Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2024/2025

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projecto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.

Objectivos Específicos

Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os maios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.

Competências a adquirir

Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projecto de comunicação à Obra.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.

Conteúdos Programáticos

Detalhe construtivo e sua pormenorização em diferentes escalas.
O exercício semestral proposto para a Unidade Curricular de Sistemas Construtivos, realizar-se-á, por grupos de dois estudantes, ficando ao seu encargo a escolha do projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projecto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto, que o estudante esteja a frequentar]. A partir da referida base de trabalho, deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.

O conteúdo programático da U. C. de Sistemas Construtivos está dividido em três fases:
1. Alçados interiores – A3
Pretende-se, nesta primeira fase do trabalho, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos, indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas construtivas, decorrentes dos detalhes e pormenores adoptados.
- Representação, na esc. 1:50, de uma planta e quatro alçados interiores [ex: módulo habitacional, simples ou duplo].
- Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
- Representação, do mapa de acabamentos, com as seguintes indicações: “material utilizado”, “dimensionamento unitário”, “função construtiva” e áreas totais e parciais a adoptar para cada espaço, designadamente, paredes, pavimentos, tectos e/ou sub-tectos.

2. Cortes planificados - A2
A partir de um dos alçados interiores executados na primeira fase do trabalho prático, deve proceder-se à representação do corte planificado, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
- Representação, na escala 1:10, das diversas camadas que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados no corte planificado.
- Alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços;
- Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.

3. Esquadrias – A2
Fica ao encargo dos grupos de trabalho, nesta terceira fase do exercício semestral, a escolha de um vão exterior e outro interior, para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe, com relevância para o estudo das métricas compositivas e espaciais, importantes para a fundamentação e expressão arquitectónica do edifício estudado.
- Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria e ou serralharia.
- Representação de um quadro por cada vão, identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4–Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.

Métodos de Avaliação

Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas individuais (50%) e entrega dos trabalhos de grupo (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (75%) e (re)entrega do trabalho de grupo (25%).

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, vídeos, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.

Objetivos de Sustentabilidade

Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no projecto e na construção de edifícios: dimensão económica, ambiental e social. O território, a orientação e os materiais; análise do ciclo de vida dos materiais e dos edifícios, reciclagem de materiais e de edifícios; prefabricação e construção tradicional. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial para a gestão de resíduos e consumos energéti

Palavras Chave

. Investigação;
. Corte Planificado;
. Materialidade;
. Construtividade;
. Detalhe;

Bibliografia Principal

Autor DEPLAZES, Andrea
Título Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2010
Autor LOPES, Nuno Valentim
Título Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci
Local Porto
Editora Dissertação de Mestrado, FAUP
Ano 2006
Autor GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy
Título Manual de construcción de edifícios
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor JAPPE, Anselm
Título Betão - Arma de construção maciça do capitalismo.
Autor RAMOS, Rui Jorge Garcia; RODRIGUES, Rui Calejo
Título Saber Manter os Edifícios: Pensar, Desenhar, Const