Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
GEOGRAFIA HUMANA - 2025/2026
4º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Paula Nápoles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Paula Nápoles
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A oportunidade e vantagem de articulação da Geografia com a Arquitetura definem os principais objetivos da unidade curricular:
- Resumir o percurso teórico recente da Geografia, sobretudo a partir de da Geografia Clássica de influência francesa (Vidal de la Blache e Orlando Ribeiro).
- Precisar alguns conceitos-chave de Geografia que se cruzem com o interesse da Arquitetura, do Planeamento e do Urbanismo.
- Sintetizar os traços da Geografia de Portugal e da sua diversidade territorial.
Objectivos Específicos
Familiarizar o estudante com as grandes ruturas conceptuais da Geografia e com as dinâmicas de transformação e apropriação do território.
Trabalhando a oposição rural-urbano, o estudante discernirá os grandes contrastes humanos de Portugal: população, povoamento, atividades económicas, urbanidade, transportes e mobilidade, conhecimento, aliás, essencial ao exercício do planeamento e do ordenamento do território.
Competências a adquirir
Pretende-se que o estudante trabalhe a sua capacidade crítica, a necessidade de compreender diversas áreas do conhecimento, a capacidade de ultrapassar o senso comum, a necessidade constante que a Arquitetura tem de interpretar a mudança no território e na sociedade e estimule a investigação epistemológica acerca do uso conceptual e da teoria.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas seguem uma estratégia de comunicação que suscite a discussão, a polémica e a elaboração de sínteses esquemáticas, partindo da apresentação de exemplos (textos, imagens, cartografia), interligando a Geografia à Arquitetura.
Conteúdos Programáticos
Programa da Unidade Curricular / Conteúdo programático
Capítulo 1
1.0. A Geografia e os seus conceitos-base.
1.1. A Geografia Clássica e o estudo das Paisagens Geográficas.
1.2. O Determinismo geográfico e o paradigma positivista.
1.3. O Determinismo geográfico, o paradigma positivista, a morfologia urbana e a arquitetura.
1.4. O Possibilismo geográfico e o paradigma historicista.
1.5. O Possibilismo geográfico e o paradigma historicista, a morfologia urbana e a arquitetura.
1.6. A Geografia Neo-positivista e o estudo do Espaço Geográfico.
1.7. Os modelos quantitativos.
1.8. A Geografia Neo-positivista, a morfologia urbana e a arquitetura.
1.9. As Geografias Radicais.
1.10. As Geografias Radicais, a morfologia urbana e a arquitetura.
1.11. A Geografia Contemporânea e o estudo do Território.
1.12. A Geografia dos problemas sociais e o estudo do Território Social.
Capítulo 2
1.1. A emergência das ciências sociais.
1.2. Metodologia de investigação das ciências sociais.
Capítulo 3
3.0. A obra pública. Geografia Escolar.
3.1. O planeamento escolar: da emergência à consolidação.
3.2. O estatuto urbano da escola.
3.3. A Arquitetura e a Geografia Escolar.
Métodos de Avaliação
A avaliação corresponderá ao estipulado no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade. Será aplicada a metodologia de avaliação contínua, de carácter periódico e individual.
A avaliação final inclui o cumprimento da assiduidade, pontualidade, participação, pesquisa, realização de dois testes escritos e de um trabalho prático.
Recursos Didácticos
Para a apresentação/ discussão dos conteúdos programáticos recorrer-se-á aos meios informáticos disponíveis, nomeadamente o uso do programa powerpoint, a bibliografia diversa, cartografia, fotografia e textos para debate. Ao longo das aulas serão indicadas as fontes bibliográficas.
Objetivos de Sustentabilidade
Espaço
População
Povoamento
Dinâmicas territoriais
Palavras Chave
Paradigma
Determinismo
Possibilismo
Paisagem
Territórios
Modelos quantitativos
Construção pública
Bibliografia Principal
Autor | ROMERO, J. (coord.); ORTEGA, J. |
---|---|
Título | Geografia Humana |
Edição | 2ª ed. |
Local | Barcelona |
Editora | Ariel |
Ano | 2007 |
Autor | CAPEL, Horacio |
Título | Filosofia y Ciencia en la Geografia Contemporânea |
Edição | 2ª ed. |
Local | Barcelona |
Editora | Barcanova, S. A. |
Ano | 1983 |
Autor | GOITIA, Fernando Chueca |
Título | Breve história do urbanismo |
Edição | 2ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Presença |
Ano | 2003 |
Bibliografia Complementar
Autor | LEVÊQUE, Christian |
---|---|
Título | A Questão Urbana |
Edição | 3ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | João Sá da Costa, Lda |
Ano | 2006 |
Autor | NÁPOLES, Ana Paula |
Título | A Escola: do Edifício aos Territórios. O caso da C |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Porto |
Editora | Cordão de Leitura |
Ano | 2010 |