Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais
ÉTICA - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutor Fausto Ferreira
Assistentes: Prof. Doutor Fausto Ferreira
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Adquirir conhecimentos sobre a origem e sentido mais abrangente da ética, sua pertinência e actualidade.Compreender as diferentes abordagens teóricas elaboradas nos vários contextos culturais. Dominar e reflectir criticamente sobre a triade conceptual: ética, moral e deontologia. Mobilizar conhecimentos para contextos ajustados ao percurso formativo dos alunos.
Objectivos Específicos
Assimilar a importância que a ética assume na dinâmicas organizacionais. Compreender e valorizar o binómio ética e harmonização como fins nas Instituições /organizações. .Problematização da ética aplicada em várias áreas de estudo.
Competências a adquirir
Assimilar o conceito de ética. Promover a pesquisa
Sensibilizar para a construção e uma cultura ética nos contextos organizacionais.
Promover a formação de atitudes que sensibilizem para:
1-A presença da dimensão ética nas práticas;
2-A flexibilização e adaptabilidade para as mutações constantes na pós-modernidade.
3-Capacidade crítica de refletir, construtivamente nos contextos organizacionais e saber elaborar textos.
Metodologia de Ensino
Método expositivo como estratégia de explicitação dos conteúdos programáticos. Métodos ativos como estratégia motivadora para a pesquisa e reflexão crítica: Análise e discussão de textos/estudo de casos/ seleção de temas /problema para debate.
Conteúdos Programáticos
1 - Quadro teórico: Origem, fundamento, pertinência e atualidade.
1.1 - Ética e Moralidade
1.2- Ética e Lei.
1.3 - Ética , Consciência e Responsabilidade.
2 - Os desafios da Ética nas organizações
2.1- Dimensão contextual, organizacional e sociopolítica. Fundamentação.
2.2 Integração da ética na Organização/ Empresa: Ética e cultura de empresa / organização. Os subsistemas da cultura de Empresa/organização.
3- Economia de Empresa/organização, coordenação de mercados e dimensão ética.
3.1 - Ética e recuperação da confiança na Empresa / Organização.
3.2 - A direção eticamente comprometida .
3.3 - A Organização Empresa como espaço ético e projeto integral. O sentido do trabalho colaborativo, criatividade, justiça e inovação.
4 Abordagens éticas contemporâneas : Descritivas, conceptuais e prescritivas.
4.1- O papel dos códigos profissionais , suas vantagens e limitações.
4.2 A responsabilidade social da empresa/organização. Ética e Marketing.
4.3- A defesa do consumidor.
4.4- O mercado justo. Enquadramento jurídico: referencial nacional e da U.E.
4.5- A dimensão ética implícita nos "stakeholders" como coletivos implicados na atividade empresarial e a responsabilidade social da empresa /organização. Dimensão ética dos dirigentes.
5 - O sentido da construção dos códigos de responsabilidade social: o referente Europeu; o referente dos Direitos Humanos .
6 - As empresas e o meio ambiente. Quadro teórico e normativo; referente nacional e da U.E.
7 - Contextualização da ética no cenário internacional.
7.1 - Ética e moralidade nas Relações Internacionais -Realismo político:
7.2- O discurso da pós modernidade. Medidas da U.E.
8.- O sentido do conteúdo ético do discurso. Conferências, Recomendações, Debates.
8.1- As ONG´s e outras organizações como expressão da ética aplicada.
8.2- Os valores culturais universais e uma ética global.
9 - Ética e os "media".
9.1- Ética e as redes sociais.
10.- Ética e Inteligência Artificial (IA).
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua segue os parâmetros da legislação em vigor, sendo que a mesma pode vir a ser alterada de acordo com as alterações dessa mesma legislação ou por determinação da Universidade.
A avaliação contínua dependerá da contribuição positiva dos seguintes elementos:
Presença e participação ativa nas aulas;
Realização de dois testes escritos de avaliação;
Elaboração e apresentação de um trabalho.
Recursos Didácticos
Quadro/Documentos/E-learning/Suporte documental elaborado pelo docente/Power Point/Outros.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Ética Organizacional, Ética Global, Categorias Éticas, Organizações Internacionais/Política
Bibliografia Principal
Autor | CORTINA ,A, |
---|---|
Título | Lo justo como núcleo de las ciencias morales y po |
Edição | 7ª |
Local | MADRID |
Editora | Real Academia de las Ciencias Morales y Políticas |
Ano | 2008 |
Autor | CORTINA, A. |
Título | Ética de la Empresa |
Edição | 7ª |
Local | Madrid |
Editora | Trotta |
Ano | 2010 |
Autor | REGO, A.; CUNHA, M.; GONÇALVES, N.; CARDOSO, C. |
Título | Gestão ètica e socialmente responsável |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | RH Editora |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | SIDGWICK, Henry |
---|---|
Título | Os Métodos da Ética |
Edição | 7.ª ed. - trad |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2013 |
Autor | PATRÃO, Maria do Céu, TEIXEIRA, Nuno Severiano |
Título | Ética aplicada: Relações Internacionais |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 2018 |