Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais
COMUNICAÇÃO POLÍTICA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Adérito Vicente
Assistentes: Prof. Doutor Adérito Vicente
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Inglês
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular oferece aos estudantes fundamentos teóricos e conceptuais essenciais para analisar a Comunicação Política contemporânea. Permitindo identificar e avaliar as principais noções e conceitos da área, abordando tópicos como: propaganda, publicidade, relações de poder entre media e atores políticos, impacto dos novos media na esfera pública e na democracia, comunicação estratégica e marketing político em campanhas eleitorais, comunicação política internacional e segurança.
Objectivos Específicos
1 - Apresentar aos estudantes os conteúdos de forma clara, objetiva e estruturada, abordando seletivamente os temas em análise.
2 - Explorar o papel da Comunicação Política na competição pelo poder e na mobilização dos cidadãos em sociedades diferenciadas.
3 - Promover a compreensão de conceitos-chave como propaganda, novos media e marketing político.
4 - Capacitar os estudantes para a aplicação dos conhecimentos adquiridos na explicação dos fenómenos políticos e da sua base comunicacional.
Competências a adquirir
- Aplicar os conhecimentos adquiridos à explicação dos fenómenos políticos e da sua base comunicacional.
- Compreender e expor os grandes problemas políticos e mediáticos da atualidade com base em noções, conceitos e teorias da Comunicação Política.
- Comunicar de forma eficaz através de linguagem escrita, oral, gráfica e numérica.
- Desenvolver capacidades de autoaprendizagem e pesquisa, tanto individualmente como em grupo.
Metodologia de Ensino
A) Aulas Teórico-Práticas: transmissão de conteúdos teórico-conceptuais; exemplificação de casos; organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de temas; análise de peças jornalísticas e de outras fontes relevantes; trabalhos escritos e apresentações orais individuais.
B) Aulas de Orientação Tutorial: auxílio na pesquisa bibliográfica; esclarecimento das matérias abordadas e de dúvidas; e abordagem de questões relevantes para os estudantes.
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação do programa da unidade curricular e noções preliminares de Comunicação Política
2. Definição do objecto, conteúdo e métodos da Comunicação Política
3. Enquadramento disciplinar: Comunicação Política, Propaganda e Publicidade.
4. Os atores:
4.1 As organizações políticas
4.2 As audiências
4.3 Os meios de comunicação social tradicionais
4.4 Novos media e movimentos sociais
5. A comunicação política e o processo democrático
6. A opinião pública/opinião publicada
7. A comunicação política pós-moderna: as agências de comunicação
8. O marketing político e as campanhas políticas
8.1 Estudo de casos: Obama 2008 e Trump 2016
9. A comunicação política internacional
10. A comunicação política e a Segurança
Métodos de Avaliação
O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da Universidade Lusíada.
Neste sentido, é tido em conta, a avaliação continua, nomeadamente, assiduidade, participação (como por exemplo a discussão de temas da unidade curricular, análise de peças jornalísticas e de outras fontes relevantes), realização de um trabalho escrito apresentado oralmente, e dois testes intercalares.
Recursos Didácticos
- Moodle
- Computador/projector/powerpoint
- Publicações periódicas, documentos, meios audiovisuais e outras fontes relevantes.
- Mediateca
- Biblioteca
- Meios informáticos com ligação à internet
Objetivos de Sustentabilidade
1. Promover a educação inclusiva e de qualidade, garantindo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
2. Alcançar a igualdade de género, empoderando mulheres e meninas e eliminando discriminações.
3. Assegurar consumo e produção sustentáveis, com uso eficiente de recursos.
4. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas.
5. Desenvolver sociedades pacíficas, garantindo justiça e instituições eficazes.
Palavras Chave
Comunicação
Política
Propaganda
Media
Marketing Político
Bibliografia Principal
Autor | MCNAIR, Brian |
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Título | An Introduction to Political Communication |
Edição | 6ª ed. |
Local | Abingdon, Oxfordshire / New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2018 |
Autor | SNOW, Nancy; JOWETT, Garth; O´DONELL, Victoria |
Título | Propaganda & Persuasion |
Edição | 8ª ed. |
Local | Thousand Oaks |
Editora | SAGE Publications |
Ano | 2024 |
Autor | LAMEIRAS, Mariana; SOUSA, Helena |
Título | Políticas da Comunicação: Hibridismos e Opacidades |
Local | Braga |
Editora | UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e |
Ano | 2024 |
Bibliografia Complementar
Autor | KLINGER, Ulrike ; KREISS, Daniel; MUTSVAIRO, Bruce |
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Título | Platforms, Power, and Politics: An Introduction to |
Autor | MATEUS, Samuel |
Título | O Fim da Esfera Pública e a nova Teoria da Publici |