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COMUNICAÇÃO POLÍTICA - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Adérito Vicente
Assistentes: Prof. Doutor Adérito Vicente

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português
Inglês

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular oferece aos estudantes fundamentos teóricos e conceptuais essenciais para analisar a Comunicação Política contemporânea. Permitindo identificar e avaliar as principais noções e conceitos da área, abordando tópicos como: propaganda, publicidade, relações de poder entre media e atores políticos, impacto dos novos media na esfera pública e na democracia, comunicação estratégica e marketing político em campanhas eleitorais, comunicação política internacional e segurança.

Objectivos Específicos

1 - Apresentar aos estudantes os conteúdos de forma clara, objetiva e estruturada, abordando seletivamente os temas em análise.
2 - Explorar o papel da Comunicação Política na competição pelo poder e na mobilização dos cidadãos em sociedades diferenciadas.
3 - Promover a compreensão de conceitos-chave como propaganda, novos media e marketing político.
4 - Capacitar os estudantes para a aplicação dos conhecimentos adquiridos na explicação dos fenómenos políticos e da sua base comunicacional.

Competências a adquirir

- Aplicar os conhecimentos adquiridos à explicação dos fenómenos políticos e da sua base comunicacional.
- Compreender e expor os grandes problemas políticos e mediáticos da atualidade com base em noções, conceitos e teorias da Comunicação Política.
- Comunicar de forma eficaz através de linguagem escrita, oral, gráfica e numérica.
- Desenvolver capacidades de autoaprendizagem e pesquisa, tanto individualmente como em grupo.

Metodologia de Ensino

A) Aulas Teórico-Práticas: transmissão de conteúdos teórico-conceptuais; exemplificação de casos; organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de temas; análise de peças jornalísticas e de outras fontes relevantes; trabalhos escritos e apresentações orais individuais.
B) Aulas de Orientação Tutorial: auxílio na pesquisa bibliográfica; esclarecimento das matérias abordadas e de dúvidas; e abordagem de questões relevantes para os estudantes.

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação do programa da unidade curricular e noções preliminares de Comunicação Política
2. Definição do objecto, conteúdo e métodos da Comunicação Política
3. Enquadramento disciplinar: Comunicação Política, Propaganda e Publicidade.
4. Os atores:
4.1 As organizações políticas
4.2 As audiências
4.3 Os meios de comunicação social tradicionais
4.4 Novos media e movimentos sociais
5. A comunicação política e o processo democrático
6. A opinião pública/opinião publicada
7. A comunicação política pós-moderna: as agências de comunicação
8. O marketing político e as campanhas políticas
8.1 Estudo de casos: Obama 2008 e Trump 2016
9. A comunicação política internacional
10. A comunicação política e a Segurança

Métodos de Avaliação

O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da Universidade Lusíada.
Neste sentido, é tido em conta, a avaliação continua, nomeadamente, assiduidade, participação (como por exemplo a discussão de temas da unidade curricular, análise de peças jornalísticas e de outras fontes relevantes), realização de um trabalho escrito apresentado oralmente, e dois testes intercalares.

Recursos Didácticos

- Moodle
- Computador/projector/powerpoint
- Publicações periódicas, documentos, meios audiovisuais e outras fontes relevantes.
- Mediateca
- Biblioteca
- Meios informáticos com ligação à internet

Objetivos de Sustentabilidade

1. Promover a educação inclusiva e de qualidade, garantindo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
2. Alcançar a igualdade de género, empoderando mulheres e meninas e eliminando discriminações.
3. Assegurar consumo e produção sustentáveis, com uso eficiente de recursos.
4. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas.
5. Desenvolver sociedades pacíficas, garantindo justiça e instituições eficazes.

Palavras Chave

Comunicação
Política
Propaganda
Media
Marketing Político

Bibliografia Principal

Autor MCNAIR, Brian
Título An Introduction to Political Communication
Edição 6ª ed.
Local Abingdon, Oxfordshire / New York
Editora Routledge
Ano 2018
Autor SNOW, Nancy; JOWETT, Garth; O´DONELL, Victoria
Título Propaganda & Persuasion
Edição 8ª ed.
Local Thousand Oaks
Editora SAGE Publications
Ano 2024
Autor LAMEIRAS, Mariana; SOUSA, Helena
Título Políticas da Comunicação: Hibridismos e Opacidades
Local Braga
Editora UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e
Ano 2024

Bibliografia Complementar

Autor KLINGER, Ulrike ; KREISS, Daniel; MUTSVAIRO, Bruce
Título Platforms, Power, and Politics: An Introduction to
Autor MATEUS, Samuel
Título O Fim da Esfera Pública e a nova Teoria da Publici