Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

FUNDAMENTOS DO DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Pimentel
Assistentes: Prof. Doutora Joana Pimentel

Carga Horária

Teórico-prática : 6 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Estimular a criatividade através do aperfeiçoamento da expressão gráfica, analisando e investigando novas técnicas e aperfeiçoando as já adquiridas. Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do Desenho e a sensibilidade aos valores estéticos. Utilizar o Desenho como uma ferramenta indispensável para a investigação.

Objectivos Específicos

Criar condições para que o estudante enfrente o acto de desenhar com agilidade e consciência exercitando instrumentos manuais e mentais no sentido de compreender técnicas, sistemas, códigos, modelos e precessos de representação gráfica e plástica na construção e articulação de imagens. Ver, conceber e pensar o desenho para comunicar utilizando-o como instrumento de investigação e concretização de um projecto, desenvolvendo as capacidades gráficas nas suas múltiplas propostas.

Competências a adquirir

Aquisição de um método individual no Desenho. Estímulo à investigação e à capacidade individualizada de estabelecer analogias e reitrerpretações no sentido de utilizar a ferramenta do Desenho para o processo de representação. Desenvolver o espírito crítico como base de toda a experimentação.

Metodologia de Ensino

A metodologia inclui aulas teóricas e aulas prácticas. A informação e reflexão teórica tem na prática o seu referente didáctico. Comparação de desenhos individuais e colectivos, análise e crítica dos mesmos, consulta bibliográfica.

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular de Fundamentos do Desenho de Comunicação deverá previligiar as diversas formas de ver, interpretar, conceber e criar.
O programa desenvolve-se segundo um conjunto blocos temáticos e complementares das matérias. Cada bloco representa um aspecto determinado do processo do desenho, não necessariamente em contradição, mas complementando-se de modo a que seja possível identificá-lo em simultâneo nas diversas propostas de trabalho.
Representação da comunicação, composição, o enquadramento e estudos do lugar. O desenho na Arquitetura, o desenho de autor. Os diversos exercícios servirão de base ao exercício de diferentes técnicas gráficas, no tratamento de formas expressivas com recurso à linha/mancha, cor, relações claro/escuro, texturas, a partir de
esboços, desenho rigoroso, perspectiva rigorosa e desenho à mão levantada.
Modos de olhar em diversas formas históricas. Observador e modelo imóveis (Perspectiva cónica). Observador em movimento . Objecto em movimento. Valores de proporção, de escala e de função. O corpo, espaço, tempo, movimento e ritmo. A figura humana, a linha e a sua expressividade. Esquisso e a linha pura de movimento
Processos de representação da comunicação. Ver conceber e criar. Figuração/abstracção, real/imaginário. A ideia e os seus desenvolvimentos como imagens gráficas e plásticas, modos e atitudes na expresão gráfica.
O desenho como meio e instrumento de investigação.

Métodos de Avaliação

Para cada exercício proposto especifica-se a modalidade do mesmo, os objectivos do tema a desenvolver, duração e data de entrega. A assistência regular às aulas, a entrega de todos os trabalhos lançados no âmbito do programa da disciplina e da avaliação contínua, são condições necessárias para que o aluno possa ficar habilitado à aprovação da disciplina.

Recursos Didácticos

No ensino e na pratica do desenho, a comunicação visual é fundamental, assim como a explicação teórica sobre o representado, sendo assim ao longo do semestre apresentam-se imagens de diversos artistas e de trabalhos de alunos realizados nos anos anteriores, acompanhado de visitas a exposições que estejam a decorrer.

Objetivos de Sustentabilidade

Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Palavras Chave

Representação, comunicação, desenho, criação.

Bibliografia Principal

Autor MOLINA, Juan José Gómez (coord.)
Título Las lecciones del dibujo
Edição 3.ª Edição
Local Madrid
Editora Cátedra
Ano 2003
Autor MASSIRONI, Manfredo
Título Ver pelo desenho : aspectos técnicos, cognitivos
Edição 1.ª ed.
Local Lisboa
Editora Edições 70
Ano 2010
Autor WONG, Wucius
Título Fundamentos del diseño
Local Barcelona
Editora Ed. GG
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Arnheim, Rudol
Título Arte & percepção visual : uma psicologia de visão
Autor Goldstein, Nathan
Título Figure drawing : the structure, anatomy and expres
Edição 3ª ed.
Local New-Jersey
Editora Prentice Hall
Ano 1987