Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
ARQUITECTURA II - 2023/2024
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente: Prof. Doutor Ricardo Vieira de Melo
Assistentes: Prof. Doutor Teste
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Teórico-prática : 10 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Desenvolver e consolidar capacidades instrumentais e conceptuais para o projeto pelo desenho e pesquisa dos exemplares arquitetónicos e urbanos que configuram a herança disciplinar. Desenvolver diferentes tipologias do habitar doméstico, explorando as relações internas e externas, a responsabilidade e a permeabilidade conceptual, formal e ambiental, em função do programa e do contexto. Capacitar crítica e criativamente para a fundamentação das opções de projeto em ambiente pluridisciplinar.
Objectivos Específicos
1- Projetar para a cidade (e não para o objeto), dominando topografia e contexto; 2- Conhecer sistemas modulares, também como economia pela seriação; 3- Organizar coerentemente acessos e distribuição, explorando transições público/privado, exterior/interior, social/íntimo; 4- Interpretar programa criativamente e dominar sua aplicação; 5- Transmitir corretamente a proposta, gráfica e tridimensionalmente, escrita e oralmente; 6- Definir critérios compositivos, hierarquia, escala e proporção.
Competências a adquirir
Entendimento concetual da proposta arquitetónica; - capacidade de hierarquização das diversas variáveis que informam a disciplina, construindo uma síntese; - domínio do vocabulário disciplinar; - construção de referenciais arquitetónicos; - capacidade de investigação produtiva; - domínio das ferramentas de representação bi e tridimensional; - compreensão dos processos de inserção e transformação urbanos; - rigor de dimensionamento; - controle de escala e proporção; - metodologia projetual.
Metodologia de Ensino
Pretende-se através do cruzamento das aulas teóricas e teórico-práticas explorar o programa doméstico nas diferentes tipologias, realidades e possibilidades. Os trabalhos práticos serão complementados com trabalhos teóricos. Os exercícios arquitetónicos propostos pretendem trabalhar áreas urbanas consolidadas, com escalas e relações de contexto diferenciadas.
Conteúdos Programáticos
O tema proposto para a unidade curricular de Arquitetura II é “habitação multifamiliar” e está dividido em dois exercícios complementares, explorando diferentes tipologias e contextos – da habitação tradicional à experimentação radical, suportando-se na pesquisa histórica e teórica que enquadram os dois modelos.
Pretende-se estimular uma visão alargada do tema, enquadrando-o na sua história e sentido fundador da prática arquitetónica.
O programa doméstico deverá ser testemunho de cada momento integrando também as marcas de intemporalidade. A sua expressão física deve adaptar-se na resposta às exigências mutáveis – tecnologia, ambiente, sociedade, e resolver as exigências persistentes – proteger, guardar e libertar.
Orientar-se-ão os alunos para a experimentação e síntese dos diversos domínios envolventes à arquitetura em geral e à habitação em particular, de modo a estabelecer um percurso formal e espacial coerente desde o espaço privado ao espaço público e vice-versa, conhecendo as preocupações intemporais e a responsabilidade social da arquitetura doméstica e urbana.
Nesse sentido propõe-se exercícios de complexidade crescente que exploram as diferentes possibilidades do habitar doméstico em contexto multifamiliar e urbano. Serão abordadas as questões fundamentais do desenho de espaços habitacionais, propondo a visita a temas como: Segurança e Conforto; Casa e Cidade; Contexto e Integração; Flexibilidade e Perenidade; ‘Genius Loci’ e ‘Zeitgeist’; Exposição e Clausura; Multi e Unifamiliar; Família e Indivíduo.
Os exercícios procurarão controlar: contexto urbano, ordem e ritmo, estrutura e matéria; forma e proporção, experimentando soluções de modulação e agregação.
Se o programa doméstico é a base para o entendimento das relações entre espaços servidos e servidores, da hierarquização, da organização e controlo dos fluxos - circuitos e circulações, que dão vida à habitação, mas também à cidade, o espaço urbano é, cada vez mais, o suporte para um conceito de ‘habitar’ que ultrapassa os limites da esfera doméstica.
No primeiro semestre, o exercício 1, com a duração do primeiro semestre, realiza-se em contexto urbano consolidado e pretende conferir ao aluno a capacidade de manipular as componentes urbanas explorando a articulação do novo com a pré-existência, desenvolvendo um programa habitacional multifamiliar de tipologia tradicional. Simultaneamente serão desenvolvidos trabalhos de investigação bibliográfica e formal acerca de um modelo de habitar futuro.
No segundo semestre o exercício 2, retoma o terreno anterior, de modo a ganhar tempo para a investigação tipológica, experimentando uma variação programática que antecipe cenários perante as transições climáticas, sociais, energéticas, financeiras e familiares que se avizinham, tirando partido de modelos habitacionais híbridos, abertos e flexíveis.
Nas aulas teórico-práticas dar-se-á assistência individual aos trabalhos em desenvolvimento, procurando, sempre que possível, alargar a discussão à turma ou turmas procurando também a interdisciplinaridade com outras unidades curriculares.
Nas aulas teóricas, procurar-se-á através da exposição de conceitos estruturantes e projetos de referência, mostrar as motivações, métodos e instrumentos que servem para construir diferentes realidades habitáveis, considerando a dinâmica entre teoria e prática num mundo cada vez mais interdependente. Paralelamente será dada especial atenção aos meios de representação e apresentação gráfica ou multimédia.
Métodos de Avaliação
A avaliação será feita com aulas de contacto com os estudantes onde será dado acompanhamento individual e terá dois momentos intercalares de avaliação em cada semestre, culminando nas frequências previstas para o ano letivo. As avaliações intercalares serão feitas através de entregas preliminares de diferentes fases dos projetos, de trabalhos teóricos e apresentações orais.
Recursos Didácticos
Exposição de exemplares arquitetónicos da história e teoria. Execução de trabalhos teóricos. Crítica comparada para incentivo da resolução de problemas e evolução das respostas. Visitas de estudo e palestras de convidados em regime de ‘aulas abertas’.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Habitar; Contexto; Processo; Sustentabilidade; Composição
Bibliografia Principal
Autor | CABRITA, António Reis |
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Título | O Homem, a Casa e o Ambiente Urbano |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | LNEC |
Ano | 1995 |
Autor | SCARDI , Gabi |
Título | Less – Alternative Living Strategies |
Edição | 1ª |
Local | Milano |
Editora | 5 Continents |
Ano | 2006 |
Autor | PORTAS, Nuno |
Título | A Cidade como Arquitectura |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Horizonte |
Ano | 1969 |
Bibliografia Complementar
Autor | KIERON, Stefan and TIMBERLAKE, James |
---|---|
Título | Re-fabricating Architecture |
Edição | 1ª |
Local | New York |
Editora | McGraw-Hill |
Ano | 2003 |
Autor | SIZA, Álvaro |
Título | Uma questão de medida |
Edição | 1ª |
Local | Casal Cambra |
Editora | Caleidoscópio |
Ano | 2009 |