Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 5.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Pimentel
Assistentes: Prof. Doutora Joana Pimentel
Carga Horária
Teórico-prática : 6 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a criatividade através do aperfeiçoamento da expressão gráfica, analisando e investigando novas técnicas e aperfeiçoando as já adquiridas. Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do Desenho e a sensibilidade aos valores estéticos. Utilizar o Desenho como uma ferramenta indispensável para a investigação no campo da Arquitetura.
Objectivos Específicos
Criar condições para que o estudante enfrente o acto de desenhar com agilidade e consciência exercitando instrumentos manuais e mentais no sentido de compreender técnicas, sistemas, códigos, modelos e precessos de representação gráfica e plástica na construção e articulação de imagens. Ver, conceber e pensar o desenho para comunicar utilizando-o como instrumento de investigação e concretização de um projecto desenvolvendo as capacidades gráficas nas suas múltiplas propostas.
Competências a adquirir
Aquisição de um método individual no Desenho. Estímulo à investigação e à capacidade individualizada de estabelecer analogias e reitrerpretações no sentido de utilizar a ferramenta do Desenho para o processo de representação da Arquitetura. Desenvolver o espírito crítico como base de toda a experimentação.
Metodologia de Ensino
A metodologia inclui aulas teoricas e exercícios prácticos. A informação e reflexão teórica tem na practica o seu referente didáctico. Comparam-se desenhos individuais e colectivos, analise e critica sobre os mesmos, consulta bibliográfica.
Conteúdos Programáticos
O programa desenvolve-se segundo um conjunto de dois blocos temáticos e complementares das matérias gráficas, imprescindíveis para o domínio da disciplina, estudadas em coexistência, embora, por razões operativas, cada um deles na sequencia exposta constitua o núcleo agregador a tratar em cada um dos períodos de trabalho. Cada bloco representa um aspecto determinado do processo do desenho, não necessariamente em contradição, mas complementando-se de modo a que seja possível indentificá-lo em simultaneo nas diversas propostas de trabalho.
A observação/percepção da tridimensionalidade e bidimensionalidade.
Relação entre a tridimensionalidade e a bidimensionalidade do plano. Representação da tridimensionalidade: claro/escuro, cheio/vazio, textura(s), perspectiva(s), superfície(s), cor e luz.
Valores de proporção, de escala e de função. Aplicação e importância dos sistemas ou códigos de representação para determinar e figurar a terceira dimensão. Análise e representação da Arquitetura-
O reconhecimento da tridimensionalidade confrontação com a bidimensionalide. Matéria, forma, textura. Estudo da côr. Análise da influência da côr sobre as formas. Estudo da sua transformação: claro/escuro, cheio/vazio, textura(s), superfície(s). Material, carácter, forma e tacto. Análise de superficies, efeitos cromáticos. Teorias de composição.
Métodos de Avaliação
Para cada exercício proposto especifica-se a modalidade do mesmo, os objectivos do tema a desenvolver, duração e data de entrega. A assistência regular ás aulas, a entrega de todos os trabalhos lançados no âmbito do programa da discipçina e da avaliação continua, são condições necessárias para que o aluno possa ficar habilitado à aprovação da disciplina.
Recursos Didácticos
No ensino e na pratica do desenho, a comunicação visual é fundamental, assim como a explicação teórica sobre o representado, sendo assim ao longo do semestre apresentam-se diversas imagens de diversos Arquitetos. Consulta on-line de exposições e participação em conferências relacionadas com os conteúdos programáticos.
Objetivos de Sustentabilidade
Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Palavras Chave
Representação, espaço, comunicação, desenho, criação.
Bibliografia Principal
Autor | SIZA, Álvaro |
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Título | Álvaro Siza: In/disciplina PT |
Local | Porto |
Editora | Serralves Museu de Arte Contemporânea |
Ano | 2019 |
Autor | GÓMEZ MOLINA, J.J. |
Título | El Manual de Dibujo |
Edição | 3º ed. |
Local | Madrid |
Editora | Cátedra |
Ano | 2005 |
Autor | PAULY, Daniele |
Título | Le Corbusier: Drawing as Process |
Local | London |
Editora | Yale University Press |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | WONG, Wucius |
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Título | Princípios da forma e do desenho |
Edição | 2ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Martins Fontes |
Ano | 2010 |
Autor | MENDES Manuel Fernando Távora; Távora, Fernando |
Título | Fernando Távora – As Raízes e os Frutos. palavra d |