Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projecto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.
Objectivos Específicos
Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os maios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.
Competências a adquirir
Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projecto de comunicação à Obra.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
Detalhe construtivo e sua pormenorização em diferentes escalas.
O exercício semestral proposto para a Unidade Curricular de Sistemas Construtivos, realizar-se-á, por grupos de dois estudantes, ficando ao seu encargo a escolha do projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projecto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto, que o estudante esteja a frequentar]. A partir da referida base de trabalho, deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da U. C. de Sistemas Construtivos está dividido em três fases:
1. Alçados interiores – A3
Pretende-se, nesta primeira fase do trabalho, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos, indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas construtivas, decorrentes dos detalhes e pormenores adoptados.
- Representação, na esc. 1:50, de uma planta e quatro alçados interiores [ex: módulo habitacional, simples ou duplo].
- Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
- Representação, do mapa de acabamentos, com as seguintes indicações: “material utilizado”, “dimensionamento unitário”, “função construtiva” e áreas totais e parciais a adoptar para cada espaço, designadamente, paredes, pavimentos, tectos e/ou sub-tectos.
2. Cortes planificados - A2
A partir de um dos alçados interiores executados na primeira fase do trabalho prático, deve proceder-se à representação do corte planificado, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
- Representação, na escala 1:10, das diversas camadas que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados no corte planificado.
- Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços;
- Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.
3. Esquadrias – A2
Fica ao encargo dos grupos de trabalho, nesta terceira fase do exercício semestral, a escolha de um vão exterior e outro interior, para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe, com relevância para o estudo das métricas compositivas e espaciais, importantes para a fundamentação e expressão arquitectónica do edifício estudado.
- Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria e ou serralharia.
- Representação de um quadro por cada vão, identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4–Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.
Métodos de Avaliação
Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas individuais (50%) e entrega dos trabalhos de grupo (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (75%) e (re)entrega do trabalho de grupo (25%).
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, vídeos, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no projecto e na construção de edifícios: dimensão económica, ambiental e social. O território, a orientação e os materiais; análise do ciclo de vida dos materiais e dos edifícios, reciclagem de materiais e de edifícios; prefabricação e construção tradicional. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial para a gestão de resíduos e consumos energéti
Palavras Chave
. Investigação;
. Corte Planificado;
. Materialidade;
. Construtividade;
. Detalhe;
Bibliografia Principal
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | LOPES, Nuno Valentim |
Título | Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci |
Local | Porto |
Editora | Dissertação de Mestrado, FAUP |
Ano | 2006 |
Autor | GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy |
Título | Manual de construcción de edifícios |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | JAPPE, Anselm |
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Título | Betão - Arma de construção maciça do capitalismo. |
Autor | RAMOS, Rui Jorge Garcia; RODRIGUES, Rui Calejo |
Título | Saber Manter os Edifícios: Pensar, Desenhar, Const |