Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 5.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 6 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Unidade Curricular de Desenho de Comunicação tem como objetivos gerais, aprofundar os conhecimentos e competências adquiridos no primeiro semestre, nomeadamente:
Compreender e aplicar os princípios fundamentais da representação espacial (perspetiva, proporção, luz e sombra).
Estimular a capacidade de interpretação e síntese visual, transpondo a realidade observada para uma representação gráfica coerente.
Objectivos Específicos
Utilizar a expressão gráfica, como modo de comunicação do desenho: claro/escuro de forma eficaz para modelar formas, criar volume e definir a profundidade do espaço.
Explorar o desenho de arquitetura e objeto: Representar espaços arquitetónicos, elementos construtivos e objetos complexos com precisão e detalhe.
Competências a adquirir
Aplicar corretamente os princípios da perspetiva linear (1, 2 e 3 pontos de fuga) para construir espaços e objetos tridimensionais de forma coerente e credível.
Compreender e representar a perspetiva aérea, criando a ilusão de profundidade e distância através do tratamento da luz, cor e detalhe.
Utilizar a luz e sombra para conferir volume, profundidade, textura e atmosfera aos desenhos, distinguindo entre luz direta, reflexos, sombras projetadas e sombras próprias.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos práticos e teórico-práticos. Nas aulas teórico-práticas, serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos exercícios, assim como, periodicamente efetuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
Os exercícios serão progressivos em termos de complexidade, combinando desafios técnicos com a exploração criativa.
Módulo 1: A Representação do Espaço e da Arquitetura. (semanas 1-6)
Exercício 1.1: Perspetiva de 3 Pontos de Fuga e Perspetiva Aérea
- Desenho de exteriores (edifícios, paisagens urbanas) com atenção à profundidade.
- Introdução à perspetiva aérea (esbatimento, detalhe vs. distância).
Materiais: Grafite, tinta-da-china.
Módulo 2: A Representação do Espaço Urbano. (semanas 7-14)
Exercício 2.1: Desenho de Observação de Espaços Arquitetónicos
- Saídas de campo para desenhar edifícios, praças ou outros espaços urbanos.
- Foco na captação da atmosfera e dos detalhes construtivos.
Materiais: Caderno de campo, caneta, aguarela (opcional).
Exercício 2.2: Estudo de Texturas e Superfícies
- Criação de amostras de diferentes texturas (madeira, pedra, água, etc.).
- Integração destas texturas em desenhos de objetos ou ambientes.
Materiais: Variados, com experimentação.
Métodos de Avaliação
Serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, domínio técnico e expressivo do registo gráfico, capacidade de observação e análise, compreensão e aplicação dos princípios da representação.
Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas individuais (50%) e entrega dos exercícios práticos (50%), de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final, (100%).
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objetivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didáticos:
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos exercícios práticos;
- Utilização de exemplos de obras de artistas relevantes, vídeos e outros recursos visuais para ilustrar conceitos e inspirar os alunos.
Objetivos de Sustentabilidade
Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os três vértices da sustentabilidade no desenho do espaço arquitetónico: dimensão económica, ambiental e social.
Pensamento crítico: Desenvolver a capacidade dos estudantes questionarem as práticas existentes, avaliarem criticamente as soluções da prática do desenho e assumirem uma postura ética e responsável nas suas escolhas projetuais.
Palavras Chave
- Perspetiva linear;
- Espaço arquitetónico;
- Espaço urbano;
- Texturas;
- Superfícies.
Bibliografia Principal
Autor | JOLY, Martine, |
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Título | A imagem e sua interpretação |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 2003 |
Autor | MASSIRONI, Manfredo; BRITO, Cidália de |
Título | Ver pelo desenho : aspectos técnicos, cognitivos, |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 1983 |
Autor | SAINZ,Jorge |
Título | O desenho de arquitetura: teoria e história de uma |
Local | Barcelona |
Editora | Reverté |
Ano | 2005 |
Bibliografia Complementar
Autor | SAVIGNAT, Jean Marte |
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Título | Desenho e arquitetura: du Moyen âge au XVIIIeme si |
Edição | 2.ª Ed. |
Local | Paris |
Editora | École Nationale Supérieure des Beaux-Arts |
Ano | 1983 |
Autor | CORTE-REAL, Eduardo |
Título | O Triunfo da Virtude. As Origens do Desenho Arquit |