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DIREITO DO CONSUMO - 2025/2026

4º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Sérgio Costa Machado
Assistentes: Prof. Doutor Sérgio Costa Machado

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução de carácter prático ao Direito do Consumo, promovendo o desenvolvimento de competências que lhes permitam identificar, enquadrar e compreender os principais problemas jurídicos inerentes a esta área.

Objectivos Específicos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos aprofundados sobre domínios essenciais do Direito do Consumo, designadamente no que respeita a cláusulas contratuais abusivas, práticas comerciais desleais, serviços públicos essenciais, venda de bens de consumo e fornecimento de conteúdos e serviços digitais, contratação à distância e fora do estabelecimento comercial, bem como o crédito ao consumo.

Competências a adquirir

No final do semestre, os estudantes deverão ter uma compreensão geral dos princípios fundamentais do Direito do Consumo, evidenciando capacidade para identificar, enquadrar e resolver juridicamente os problemas que se coloquem nesta área, aplicando os conhecimentos de forma crítica e devidamente fundamentada a situações concretas da prática jurídica.

Metodologia de Ensino

Adota-se, nas aulas teórico-práticas, o método problemático, assente em perguntas e respostas, promovendo a participação ativa dos estudantes. Valoriza-se a resolução de casos práticos, como forma de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos. As aulas de orientação tutorial proporcionam um acompanhamento mais próximo, apoiando a aprendizagem individual. A avaliação rege-se pelo regulamento da Universidade, incluindo avaliação contínua e final.

Conteúdos Programáticos

1) INTRODUÇÃO GERAL
1.1) Noção de direito do consumidor;
1.2) Proteção constitucional do consumidor;
1.3) A influência do Direito Europeu na modelação do Direito do Consumidor português e a sua importância na definição da noção de consumidor;
1.4) A noção de consumidor;
1.5) A Lei da Defesa do Consumidor.

2) O REGIME DAS CLÁUSULAS ABUSIVAS
2.1) Noção de cláusulas contratuais gerais e a sua inclusão em contratos singulares;
2.2) O controlo do conteúdo contratual;
2.3) Cláusulas absolutamente proibidas;
2.4) Cláusulas relativamente proibidas;
2.5) Consequências jurídicas.

3) PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEAIS
3.1) Âmbito de aplicação;
3.2) Cláusula geral;
3.3) Práticas comerciais enganosas;
3.4) Práticas comerciais agressivas;
3.5) Consequências jurídicas.

4) SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS
4.1) Noção de serviços públicos essenciais;
4.2) Direitos do utente;
4.3) Suspensão do serviço público essencial;
4.4) Pagamento do serviço e vicissitudes;
4.5) O caso das comunicações eletrónicas.

5) VENDA DE BENS DE CONSUMO E FORNECIMENTO DE CONTEÚDOS E SERVIÇOS DIGITAIS
5.1) Enquadramento geral e âmbito de aplicação;
5.2) O dever de conformidade;
5.3) Entrega do bem e obrigação de fornecimento de conteúdos e serviços digitais;
5.4) Falta de conformidade e ónus da prova;
5.5) Direitos do consumidor;
5.6) Prazos;
5.7) Responsabilidade do profissional;
5.8) A responsabilidade do produtor e intermediários em linha.

6) CONTRATAÇÃO À DISTÂNCIA
6.1) Noção de contratação à distância: os contratos celebrados fora do estabelecimento comercial e os contratos celebrados à distância;
6.2) Deveres de informação;
6.3) Conteúdo contratual;
6.4) Direito de livre arrependimento e vicissitudes decorrentes do seu exercício.

7) CRÉDITO AO CONSUMO
7.1) Âmbito do conceito de crédito ao consumo (DL n.º 133/2009, de 2 de junho);
7.2) Deveres de informação;
7.3) Direito de livre revogação e vicissitudes do seu exercício;
7.4) Contratos coligados;
7.5) Cumprimento antecipado e não cumprimento pelo consumidor.

8) CRÉDITO À HABITAÇÃO
8.1) Enquadramento geral e âmbito de aplicação;
8.2) Proteção do consumidor e incumprimento do contrato.

Métodos de Avaliação

METODOLOGIA: A lecionação promove a participação ativa dos estudantes, recorrendo ao método interrogativo e problemático, com apresentação de casos e debate orientado de soluções, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico.
AVALIAÇÃO: Realizada nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade, através de avaliação contínua: dois testes escritos (60%) e uma frequência (40%).

Recursos Didácticos

Legislação, Internet para pesquisa e consulta de documentação, artigos científicos, publicações periódicas especializadas e bibliografia recomendada.

Objetivos de Sustentabilidade

1) Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos - ODS 4.
2) Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países - ODS 10.
3) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis - ODS 16.

Palavras Chave

Proteção do consumidor; cláusulas abusivas; práticas comerciais desleais; serviços essenciais; venda de bens e fornecimentos de conteúdos e serviços digitais; contratação à distância e fora de estabelecimento comercial; crédito ao consumo; crédito à habitação.

Bibliografia Principal

Autor CARVALHO, Jorge Morais
Título Manual de Direito do Consumo
Edição 8.ª edição
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2022
Autor LEITÃO, Adelaide Menezes
Título Direito do Consumo
Local Lisboa
Editora AAFDL Editora
Ano 2023
Autor ANTUNES, José Engrácia
Título Direito do Consumo
Edição 2.ª edição
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2024

Bibliografia Complementar

Autor PELLIER, Jean-Denis
Título Droit de la Consommation
Edição 4.ª edição
Local Paris
Editora Dalloz
Ano 2024
Autor CARVALHO, Jorge Morais
Título Direito de Rejeição: Um Novo Direito do Consumidor