Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

URBANISMO - 2024/2025

4º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Investigar a Arquitetura e o Urbanismo e a sua representação do valor universal do ponto de vista histórico e perceber a evolução urbana como anel de compromisso entre o desenvolvimento sustentável, inclusivo e inteligente, numa linha de reflexão onde sobressaem distintos níveis de análise do espaço urbano, ganhando destaque a sustentabilidade e a regeneração urbana integrada na zona de intervenção selecionada: Bairro Piscatório de Angeiras em Matosinhos.

Objectivos Específicos

A unidade curricular de Urbanismo propõe uma aproximação á realidade das nossas cidades, recorrendo aos conhecimentos e instrumentos mentais e culturais assentes num exercício temporal em que a investigação, o desenho e a aplicação não estão alinhados. Desenvolveremos um exercício que se pretende estruturante na identidade e qualidade do território de Angeiras no Concelho de Matosinhos.

Competências a adquirir

Domínio dos conhecimentos e instrumentos que englobam as diversas escalas da Arquitetura e Projeto, bem como os âmbitos programáticos que o constituem. As competências sobre a intervenção urbana e objetual, qualificação linguística, morfológica e tipológica das estruturas urbanas edificadas e não edificadas, bem como a organização e concretização formal e material destes espaços são fundamentais.

Metodologia de Ensino

As aulas abordarão exemplos de cidades consolidadas e cidades emergentes, motivando a capacidade de análise e consequente debate, das questões apresentadas. Os estudantes desenvolverão um trabalho teórico-prático permitindo o conhecimento da relação entre a teoria e a prática.


Conteúdos Programáticos

O programa da Unidade Curricular visa profundar o conhecimento cientifico sobre as características morfológicas e funcionais dos Núcleos e Lugares que correspondem aos antigos assentamentos piscatórios e rurais, significa analisar processos de crescimento orgânico dos núcleos primitivos para estabelecer conexão entre assentamentos piscatórios, núcleos rurais, meio urbano e periurbano, assumindo um caracter instrumental na decomposição das camadas que originaram a estrutura da forma urbana existente – a génese de formação, o traçado viário, o quarteirão, o lote e o edifício - trabalhando os conceitos de tipo de malha e de elemento arquitetónico de modo a fornecer informação relativa à estrutura edificada e a estabelecer relações com os outros elementos do sistema urbano, considerando para o efeito duas fases:
Fase 1 - Trabalho de Grupo (até ao fim de Outubro) - Preparação e objetivos:
- Análise e diagnóstico do território;
- Caraterização do espaço. Traçado urbano - malha, espaços exteriores de circulação e perma-nência, rede de infraestruturas;
- Consolidação metodológica, critérios da análise e programação dos trabalhos.
- Recolha da informação e produção de cartografia com a informação sobre a projeção da subida do nível do mar em 10, 40, 100 e 150 anos.
- PDM Matosinhos.
Fase 2 - Trabalho de Grupo (até ao Natal) - Caracterização e diagnóstico:
- Reconhecimento do território selecionado através de análise SWOT- Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats;
- Massa edificada de carácter piscatório ou tradicional, tipo de relação com as atividades desenvolvidas;
- Realçar a importância da sua reabilitação em termos de uso, de memória histórica e de sentido cultural decorrentes da tradição,
- Análise das mudanças e permanências que os assentamentos humanos sofrem no decorrer do tempo, aplicada a novos processos de desenvolvimento económico numa ótica de sustentabilidade do modelo.

Métodos de Avaliação

A avaliação será feita com base na assiduidade, participação e empenho nos debates feitos nas aulas durante o contacto privilegiado pelo espaço lectivo, na execução e apresentação de trabalhos de aplicação dos conhecimentos.
Os trabalhos teórico/práticos estão de acordo com o Programa enunciado.

Recursos Didácticos

Os componentes do ambiente de aprendizagem a utilizar serão os elementos bibliográficos referidos.
As bases de dados existentes na internet e o equipamento informático são fundamentais para o acesso a conteúdos on-line;

Objetivos de Sustentabilidade

Pretende-se que o estudante tenha presentes os princípios da sustentabilidade e a regeneração urba-na integrada de territórios de conflito, “tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, em linha com o Objetivo 11 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Palavras Chave

Arquitetura;
Alterações Climáticas;
Projeto;
Urbanismo;
Sustentabilidade;

Bibliografia Principal

Autor GARCIA lamas, José M. Ressano
Título Morfologia urbana e desenho da cidade
Edição 5º ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2010
Autor Ascher, François
Título Os novos principios do Urbanismo
Edição 3ª ed.
Local Lisboa
Editora Romano Guerra Editora
Ano 2010
Autor BENEVOLO, Leonardo
Título História da Cidade
Edição 4ª ed.
Local S. Paulo
Editora Perspectiva
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor GOITIA, Fernando Chueca
Título Breve história do urbanismo
Edição 2ª ed.
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano 2003
Autor LYNCH, Kevin
Título A imagem da cidade
Edição 2a ed.
Local Lisboa
Editora Edições 70
Ano 2009