Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
FUNDAMENTOS DO DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 6 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Unidade Curricular de Fundamentos de Desenho de Comunicação tem como objetivos gerais, aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas no ano anterior, nomeadamente, na exploração de técnicas mais avançadas, na compreensão da representação espacial e volumétrica.
Desenvolver a capacidade de observação crítica e analítica do espaço tridimensional.
Objectivos Específicos
Desenvolver a composição: Organizar os elementos gráficos no espaço do papel de forma equilibrada e expressiva.
Representar o corpo humano: Desenhar a figura humana em diferentes posturas, com especial atenção à anatomia simplificada, proporções e movimento.
Dominar a perspetiva: Aplicar os princípios da perspetiva linear (com 1 e 2 pontos de fuga) em diversas situações, incluindo ambientes internos e externos.
Competências a adquirir
Capacidade de aplicar corretamente os princípios da perspetiva para representar com o mínimo de rigor e profundidade, objetos, espaços interiores e exteriores, e edifícios com diferentes pontos de vista.
Compreensão e domínio destes sistemas de representação para a clareza na visualização de volumes e relações espaciais, frequentemente utilizados no desenho do espaço arquitetónico.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos práticos e teórico-práticos. Nas aulas teórico-práticas, serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos exercícios, assim como, periodicamente efetuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
Os exercícios serão progressivos em termos de complexidade, combinando desafios técnicos com a exploração criativa.
Módulo 1: A Figura Humana e o Movimento (Semanas 1-6)
Exercício 1.1: Desenho de Observação da Figura Humana (Gestual e Contorno)
Sessões com modelo vivo (curtas e longas poses).
Foco na captação da essência do movimento e das proporções gerais.
Materiais: Carvão, grafite.
Exercício 1.2: Anatomia Simplificada e Estrutura
Estudo de esqueletos e modelos anatómicos (simplificados).
Desenho de mãos, pés e rostos em diferentes ângulos.
Materiais: Grafite, caneta.
Exercício 1.3: Figura Humana em Contexto
Desenho de figuras humanas inseridas em ambientes, interagindo com objetos.
Foco na proporção em relação ao espaço.
Materiais: Misto.
Módulo 2: A Representação do Espaço e da Arquitetura (Semanas 7-14)
Exercício 2.1: Perspetiva Linear (1 e 2 Pontos de Fuga)
- Desenho de sólidos geométricos e objetos simples em perspetiva.
- Desenho de interiores (salas, corredores) com base na observação.
- Desenho exterior (pátios, edifícios, percursos, escadas) com base na observação
Exercício 2.2: Perspetiva Linear (1 e 2 Pontos de Fuga) com figura humana.
- Desenho da figura humana inserida no espaço arquitetónico.
Métodos de Avaliação
. Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, domínio técnico e expressivo do registo gráfico, capacidade de observação e análise, compreensão e aplicação dos princípios da representação.
. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas individuais (50%) e entrega dos exercícios práticos (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (100%).
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objetivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didáticos:
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos exercícios práticos;
- Recursos Visuais: Utilização de exemplos de obras de artistas relevantes, vídeos e outros recursos visuais para ilustrar conceitos e inspirar os alunos.
Objetivos de Sustentabilidade
Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no desenho do espaço arquitetónico: dimensão económica, ambiental e social.
Pensamento crítico: Desenvolver a capacidade dos estudantes questionarem as práticas existentes, avaliarem criticamente as soluções da prática do desenho e assumirem uma postura ética e responsável nas suas escolhas projetuais.
Palavras Chave
- Representação;
- Comunicação;
- Figura humana;
- Espaço arquitetónico.
Bibliografia Principal
Autor | ACKERMAN, James S. |
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Título | Origins, Imitation, Conventions: Representation in |
Editora | The MIT Press |
Ano | 2002 |
Autor | CARNEIRO, Alberto |
Título | Campo sujeito e representação no ensino e na prát |
Edição | 1.ª edição |
Local | Porto |
Editora | FAUP publicações |
Ano | 1995 |
Autor | RODRIGUES, Ana Leonor M. Madeira |
Título | O Desenho. Ordem do Pensamento Arquitectónico |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Estampa |
Ano | 2000 |
Bibliografia Complementar
Autor | VIEIRA, Joaquim |
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Título | O Desenho e o Projecto São o Mesmo? |
Edição | 1.ª Ed. |
Local | Porto |
Editora | FAUP publicações |
Ano | 1995 |
Autor | SAUSMAREZ, Maurice de |
Título | Desenho Básico, As dinâmicas da forma visual |
Edição | 2.ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Presença |
Ano | |