um modelo que enquadre práticas baseadas em evidência;
  • Conhecer os pressupostos do modelo de cariz terapêutico (trauma-informed) em acolhimento Residencial;
  • Conhecer os documentos e procedimentos essenciais à estruturação de uma intervenção de qualidade em Acolhimento Residencial;
  • Reconhecer o papel da supervisão enquanto garante de um Acolhimento Residencial de qualidade.

Destinatários

Licenciados em ciências humanas e sociais (psicologia, serviço social, educação social, animação sociocultural, e outras)


Ensino e avaliação

Ensino: as aulas serão sempre ministradas a partir do Campus do Porto, do Centro Universitário Lusíada - Norte, podendo os estudantes optar sempre pela participação presencial e/ou a distância.
Os módulos podem ser frequentados de forma independente mas a certificação de aprovação na Pós-graduação exige uma assiduidade de 70% das aulas (contabilizadas pela participação presencial e/ou à distância) em cada um dos módulos e a realização de um trabalho final de projecto escrito, realizado ao longo do curso, e apresentação oral no módulo final (online e/ou presencial).


Titulação

A avaliação contínua decorrente da presença, física e/ou a distância, num mínimo de 70% das aulas de cada módulo dará origem a um diploma de conclusão do referido módulo. No entanto, só a presença em 70% das aulas de todos os módulos, a avaliação contínua resultante da participação e a aprovação no trabalho final de projeto (individual ou em grupo) a realizar sobre uma das temáticas do programa confere o direito à passagem de um diploma de aprovação no curso de pós-graduação em “Acolhimento Residencial de Qualidade e com Cariz Terapêutico (Trauma-informed)”.



Corpo Docente

Doutora Sónia Rodrigues
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Mestre e Doutora em Psicologia pela FPCEUP
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.

Prof. Doutora Sofia Marques
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho
Professora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.

Doutor João Pedro Gaspar
Licenciado em Geologia e Mestre em Geociências pela FCTUC.
Doutor em Psicologia da Educação com Pós-doutoramento em Educação Social pela FPCEUC
Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

Mestre Vânia S. Pinto
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU
Doutoranda em Educação pela Universidade de Oxford
Professora Auxiliar na Universidade de Leeds Trinity

Dra. Márcia Lemos
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Mestranda em Ciências Jurídico Forenses pela FDUC
Advogada e Mediadora Familiar

Doutora Joana Campos
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Investigadora da FPCEUP

Prof. Doutora Joana Antão
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Doutora em Psicologia pela Universidade de Aveiro
Professora Adjunta no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração

Doutora Marta Teixeira Bastos
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Psicóloga no Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da Universidade Lusíada– Norte, no Porto.

Doutora Mariana Pereira
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho
Doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho


Duração, horário e local de funcionamento

O curso tem um total de 120 horas.
horário: Sextas das 18 às 22; Sábados das 09:00 às 13:00h
Centro Universitário Lusíada – Norte (Campus do Porto)


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até – 29 de setembro de 2023
Início do curso: 16 outubro de 2023


Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 115€
Propina: 1200€
Comparticipação no seguro escolar: 55€


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2023-10-02 14:49