Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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FUNDAMENTOS DO DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2025/2026

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 6 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A Unidade Curricular de Fundamentos de Desenho de Comunicação tem como objetivos gerais, aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas no ano anterior, nomeadamente, na exploração de técnicas mais avançadas, na compreensão da representação espacial e volumétrica.
Desenvolver a capacidade de observação crítica e analítica do espaço tridimensional.

Objectivos Específicos

Desenvolver a composição: Organizar os elementos gráficos no espaço do papel de forma equilibrada e expressiva.
Representar o corpo humano: Desenhar a figura humana em diferentes posturas, com especial atenção à anatomia simplificada, proporções e movimento.
Dominar a perspetiva: Aplicar os princípios da perspetiva linear (com 1 e 2 pontos de fuga) em diversas situações, incluindo ambientes internos e externos.

Competências a adquirir

Capacidade de aplicar corretamente os princípios da perspetiva para representar com o mínimo de rigor e profundidade, objetos, espaços interiores e exteriores, e edifícios com diferentes pontos de vista.
Compreensão e domínio destes sistemas de representação para a clareza na visualização de volumes e relações espaciais, frequentemente utilizados no desenho do espaço arquitetónico.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos práticos e teórico-práticos. Nas aulas teórico-práticas, serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos exercícios, assim como, periodicamente efetuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.

Conteúdos Programáticos

Os exercícios serão progressivos em termos de complexidade, combinando desafios técnicos com a exploração criativa.

Módulo 1: A Figura Humana e o Movimento (Semanas 1-6)
Exercício 1.1: Desenho de Observação da Figura Humana (Gestual e Contorno)
Sessões com modelo vivo (curtas e longas poses).
Foco na captação da essência do movimento e das proporções gerais.
Materiais: Carvão, grafite.
Exercício 1.2: Anatomia Simplificada e Estrutura
Estudo de esqueletos e modelos anatómicos (simplificados).
Desenho de mãos, pés e rostos em diferentes ângulos.
Materiais: Grafite, caneta.
Exercício 1.3: Figura Humana em Contexto
Desenho de figuras humanas inseridas em ambientes, interagindo com objetos.
Foco na proporção em relação ao espaço.
Materiais: Misto.

Módulo 2: A Representação do Espaço e da Arquitetura (Semanas 7-14)
Exercício 2.1: Perspetiva Linear (1 e 2 Pontos de Fuga)
- Desenho de sólidos geométricos e objetos simples em perspetiva.
- Desenho de interiores (salas, corredores) com base na observação.
- Desenho exterior (pátios, edifícios, percursos, escadas) com base na observação
Exercício 2.2: Perspetiva Linear (1 e 2 Pontos de Fuga) com figura humana.
- Desenho da figura humana inserida no espaço arquitetónico.

Métodos de Avaliação

. Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, domínio técnico e expressivo do registo gráfico, capacidade de observação e análise, compreensão e aplicação dos princípios da representação.
. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas individuais (50%) e entrega dos exercícios práticos (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (100%).

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objetivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didáticos:
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos exercícios práticos;
- Recursos Visuais: Utilização de exemplos de obras de artistas relevantes, vídeos e outros recursos visuais para ilustrar conceitos e inspirar os alunos.

Objetivos de Sustentabilidade

Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no desenho do espaço arquitetónico: dimensão económica, ambiental e social.
Pensamento crítico: Desenvolver a capacidade dos estudantes questionarem as práticas existentes, avaliarem criticamente as soluções da prática do desenho e assumirem uma postura ética e responsável nas suas escolhas projetuais.

Palavras Chave

- Representação;
- Comunicação;
- Figura humana;
- Espaço arquitetónico.

Bibliografia Principal

Autor ACKERMAN, James S.
Título Origins, Imitation, Conventions: Representation in
Editora The MIT Press
Ano 2002
Autor CARNEIRO, Alberto
Título Campo sujeito e representação no ensino e na prát
Edição 1.ª edição
Local Porto
Editora FAUP publicações
Ano 1995
Autor RODRIGUES, Ana Leonor M. Madeira
Título O Desenho. Ordem do Pensamento Arquitectónico
Local Lisboa
Editora Editorial Estampa
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor VIEIRA, Joaquim
Título O Desenho e o Projecto São o Mesmo?
Edição 1.ª Ed.
Local Porto
Editora FAUP publicações
Ano 1995
Autor SAUSMAREZ, Maurice de
Título Desenho Básico, As dinâmicas da forma visual
Edição 2.ª Edição
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano