Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
FUNDAMENTOS DO DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Pimentel
Assistentes: Prof. Doutora Joana Pimentel
Carga Horária
Teórico-prática : 6 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a criatividade através do aperfeiçoamento da expressão gráfica, analisando e investigando novas técnicas e aperfeiçoando as já adquiridas. Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do Desenho e a sensibilidade aos valores estéticos. Utilizar o Desenho como uma ferramenta indispensável para a investigação.
Objectivos Específicos
Criar condições para que o estudante enfrente o acto de desenhar com agilidade e consciência exercitando instrumentos manuais e mentais no sentido de compreender técnicas, sistemas, códigos, modelos e precessos de representação gráfica e plástica na construção e articulação de imagens. Ver, conceber e pensar o desenho para comunicar utilizando-o como instrumento de investigação e concretização de um projecto, desenvolvendo as capacidades gráficas nas suas múltiplas propostas.
Competências a adquirir
Aquisição de um método individual no Desenho. Estímulo à investigação e à capacidade individualizada de estabelecer analogias e reitrerpretações no sentido de utilizar a ferramenta do Desenho para o processo de representação. Desenvolver o espírito crítico como base de toda a experimentação.
Metodologia de Ensino
A metodologia inclui aulas teóricas e aulas prácticas. A informação e reflexão teórica tem na prática o seu referente didáctico. Comparação de desenhos individuais e colectivos, análise e crítica dos mesmos, consulta bibliográfica.
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular de Fundamentos do Desenho de Comunicação deverá previligiar as diversas formas de ver, interpretar, conceber e criar.
O programa desenvolve-se segundo um conjunto blocos temáticos e complementares das matérias. Cada bloco representa um aspecto determinado do processo do desenho, não necessariamente em contradição, mas complementando-se de modo a que seja possível identificá-lo em simultâneo nas diversas propostas de trabalho.
Representação da comunicação, composição, o enquadramento e estudos do lugar. O desenho na Arquitetura, o desenho de autor. Os diversos exercícios servirão de base ao exercício de diferentes técnicas gráficas, no tratamento de formas expressivas com recurso à linha/mancha, cor, relações claro/escuro, texturas, a partir de
esboços, desenho rigoroso, perspectiva rigorosa e desenho à mão levantada.
Modos de olhar em diversas formas históricas. Observador e modelo imóveis (Perspectiva cónica). Observador em movimento . Objecto em movimento. Valores de proporção, de escala e de função. O corpo, espaço, tempo, movimento e ritmo. A figura humana, a linha e a sua expressividade. Esquisso e a linha pura de movimento
Processos de representação da comunicação. Ver conceber e criar. Figuração/abstracção, real/imaginário. A ideia e os seus desenvolvimentos como imagens gráficas e plásticas, modos e atitudes na expresão gráfica.
O desenho como meio e instrumento de investigação.
Métodos de Avaliação
Para cada exercício proposto especifica-se a modalidade do mesmo, os objectivos do tema a desenvolver, duração e data de entrega. A assistência regular às aulas, a entrega de todos os trabalhos lançados no âmbito do programa da disciplina e da avaliação contínua, são condições necessárias para que o aluno possa ficar habilitado à aprovação da disciplina.
Recursos Didácticos
No ensino e na pratica do desenho, a comunicação visual é fundamental, assim como a explicação teórica sobre o representado, sendo assim ao longo do semestre apresentam-se imagens de diversos artistas e de trabalhos de alunos realizados nos anos anteriores, acompanhado de visitas a exposições que estejam a decorrer.
Objetivos de Sustentabilidade
Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Palavras Chave
Representação, comunicação, desenho, criação.
Bibliografia Principal
Autor | MOLINA, Juan José Gómez (coord.) |
---|---|
Título | Las lecciones del dibujo |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Madrid |
Editora | Cátedra |
Ano | 2003 |
Autor | MASSIRONI, Manfredo |
Título | Ver pelo desenho : aspectos técnicos, cognitivos |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 2010 |
Autor | WONG, Wucius |
Título | Fundamentos del diseño |
Local | Barcelona |
Editora | Ed. GG |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | Arnheim, Rudol |
---|---|
Título | Arte & percepção visual : uma psicologia de visão |
Autor | Goldstein, Nathan |
Título | Figure drawing : the structure, anatomy and expres |
Edição | 3ª ed. |
Local | New-Jersey |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 1987 |