Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
DESIGN INCLUSIVO - 2025/2026
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Unidade Curricular de Introdução ao Desenho tem como objetivo geral o desenvolvimento das capacidades de entendimento dos princípios básicos da representação. Pretende-se que o estudante adquira os conhecimentos básicos da representação: estrutura, dimensionamento, proporcionalidade e que seja capaz de representar graficamente qualquer tipo de modelo que lhe seja proposto.
Objectivos Específicos
Nos objectivos específicos serão desenvolvidos os elementos estruturais básicos da linguagem plástica: ponto, linha, mancha; o valor lumínico (claro-escuro). As aulas de cariz teórico/prático serão os meios primordiais para atingir o nível de conhecimento pretendido.
O desenho será sentido e entendido como ferramenta primeira da transmissão de pensamento, raciocínio e sentimento.
Competências a adquirir
O estudante deverá adquirir e desenvolver capacidades de aprender a olhar, ver, observar e representar.
- Analisar o desenho da forma e da geometria estruturadora: elementos simples ou articulados;
- Conhecer o processo do desenho e os fundamentos da representação;
- Saber empregar recursos qualificadores: luz e sombra, tom e textura e teoria da cor.
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino na Unidade Curricular de Introdução ao Desenho é planeada para garantir que os alunos adquiram noções básicas enquanto desenvolvem sua capacidade de observação e representação e autoconfiança. Estes valores serão transmitidos aos estudantes através dos exercícios propostos.
Conteúdos Programáticos
Entender o desenho como linguagem visual. Características e natureza da linha: espessura, gradação, gesto, intensidade, perspectiva. As características da espacialidade. As gradações de sombra na simulação da terceira dimensão. As propriedades da forma. Relação bidimensional/tridimensional, formas planas e formas com volume. As principais condições ópticas do dinamismo visual. Estudos de composição.
Os diversos exercícios propostos irão realizar-se com diferentes técnicas (lápis de grafite, carvão, lápis de cor, caneta, etc).
1º Grupo - Exercícios de desenho de representação da figura humana, de objectos e de formas naturais.
2º Grupo - Exercícios de representação de Arquitetura: reprodução de matrizes e das noções fundamentais do desenho do espaço construído, suas medidas e relações.
Métodos de Avaliação
A avaliação é contínua e incide especialmente no cumprimento das propostas de trabalho realizadas durante o tempo lectivo destinado à Unidade Curricular.
É exigido ao aluno o cumprimento e entrega dos trabalhos propostos nos diferentes momentos de avaliação.
Recursos Didácticos
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Realização de visitas de estudo, sempre que consideradas oportunas. (A realizar em tempo extra curricular).
Objetivos de Sustentabilidade
Objetivo nº4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos: "Até 2030 garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural
Palavras Chave
Pensar;
Sentir;
Observar;
Percepcionar;
Analisar;
Desenhar.
Bibliografia Principal
| Autor | ITO, Ren |
|---|---|
| Título | Álvaro Siza Design Process |
| Edição | 1a ed |
| Local | Lisboa |
| Editora | IST - Instituto Superior Técnico |
| Ano | 2014 |
| Autor | MOLINA, Juan José Gómez |
| Título | El Manual del Dibujo |
| Edição | 4ª |
| Local | Madrid |
| Editora | Catedra |
| Ano | 2008 |
| Autor | CHING, Francis D. K.; JUROSZEK, Steven P. |
| Título | Representação gráfica para desenho e projecto |
| Edição | 2ª ed. |
| Local | Barcelona |
| Editora | Editorial Gustavo Gili, SA |
| Ano | 2001 |
Bibliografia Complementar
| Autor | RUSKIN, John |
|---|---|
| Título | Técnicas de Dibujo |
| Edição | 1ª ed. |
| Local | Barcelona |
| Editora | ed. Laertes |
| Ano | 1999 |
| Autor | Chafes, Rui |
| Título | Entre o Céu e a Terra |
| Edição | 1ª ed. |
| Local | Maia |
| Editora | Documenta |
| Ano | 2012 |

