Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2025/2026
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objetivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projeto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projeto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na ótica da interdisciplinaridade.
Objectivos Específicos
Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os meios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projeto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.
Competências a adquirir
Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projeto de comunicação à Obra.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efetuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
Detalhe construtivo e sua pormenorização em diferentes escalas.
O exercício semestral proposto para a Unidade Curricular de Sistemas Construtivos, realizar-se-á, por grupos de dois estudantes, ficando ao seu encargo a escolha do projeto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projeto, que o estudante esteja a frequentar]. A partir da referida base de trabalho, deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da U. C. de Sistemas Construtivos está dividido em duas fases:
1. Cortes planificados - A2
A partir da base de trabalho selecionada, deve proceder-se à representação da planta e corte planificado, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
- Representação, na esc. 1:20, de uma planta e um corte vertical [ex: módulo habitacional, simples ou duplo, cozinha, escadas/átrio, etc…], identificando as diversas camadas que incorporam as paredes, tetos, sub-tetos e pavimentos, dos espaços projetados.
- Representação dos alçados interiores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caraterização dos espaços;
- Representação, do mapa de acabamentos, com as seguintes indicações: “material utilizado”, “dimensionamento unitário”, “função construtiva” e áreas totais e parciais a adotar para cada espaço, designadamente, paredes, pavimentos, tetos e/ou sub-tetos.
2. Esquadrias – A2
Fica ao encargo dos grupos de trabalho, nesta segunda fase do exercício semestral, a escolha de um vão exterior e outro interior, para detalhar. Deste modo, incentiva-se o domínio das escalas de detalhe, com relevância para o estudo das métricas compositivas e espaciais, importantes para a fundamentação e expressão arquitetónica do edifício estudado.
- Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria e ou serralharia.
- Representação de um quadro por cada vão, identificando: 1-Designação e localização; 2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4–Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.
Métodos de Avaliação
Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas individuais (50%) e entrega do trabalho de grupo (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (75%) e (re)entrega do trabalho de grupo (25%).
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objetivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didáticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, vídeos, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no projeto e na construção de edifícios: dimensão económica, ambiental e social. O território, a orientação e os materiais; análise do ciclo de vida dos materiais e dos edifícios, reciclagem de materiais e de edifícios; prefabricação e construção tradicional. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial para a gestão de resíduos e consumos energétic
Palavras Chave
. Investigação;
. Corte planificado;
. Esquadrias;
. Detalhe.
Bibliografia Principal
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | BEINHAUER, Peter |
Título | Atlas de detalhes construtivos |
Edição | 2.ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Autor | GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy |
Título | Manual de construcción de edifícios |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | LOPES, Nuno Valentim |
---|---|
Título | Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci |
Edição | Dissertação de |
Local | Porto |
Editora | |
Ano | 2006 |
Autor | MASCARENHAS, Jorge |
Título | Sistemas de Construção, I, II, III.....XV |
Edição | 6.ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Livros Horizonte |
Ano | 2010 |